TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIMETRIA HIDROLOGIA RESUMO ESTEPHANY NEVES

Por:   •  6/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

A hidrologia pode ser definida como a ciência dedicada ao estudo das águas. Ela estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação através do Ciclo Hidrológico, suas propriedades químicas e físicas e fenômenos interativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente como: escoamento superficial, infiltração de água no solo, evaporação, dentre outros. Praticamente, não há uma atividade humana que não use água como um importante constituinte.

Hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas‖ (Definição do U.S. Federal Council of Service and Technology, citada por Chow, 1959, apud Tucci, 2000).

Em “Hidrologia: ciência e aplicação. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ABRH), 2000”, C. E. M. Tucci afirma que a “Hidrologia é uma ciência interdisciplinar que tem tido evolução significativa em face aos problemas crescentes, resultado da ocupação das bacias hidrográficas, do incremento significativo da utilização da água e do resultante impacto sobre o meio ambiente do globo terrestre.” Assim, profissionais de diferentes áreas como engenheiros, agrônomos, geólogos, matemáticos, estatísticos, geógrafos, biólogos, entre outros, podem atuar nas diferentes subáreas dessa ciência.

Os engenheiros agrícolas, não podem evitar o confronto de problemas causados pelas chuvas e seu consequente escoamento e transporte de sedimentos. Parte dos mais antigos esforços da humanidade concentrou-se na velha batalha com as forças da natureza em forma de água. Por muito tempo em nossa história, os engenheiros e seus antecessores lidaram com os problemas da água utilizando várias soluções empíricas, ou seja, qualquer coisa que parecesse dar certo. Recentemente é que esforços tomaram uma forma sistemática de leis e fórmulas quantitativas, segundo J. E. Gribbin em “Introdução à hidráulica, hidrologia e gestão de águas pluviais” (Cengage Learning: São Paulo, 2012). 

Num ecossistema, a fonte da entrada de água no solo é composta de precipitação pluviométrica menos a parcela dessa água que é gradativamente interceptada pela vegetação até que, pela saturação do dossel, essa água é então redistribuída por percolação direta pela copa e escoamento superficial ao longo do tronco, sendo que é através da interceptação vegetal que uma importante parcela das chuvas que atingem os ecossistemas naturais retorna à atmosfera por evaporação sem atingir ao solo, afetando a dinâmica do escoamento superficial e o processo de infiltração.

A Infiltração é, portanto, o processo de penetração da água nas camadas de solo próximas à superfície do terreno, movendo-se para baixo, através de vazios, sob a ação da gravidade, até atingir uma camada suporte que a retém, formando então o teor de umidade de um solo. Por essa razão torna-se uma das etapas mais importantes no ciclo hidrológico, uma vez que é responsável pela recarga de aquíferos e influencia diretamente o escoamento superficial e, consequentemente a erosão hídrica (TUCCI e BELTRAME, 2000). O Ciclo Hidrológico tem um aspecto geral e pode ser visto como um sistema hidrológico fechado, já que a quantidade de água disponível para a terra é finita e indestrutível. Entretanto, os subsistemas abertos são abundantes, e estes são normalmente os tipos analisados pelos hidrologistas. Dentre as regiões de importância prática para os hidrologistas destacam-se as Bacias Hidrográficas (BH) ou Bacias de Drenagem, por causa da simplicidade que oferecem na aplicação do balanço de água, os quais podem ser desenvolvidos para avaliar as componentes do ciclo hidrológico para uma região hidrologicamente determinada, então Bacia Hidrográfica é, portanto, uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída. 

Mais uma definição: Bacia Hidrográfica é uma região sobre a terra, na qual o escoamento superficial em qualquer ponto converge para um único ponto fixo, o EXUTÓRIO.

A área da microbacia depende do objetivo do trabalho que se pretende realizar (não existe consenso sobre qual o tamanho ideal). PEREIRA (1981) sugere:

a) para verificação do efeito de diferentes práticas agrícolas nas perdas de solo, água e nutrientes área não deve exceder a 50 ha.

b) estudo do balanço hídrico e o efeito do uso do solo na vazão _ áreas de até 10.000 ha.

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA

De grande importância no estudo das BH é o conhecimento do sistema de drenagem, ou seja, que tipo de curso d’água está drenando a região. Uma maneira utilizada para classificar os cursos d’água é a de tomar como base a constância do escoamento com o que se determinam três tipos:

 a) Perenes: contém água durante todo o tempo. O lençol freático mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas.

 b) Intermitentes: em geral, escoam durante as estações dos tipos de deflúvio, pois o lençol d’água subterrâneo conserva-se acima do leito fluvial e alimentando o curso d’água, o que não ocorre na época de estiagem, quando o lençol freático se encontra em um nível inferior ao do leito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com