TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO CONHECIMENTO

Dissertações: GESTAO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Esse trabalho mostrará o modelo de criação do conhecimento proposto por Takeushi e Nonaka.

Através dessa leitura será possível entender o verdadeiro significado entre informação e conhecimento, e os tipos de conhecimento existentes.

DESENVOLVIMENTO

Questão 1 – Nas páginas 170 a 175, os autores apresentam a evolução dos conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre informação e conhecimento.

Resposta:

Exista uma diferença entre informação e conhecimento, a informação é um conjunto de dados úteis as organizações e aos seres humanos.

O conhecimento é uma experiência que já foi vivida, um resultado de aprendizagem daquilo que experimentamos e podemos utilizar novamente em outras situações.

Questão 2 – Na página 171, os autores citam que “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação.

Resposta:

Sempre que surge algum dado novo, alguma informação nova sobre algo, é necessário a intervenção humana, ou seja, é preciso que haja comunicação para expor esse dado e transformá-lo em informação.

Questão 3 – A alavanca que impulsiona a criação doconhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional. A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento. Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.

Resposta:

O conhecimento explícito é aquele gerado através de informação, processo, documentos.

O conhecimento tácito é aquele adquirido em experiências pessoais como valores, idéias.

Os dois conhecimentos são complementares porque eles interagem um com o outro, os indivíduos trocam e combinam conhecimentos e dessas informações dá origem a novos conhecimentos.

Questão 4 – A partir das explicações dos autores e levando em conta os conhecimentos adquiridos na disciplina até o momento, cite quais são os quatro processos que compõem o modelo de criação do conhecimento, proposto por Takeuchi e Nonaka. Identifique no seu cotidiano um exemplo de cada um desses processos no ambiente organizacional.

Resposta:

Conhecimento explícito em conhecimento explícito - Combinação

Conhecimento tácito em conhecimento tácito – Socialização

Conhecimento explícito em conhecimento tácito - Internalização

Conhecimento tácito em conhecimento explícito - Externalização

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com