TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE OBRAS ORÇAMENTO DE REJUNTAMENTO DE AZULEJO

Por:   •  28/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACSUL – FACULDADE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Adailton Rodrigues Lima – RA 01530004557

Andreza de Lima Arce – RA 01530004599

Rafael Leite da Silva – RA 61010002864

TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE OBRAS

ORÇAMENTO DE REJUNTAMENTO DE AZULEJO

Campo Grande

Mato Grosso do Sul – 2016

[pic 2]

FACSUL – FACULDADE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Adailton Rodrigues Lima – RA 01530004557

Andreza de Lima Arce – RA 01530004599

Rafael Leite da Silva – RA 61010002864

TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE OBRAS

ORÇAMENTO DE REJUNTAMENTO DE AZULEJO

Trabalho de elaboração de orçamento com base no TCPO, apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina de Gerenciamento de Obras do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Mato Grosso do Sul – FACSUL

Orientador: Alex da Luz Paz

Campo Grande

Mato Grosso do Sul – 2016

FOLHA DE APROVAÇÃO

Acadêmicos:

Adailton Rodrigues Lima – RA 01530004557

Andreza de Lima Arce - RA 01530004599

Rafael Leite da Silva – RA 61010002864

Trabalho:

Trabalho de elaboração de orçamento com base no TCPO, apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina de Gerenciamento de Obras do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Mato Grosso do Sul – FACSUL

Aprovados em:

____/____/____

Comentários:

Professor Alex da Luz Paz

FACSUL – FACULDADE MATO GROSSO DO SUL


LISTA DE TABELAS

Tabela 01: composição TCPO adotada

Tabela 02: composição in loco (no lugar)

Tabela 03: custo dos insumos


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

OBJETIVOS


INTRODUÇÃO

Determinar custos de bens e de serviços, procurar medidas para reduzir o seu valor e analisar as várias decisões tomadas pelas empresas são questões sempre discutidas por empresários e clientes, não só no ramo da construção civil, mas como de qualquer outro onde há empresas interessadas cada vez mais na competitividade, buscando também qualidade nos seus serviços. Devido à modernização de alguns processos construtivos e, paralelamente a esses processos, surge a necessidade de se estabelecer o preço real dos serviços, que influem diretamente no custo total da obra. O orçamento é uma peça básica no planejamento e programação de um empreendimento

O orçamento é fundamental para à construção civil, sendo o mesmo baseado em Composições de Preço Unitário de cada serviço, essas composições são relativas à: mão de obra, materiais, equipamentos, leis sociais e Bonificação de Despesas Indiretas (BDI). Custos estes presentes em todo o processo construtivo, estando dessa forma, relacionados diretamente com a produtividade da empresa. A construção civil é uma atividade que envolve uma grande quantidade de variáveis e se desenvolve em um ambiente particularmente dinâmico e mutável. O planejamento de uma obra se constitui em um dos principais aspectos do gerenciamento, envolvendo orçamento, suprimentos, produtividade, relações interpessoais, comunicação, tecnologia, infraestrutura etc.

Ao efetuar o planejamento de uma obra, o profissional responsável pelo mesmo disponibiliza para esta obra uma importante ferramenta para priorizar suas ações, acompanhar o andamento dos serviços, tomar decisões em tempo hábil. A deficiência do planejamento pode trazer consequências desastrosas para uma obra. Um descuido qualquer pode colocar em risco a viabilidade econômica de um empreendimento e até mesmo da própria empresa. Este trabalho apresentará parte dos resultados de uma pesquisa realizada em conformidade com as tabelas do TCPO para um possível cliente, para este foi adotado o serviço de (REJUNTAMENTO DE AZULEJO), será abordado um breve comparativo de valores dessas tabelas com os valores praticados pelo mercado em si.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Realizar um estudo orçamentário para a execução do serviço de (REJUNTAMENTO DE AZULEJO) para um cliente fictício.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

1- Elaborar a composição do consumo unitário do serviço adotado de acordo com a solicitação do cliente.

2- Comparativo dos valores do serviço junto ao comércio e no TCPO.

3- Cotação de materiais a serem utilizados na obra e da mão de obra para a execução do serviço.

4- Fazer uma média de preços do comércio e do TCPO.

METODOLOGIA:

O estudo a seguir visa a aplicação do estudo aprendido em sala, procurou-se fazê-lo de forma bem detalhada e resumida, porém com o seu conteúdo bastante esclarecedor.


CASO HIPOTÉTICO

Senhor Augusto Odebrecht mudou-se recentemente para Campo Grande-MS com sua esposa e seu filho, antes de mudar-se para a cidade, ele havia comprado um terreno nas imediações do bairro Coophavila 2, como o senhor Augusto não tinha muita experiência e nem muitos recursos financeiros, ele optou por contratar um pedreiro para construir a sua casa, o senhor Augusto solicitou ao pedreiro que a sua casa tivesse 180 m² de área construída. Pois bem, o único problema que ele teve foi que o pedreiro e seu servente não sabiam rejuntar os pisos que o senhor Augusto escolhera para sua residência, logo entrou em contato com a nossa empresa (ARA Engenharia) para executar o serviço, o que chamou a sua atenção para nossa empresa foi o fato dela estabelecer soluções, ainda que difíceis sejam elas. Ficou então com a nossa empresa a parte do (REJUNTAMENTO DE AZULEJO) que o senhor Augusto escolheu para a sua mais nova casa.

CARACTERÍSTICAS DA OBRA

O terreno do senhor Augusto possui uma área de 600 m² e o total de sua área construída é de 180 m². A sua casa foi construída sem orientação profissional adequada, no entanto a empresa (ARA Engenharia) executou um excelente trabalho no rejuntamento do piso de sua residência.

PLANTA BAIXA:

[pic 3]


ESCOLHA DO SERVIÇO E FORMA DE EXECUÇÃO

O serviço escolhido para elaborar a composição de consumo unitário, fazer uma comparação desse serviço com a respectiva composição no TCPO, quantificar o material e a mão de obra de execução, levantar orçamentos e analisar as diferenças entre as composições do TCPO e as elaboradas in loco, apontando fatores (sobre MO e MAT) que expliquem as diferenças de consumo encontradas foi o de REJUNTAMENTO DE AZULEJO 15x15 cm, com argamassa pré-fabricada, para juntas de até 3 mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (303.3 Kb)   docx (215 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com