TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoria Processo de Produção

Por:   •  7/5/2019  •  Monografia  •  19.769 Palavras (80 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 80

PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA[pic 1]

EUGÊNIO SILVA ERTHAL HERMANO

PÉRSIA DA GAMA MOREIRA

MELHORIA DE PRODUTIVIDADE DE UM

POSTO DE TRABALHO

                                                                                                                 VOLTA REDONDA

                                                                                                                                        2008


EUGÊNIO SILVA ERTHAL HERMANO

PÉRSIA DA GAMA MOREIRA[pic 2]

MELHORIA DE PRODUTIVIDADE DE UM

POSTO DE TRABALHO

Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro (a) de Produção.

Orientador: Prof.º Christian Augusto Guimarães Vargas Carneiro

Volta Redonda

2008


EUGÊNIO SILVA ERTHAL HERMANO

PÉRSIA DA GAMA MOREIRA[pic 3]

MELHORIA DE PRODUTIVIDADE DE UM

POSTO DE TRABALHO

Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro (a) de Produção.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________________

Prof.º Christian Augusto Guimarães Vargas Carneiro  - Orientador

Universidade Federal Fluminense

_____________________________________________________________

Prof.º Dr. Genésio Moreira da Cruz

Universidade Federal Fluminense

_____________________________________________________________

Eng.º Leonardo Cunha Glória

Michelin

Volta Redonda

2008


DEDICATÓRIA

[pic 4]

 

Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus que sempre nos fortaleceu para que hoje possamos estar aqui desfrutando de mais esta vitória.

Aos nossos familiares que em todos os momentos desta longa caminhada estiveram do nosso lado apoiando-nos de todas as formas possíveis.

 

 


AGRADECIMENTO

[pic 5]

Ao Professor e orientador Christian que nos auxiliou de maneira brilhante neste projeto através das trocas de conhecimento e experiências.

Aos amigos e colegas de trabalho da Engenharia Industrial, em especial Fadul e Glorinha, que acreditaram e participaram de nosso trabalho, sempre nos prestando todo apoio e motivação para realização deste projeto.

A todos os demais colaboradores do site de Resende da Michelin que participaram deste projeto colocando a nossa disposição seus conhecimentos e sua ajuda.

Aos nossos grandes amigos: Carla, Flávio, Marinele, Raphael e Vanêssa; pela constante troca de conhecimento durante estes cinco anos e que agora desfrutam deste momento de alegria conosco.

 E por fim nosso agradecimento a todos os funcionários e outros colegas da UFF que participaram, não só deste projeto, mas de todo esta longa jornada acadêmica.


Resumo

[pic 6]

A busca por novos mercados e a alta competitividade entre as empresas pertencentes à indústria de pneumáticos, faz com que estas precisem aumentar constantemente a produtividade de suas unidades fabris, mantendo-as assim competitivas e lucrativas no mercado.

Este trabalho tem como proposta realizar uma análise e propor vias de melhoria para o aumento de produtividade de um posto de fabricação que realiza a fabricação de cabos metálicos utilizados na produção de pneus de uma empresa multinacional.

Para tal feito foi realizada a aplicação da ferramenta de Benchmarking na comparação entre processos produtivos similares, de uma Análise de Viabilidade nas constatações de verificação de interesse e oportunidades do projeto, e por fim da disciplina de Estudo de Tempos e Movimentos, para a determinação dos métodos e tempos de execução das atividades.

A aplicação das ferramentas e disciplinas acadêmicas contou com o auxílio de uma metodologia que visa através da separação do projeto em etapas distintas proporcionar o cumprimento dos prazos e objetivos durante todo o projeto.

Palavras-chave: Indústria de pneumáticos, Produtividade, Análise de Viabilidade, Benchmarking e Estudo de Tempos e Movimentos.         


Abstract 

[pic 7]

The search for new markets and the high competitiveness between the tire manufacturing companies, thus make them need to constantly increase the productivity of their factory units, keeping them competitive and lucrative in the market.

This paper has as proposal to carry through an analysis and consider the ways of improvement for the increase of productivity of a manufacture rank that carries through the manufacture of used metallic cables used in the production of tires of a multinational company.

For such fact, the application of the Benchmarking tool, in the comparison between similar productive processes, the Feasibility Analysis in the findings of verification of interest and opportunities of the project, and finally the Study of Times and Movements tool, were carried through for the determination of the methods and times of execution of the activities.

The application of the tools and academic disciplines counted on the aid of a methodology that aims at the separation of the project in distinct stages to provide the fullfilment of the deadlines and goals throughout the project.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (115.3 Kb)   pdf (2.8 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com