TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Garantia De Qualidade De Software

Artigo: Garantia De Qualidade De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Conceitos de qualidade são imprecisos e difíceis de serem aceitos por todas as pessoas, no entanto, métricas de qualidade de software surgem desde a década de 70 e vêm se desenvolvendo de forma a ajudar no processo de desenvolvimento de software.

A garantia de controle de qualidade de software está intimamente relacionada a atividades de verificação e validação e estão presentes em todo o ciclo de vida do software. Em algumas organizações não existe distinção entre essas atividades. Entretanto, a garantia de qualidade e os processos de verificação e validação de software devem ser atividades distintas. A garantia de qualidade é uma função gerencial, enquanto que a validação e a verificação são processos técnicos no desenvolvimento de software.

Qualidade de Software

A garantia de qualidade de software compreende uma série de ações que tem por objetivo medir o grau de qualidade encontrado no produto avaliado e assegurar que atenda às especificações explícitas e implícitas.

Ela depende de alguns fatores principais, como o processo de desenvolvimento utilizado, as pessoas participantes do projeto e a elaboração de atividades específicas voltadas para a garantia da qualidade.

A fim de alcançar uma boa qualidade do produto, os processos de desenvolvimento. Desta maneira, a gerência de uma organização deve possuir um alto comprometimento com as técnicas de garantia de qualidade e exigir que todos os membros da organização também o tenham.

A garantia de qualidade está intimamente ligada ao conceito de software correto por desenvolvimento. Isto é, devem-se desenvolver artefatos que compõem o software com a qualidade já antes do primeiro controle da qualidade ou uso em etapas subsequentes do desenvolvimento ou em produção. Assim, aplicam-se métodos e medidas técnicas sólidas, conduzem-se revisões técnica bem definidas e se aplicam testes bem elaborados; tudo isso com vistas a evitar a introdução de defeitos durante o desenvolvimento e aumentar a probabilidade de o software ter uma qualidade satisfatória já antes do primeiro controle da qualidade.

A fim de assegurar a qualidade por construção de produtos de software, é importante que pessoas proficientes sejam empregadas no desenvolvimento do mesmo. Processos, métodos e ferramentas requerem conhecimento prévio para serem bem utilizados.

Os processos e métodos, pra auxiliarem o desenvolvimento, devem ser efetivamente seguidos ao longo do ciclo de vida do software e não apenas mencionados nos planos de projetos. As ferramentas, por sua vez, não são capazes de fazer o trabalho sozinho, elas apenas auxiliam os desenvolvedores na medida em que, se forem bem empregadas, reduzem o tempo que seria gasto com atividades mecânicas.

O grupo responsável pela garantia da qualidade deve ser formado por uma equipe externa ao projeto - para que haja a imparcialidade necessária. Os principais fatores que influenciam a garantia de qualidade do software são o tempo disponível para o desenvolvimento do software, bem como seu orçamento e sua complexidade, somando à experiência prévia da organização em áreas correladas.

Porém, a garantia de qualidade, além de atuar sobre o processo de desenvolvimento, requer a revisão e a auditoria da qualidade dos artefatos produzindo e dos processos de desenvolvimento para verificar se estão de acordo com os padrões e requisitos estabelecidos. É neste contexto que surge o conceito de controle de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com