TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  20/3/2019  •  Artigo  •  5.702 Palavras (23 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 23

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Mayara da Silva Ferreira1

Afonso Luiz Sanches Rocha2

RESUMO

A preservação do meio ambiente é um assunto abordado em nível mundial. A humanidade através dos séculos vem conquistando espaços quase sempre em detrimento de uma contínua e crescente pressão sobre os recursos naturais. A construção Civil apesar de seus reconhecidos impactos sócios econômicos para o país, como alta geração de empregos, renda, viabilização de moradias, infraestrutura, estradas e outros, ela ainda necessita de uma firme e contundente política para destinação de seus resíduos, principalmente nos grandes centros urbanos. A presente pesquisa visa analisar as formas de gerenciamento dos resíduos nas construções e principalmente sua importância dentro do contexto global e as vantagens que um correto gerenciamento pode trazer tanto para o meio ambiente quanto para as empresas em si.

Palavras-chave: Gerenciamento. Meio ambiente. Construção Civil.

                                           ABSTRACT

The preservation of the environment is a subject in the world. Mankind through the ages comes conquering spaces almost always to the detriment of a continuous and increasing pressure on natural resources. Construction despite its recognized partners economic impacts to the country, as high job generation, income, feasibility, and infrastructure, roads and others, she still requires a firm and forceful policy for disposal of their waste, mainly in large urban centers. This research aims to analyze the ways of waste management in constructions and especially your importance within the global context and the advantages that a correct management can bring as much to the environment as for the companies themselves.

Keywords: management. Environment. Civil Construction.

[pic 1]

1 Acadêmica do Curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário UNIFACVEST

2 Orientador Prof. Me. Eng. Afonso Luiz Sanches Rocha, do Centro Universitário UNIFACVEST

1 INTRODUÇÃO

        A preocupação com o meio ambiente surgiu nas últimas décadas do século XX, ela decorre juntamente com uma crise de civilização, questionando a racionalidade e as tecnologias dominantes da época; e isso começou a gerar movimentos que ganharam onde pregava a diversidade e a igualdade nas relações da sociedade e o combate à poluição, apoiando a preservação de recursos naturais. A indústria da construção civil é o setor que mais gera resíduos que causam impacto na sociedade e que mais consome matéria prima, segundo pesquisas do Sebrae a construção Civil consome de 20% a 50% dos recursos naturais.

        Nos processos industriais os recursos naturais são empregados muitas vezes, de maneira ineficiente, gerando resíduos de todo tipo e classe, que contaminam o meio ambiente e afeta a saúde humana, podendo provocar a escassez de recursos naturais.  Com base nisso, é necessário e de extrema importância que haja uma gestão sustentável dos resíduos da construção civil (RCC). Os resíduos provenientes da construção civil se dão por meio de agentes como: empresas de grande, médio e pequeno porte, prestadoras de serviços de engenharia, órgãos públicos e empreiteiros de obra.

        Este trabalho tem o objetivo de mostrar as formas de aproveitamento e gerenciamento dos resíduos dos materiais que podem gerar uma significativa vantagem econômica em relação à destinação final tanto em depósitos regulares e principalmente em relação aos irregulares que tantos danos causam ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é trazer informações sobre a importância da gestão de RCC, pois se verifica a necessidade de aprimorar o gerenciamento desses resíduos que ainda não são, muitas das vezes, coletados de forma diferenciada dos outros resíduos sólidos urbanos e apresentar as etapas que devem ser contempladas no gerenciamento dos RCC das diferentes classes definidas pela Resolução N° 307/2002 do CONAMA.

        Este estudo além de analisar o processo do gerenciamento também visa abordar algumas medidas tem sido elaboradas pelo governo com o objetivo de reduzir a geração dos resíduos da construção civil, a Resolução CONAMA n° 307 de 2002, indica que os geradores devem visar em primeiro lugar a não geração de RCC e, na ordem de prioridade, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento dos resíduos e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Sendo assim, os resíduos da construção civil não poderão ser dispostos em aterros de resíduos sólidos urbanos, em áreas de vazadouros, em encostas, corpos d'água, lotes vagos e em áreas protegidas por lei, as prefeituras também estão condicionadas a elaboração Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos como requisito à obtenção de repasses de verbas destinadas aos serviços de limpeza dos municípios.

        Neste prisma ao longo das últimas décadas, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas de modo a auxiliar e melhorar a qualidade de vida dos seres humanos. Porém, apesar de todos os benefícios, estas mudanças também trazem seu lado negativo, muitas delas são grandes geradoras de impactos ambientais, e um fato importante é que no Brasil é incipiente a quantidade de empresas de construção civil que fazem a gestão de resíduos em canteiro de obra e desenvolvem ações planejadas para redução da geração de resíduos.        

        A segregação, acondicionamento e disposição final qualificada dos resíduos ainda não são realizados de forma adequada e integrada às atividades produtivas da construção civil, diante do exposto a pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico, apontando à necessidade de gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), suas vantagens, formas e o quanto ela se torna indispensável para garantir a correta destinação destes resíduos, visando à utilização dos recursos empregados nas construções com adoção de práticas mais sustentáveis.

2 IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

        A construção civil tem papel fundamental na economia brasileira. A Câmara Brasileira de Indústria de Construção indica que de 2004 a 2010 houve o crescimento de 42,41% da Construção Nacional, sendo que em 2010 o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil correspondeu a 5,3% do PIB total do Brasil (CBIC, 2011, p.5). Os motivos para esse crescimento são os seguintes:

 

Maior oferta de crédito imobiliário (aliado à redução da taxa de juros dos financiamentos e a prazos maiores para pagamento), aumento do emprego formal, crescimento da renda familiar, a estabilidade macroeconômica, mudanças no marco regulatório do mercado imobiliário (Lei 10.931/2004), resultando em maior segurança, transparência e agilidade, melhor previsibilidade da economia, tornando mais factíveis os negócios imobiliários, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) (CBIC, 2011, p.5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (743.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com