TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RISCOS NOS PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  28/11/2020  •  Artigo  •  3.911 Palavras (16 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 16

Gestão de riscos nos projetos de construção civil[1]

Sabrina Ribeiro Gagliardi – sabrina.hsm@gmail.com

RESUMO

A construção civil está sempre em constante mudança e crescimento no mercado, isso se deve à grande demanda de projetos a serem executados. As obras a serem executadas desses projetos são cada vez maiores e mais trabalhosas e, além disso, precisam ser entregues em um curto espaço de tempo. Por conta disso, as construtoras começaram a dar uma importância maior ao gerenciamento dos riscos nos projetos e buscar ainda na fase da proposta os possíveis riscos aos quais estarão submetidos durante as execuções desses projetos. Assim, o presente artigo apresenta o conceito clássico de gestão de risco e, a partir disso, serão apresentados a analise de risco em projetos de engenharia civil.

Palavras-chave: Construção civil, Gestão de riscos, Obra, Gerenciamento.

RISK MANAGEMENT IN CIVIL CONSTRUCTION PROJECTS

abstract

Civil construction is constantly changing and growing in the market, this is due to the high demand for projects to be executed. The works to be carried out for these projects are increasingly larger and more laborious and, in addition, they need to be delivered in a short period of time. Because of this, the construction companies began to give greater importance to the risk management in the projects and to seek, still in the proposal phase, the possible risks to which they will be submitted during the execution of these projects. Thus, the present work presents the classic concept of risk management and from that it will be presented as uncertainties present in civil construction projects.

Keywords: Civil construction, Risk management, Work, Management

1 introdução

        A construção civil nos últimos anos esteve em constante crescimento e isso se deu ao desenvolvimento de novas tecnologias construtivas, aumento do mercado imobiliário e investimentos tanto do setor publico como do setor privado, por conta desse crescimento a demanda de se executar mais projetos aumentou e a complexidade dos projetos também. E com isso as construtoras que implementam obras de grande porte entraram em constante competitividade, tendo que aceitar escopos cada vez mais abrangentes, com um orçamento bem apertado e com um prazo de entrega muito curto. Por conta disso as incertezas durante a execução dos projetos de construção civil vêem aumentando.

        As licitações passam a ser um grande desafio para as construtoras, pois as empresas precisam oferecer um projeto com o escopo mais abrangente, com o orçamento mais barato e com um prazo menor possível. As empresas sentem a necessidade de adotarem políticas de planejamento dos processos para atender tais requisitos como: elaboração de orçamento detalhado versus tempo, adoção de métodos construtivos inovadores com equipamentos sofisticados, e qualidade para atender requisitos de norma e satisfação do cliente de obras muito mais complexas. Com isso acaba negligenciando fatores importantes dentro do planejamento e execução, acarretando uma excessiva exposição ao risco o projeto, o que pode afetar os resultados esperados, os quais podem gerar perdas ou ganhos e comprometer uma série de fatores entre eles o custo, a qualidade e o cronograma do projeto, podendo comprometer a imagem ou até mesmo a situação financeira da construtora.

         Apesar dessa iniciativa de implementação, muitas construtoras possuem limitações ao estudo do risco na fase de elaboração da proposta e não acompanham os mesmos posteriormente durante a implementação do empreendimento, o que torna o setor vulnerável com possíveis surpresas durante sua execução, ainda mais porque os projetos de construção civil estão sujeitos a diversos fatores internos e externos o que podendo acarretar em mudanças a qualquer momento no projeto.

Neste artigo vamos abordar o modelo de gerenciamento de riscos e suas etapas para podermos utilizar em projetos de construção civil a fim de que as construtoras se prepararem para os riscos eminentes dos projetos que as mesmas executarão.

2 referencial teórico

        Antes de analisar os riscos dos projetos na construção civil ou para qualquer outro projeto é de extrema importância o entendimento do conceito de risco e de gestão de riscos.

2.1 risco

        O risco pode ser definido como uma sequência de acontecimentos indesejadas e adversas para o dia a dia, podendo ser algo voltado para a saúde, para um bem material ou o ambiente que se encontra. E para a Society for Risk Analysis (2010) a estimativa do risco é baseada no valor esperado da probabilidade dele ocorrer multiplicado pela consequência deste risco, dado que já ocorreu.

        Para os autores Crowl e Jo (2007), o risco é a probabilidade de acidentes e suas consequências, são necessárias apenas uma componente para o risco ser erroneamente avaliado com os meios de controle sendo inadequados.

        Já para Papadakis (2000), existem várias abordagens possíveis para avaliação do risco podendo ser essas avaliações: implícitas ou explícitas, quantitativas ou qualitativas, não sendo necessária a aplicação de um processo complexo para sua avaliação.

        Por fim de acordo com Dias (2015), riscos em projetos são eventos incertos que podem impactar o sucesso do projeto. Embora esse risco possa ser positivo ou negativo e sua causa pode ser um requisito, uma premissa, uma restrição ou uma condição que crie a possibilidade desse resultado que impacte no projeto.

2.2 gestão de riscos

        Segundo os autores Alencar e Schmitz (2009), a gestão de riscos é o tratamento sistemático dos riscos inerentes às atividades do referido projeto e esse tratamento é um conjunto de atividades que tem por objetivo, de uma forma economicamente racional, maximizar o efeito dos fatores de riscos positivos e minimizar o efeito dos negativos.

        E de acordo com o guia PMBOK (2016) a gestão de riscos inclui os seguintes processos envolvidos: identificação, análise e resposta aos riscos do projeto. Isto inclui a maximização dos resultados de eventos positivos e minimização dos resultados de eventos negativos, em resumo o gerenciamento de risco busca explorar as oportunidades positivas e controlar os eventos negativos.

        Assim, podemos verificar que a gestão de riscos abrange uma série de atividades sequenciadas para uma analise, controle e monitoramento do risco que compõem um ciclo. E é uma área muito importante do projeto, pois caso um risco não tenha sido considerado ele pode afetar diretamente o resultado do projeto. Além disso, é possível observar que os processos do gerenciamento de risco interagem entre si e esses processos devem ocorrer pelo menos uma vez em cada projeto e em uma ou mais fases do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (915.7 Kb)   docx (708.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com