TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE QUALIDADE DO SOFTWARE

Tese: GESTÃO DE QUALIDADE DO SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  Tese  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – GERENCIAMENTO DE TI

GUILHERME RODRIGUES DO ROZARIO– 217212013

PESQUISA

GESTÃO DE DA QUALIDADE DE SOFTWARE

............................................................................................................................

Guarulhos

2013

GUILHERME RODRIGUES DO ROZARIO

GESTAO DA QUALIDADE DE SOFTWARE

Trabalho apresentado ao Curso de tecnologia de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão de qualidade de software.

Prof. . MARCELO DIAS DE SÁ

Guarulhos

2013

Atividade Complementar – Gestão da Qualidade de Software

1. Por que a utilização de software de qualidade é importante?

2. O que é a Crise de Software? Comente sobre que problemas a indústria de software enfrenta.

3. Qual o efeito dos fatores de qualidade de software sobre a manutenção de sistemas?

4. Que fatores de qualidade de software implicam em confiabilidade de software? Justifique.

5. Explique o que é extensibilidade de software e qual a relação deste conceito com qualidade de software.

Resposta

1: A utilização de software de qualidade garante a segurança de pessoas e a disponibilidade de serviços essenciais à população. De fato, empresas que desenvolvem software de qualidade são mais competittivas, o que é muito importante para a sobrevivencia das mesmas em um mercado cada vez mais globalizado. Da mesma forma, as empresas que consomem software de alta qualidade tên chances maiores de manter e conquistar mercados. Em geral, com a utilização de software de qualidade a sociedade pode dispor de melhores produtos a um menor custo. Por isso um dos principais objetivos da Engenharia de software é contribuir para a produção de software de qualidade.

Para avaliar a qualidade de uma representação de projeto, devemos estabelecer critérios para o projeto

:

• Um projeto deve exibir uma organização hierárquica que faça uso inteligente do controle entre os componentes de software.

• Um projeto deve ser modular; ou seja, o software deve ser logicamente dividido em componentes que executem funções e subfunções específicas.

• Um projeto deve conter uma representação distinta e separável de dados e procedimentos.

• Um projeto deve levar a módulos (por exemplo, sub-rotinas ou procedimentos) que apresentem características funcionais independentes.

• Um projeto deve levar a interfaces que reduzam a complexidade de conexões entre módulos e com o ambiente externo.

• Um projeto deve ser derivado usando-se um método capaz de permitir repetição e que seja orientado pelas informações obtidas durante a análise de requisitos de software.

Neste sentido, três pontos importantes são enfatizados:

• Os requisitos de software são a base a partir da qual a qualidade é medida. A falta de conformidade aos requisitos representa falta de qualidade.

• Padrões especificados definem um conjunto de critérios de desenvolvimento que orientam a maneira segundo a qual o software passa pelo trabalho de engenharia. Se os critérios não forem seguidos, o resultado quase que seguramente será a falta de Qualidade.

• Há um conjunto de requisitos implícitos que frequentemente não são mencionados (por exemplo, o desejo de uma boa manutenibilidade). Se o software se adequar ao seus requisitos implícitos, a qualidade de software será suspeita.

2 O termo Crise do Software surgiu para descrever as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de software no fim da década de 60. Entre suas características podemos encontrar problemas complexos, a ausência de técnicas bem estabelecidas e a crescente demanda por novas aplicações que começavam a se tornar um problema sério.

A evolução rápida do hardware e aumento da procura levou a ter muitos clientes e a complexidade dos softwares se tornou maior, assim, muitos problemas surgiram e o período acabou ficando conhecido como a crise do software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com