TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE: PROGRAMA 5S COMO MELHORIA DE PROCESSO

Por:   •  2/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 8

 

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


 [pic 5]

GESTÃO DA QUALIDADE: PROGRAMA 5S COMO MELHORIA DE PROCESSO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Instituição

Orientador:


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        9

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        10

REFERÊNCIAS        11

1 INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo à humanidade evoluiu e assim a evolução ocorreu em todos os setores; medicinais, sociais, comerciais, econômicos, políticos e lógico que ocorreu grandes evoluções no mercado industrial. A evolução industrial com o passar do tempo apresentou novas tecnologias e novos conceitos. Assim a sociedade como um todo se tornou mais exigente com os itens de consumo.

Tecnologia avançada também significa consumidores finais com exigências avançadas. Possuir um produto de alta qualidade coloca determinada empresa em uma posição de destaque no mercado competitivo. A melhor maneira das empresas produzirem produtos de alta qualidade é através do investimento em políticas elaboradas de qualidade.

Por este motivo, o desenvolvimento deste trabalho tem como meta apresentar o conceito da ferramenta da qualidade 5S dentro de uma empresa do ramo de steel cord (cabo de aço para pneumáticos), assim objetivando a organização e a padronização deste setor e também o desenvolvimento dos colaboradores como pessoa em sociedade.

  1. O PROBLEMA

Como fazer o uso da ferramenta da qualidade 5s para, Mapear, Melhorar, e Organizar o processo fabril de steel cord (cabo de aço para pneumáticos)?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL.

Descrever a importância da ferramenta 5 S para melhorar  a qualidade nos processos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

•        Conceituar a ferramenta 5s.

•        Apontar as vantagens com a utilização da ferramenta e as desvantagens quando não utilizada.

•        Determinar a importância da filosofia dos grandes estudiosos do conceito da ferramenta 5S.

 

3 JUSTIFICATIVA

O conceito da ferramenta 5s se tornou um alicerce sólido na capacitação profissional e desenvolvimento pessoal do colaborador, pois a ferramenta auxilia no seu senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e saúde e também no senso de disciplina ou autodisciplina.

Proporcionando então à auto expansão do colaborador, desta maneira se torna uma pessoa bem mais qualificada para realizar suas tarefas diárias profissionais e também pessoais, além de se tornar uma pessoa mais realizada e mais otimista com os desafios do dia a dia.

Com certeza essa ferramenta tem o poder de contribuir muito com a sociedade, pois se a população absorve-se este conceito a evolução da sociedade seria clara, sendo mais bem organizada, limpa, educada e preocupada com o próximo (futuras gerações).

Com o desenvolvimento de um estudo específico para melhorar a qualidade dentro dos processos e a apresentação da ferramenta, o 5s vai muito além do que imaginamos, não é apenas um método e sim uma prática do que qualquer ser vivo faz para sobreviver.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O programa 5S teve seu surgimento no Japão na década de 50 após a segunda guerra mundial, o país passava por uma crise industrial onde gerava muita desorganização e sujeira sendo necessária uma grande reestruturação. O país precisava melhorar sua produção para se tornar uma indústria competitiva no setor mundial, e foi assim que surgiu o 5s associada à qualidade e a similares símbolos japoneses. Países europeus também começaram a adotar o mesmo sistema, porém com nomes diferentes, mas sempre procurando alcançar o sistema de qualidade total. O 5s tem esse nome, pois se trata de cinco conceitos extremamente básicos, porém muito eficazes no sistema de qualidade, são cinco fases que visa eliminar o desperdício, e dessa maneira que o Japão reestruturou suas indústrias e atualmente é modelo mundial em métodos de qualidade. (Wellington Camargo, 2011).

Agir antes de o problema acontecer é essencial para não se tornar um efeito cascata, pois tudo que prevenimos no começo fica bem mais fácil de controlar, assim como cita Osada. (Takashi Osada, 1992) "Reagir constantemente aos problemas, depois do fato consumado, é como ver o fogo, sem enxergar a madeira ou a primeira faísca. É claro que o fogo é um problema, mas não teria acontecido se a faísca e a madeira não tivessem sido negligenciadas por tanto tempo."

Por Ribeiro o 5S é a principal ferramenta gerencial adotada pelas organizações mundiais.

[...] ”Após mais de 40 anos de sua criação no Japão e desde a década de 80, quando passou a ser adotado no Brasil, o 5S continua sendo a principal, senão a única, ferramenta gerencial adotada pelas Organizações para a formação de uma base física e comportamental propícia para uma maior produtividade e melhor qualidade de vida no trabalho” (RIBEIRO, 2006, Pg 288).

Segundo Gomes et al. (1998). “Usar o 5S como arcabouço para os “Processos de Gestão da Qualidade”, em específico a Gestão da Qualidade Total, tem sido de grande auxilio para o sucesso destes projetos. Pois, o 5S molda a organização, gerando um ambiente favorável a esses processos, conseguindo o comprometimento de todos na jornada da qualidade e estruturando a mesma para partir em busca de sua excelência”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (210 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com