TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento da Comunicação e Steakholders em Projetos

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento da comunicação e steakholders em Projetos

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Francisco Gomes de Castro Júnior

Turma: 01

Tarefa: Elaborar plano de gerenciamento de steakholders de um projeto de criação de um Parque de ciências

Introdução

Estudo realizado pelo PMI em mais de 300 empresas de grande porte, relata que 76% dos insucessos em projetos estão relacionados a problemas na comunicação.

A comunicação bem gerenciada num projeto ou empresa é de extrema importância para sucesso dos empreedimentos.

Além da mensagem e conteúdo, é extremamente importante o correto gerenciamento dos steakholders (partes interessadas) a fim de que o projeto seja bem sucedido e atenda o escopo e prazos definidos.

Um dos papéis do gerente de projetos e sua equipe é trabalhar para que o plano de gerenciamento de steakholders e de comunicação seja cumprido corretamente.

Este           Este trabalho será baseado na criação de um projeto de parque de ciências em que o gerente de projetos precisa elaborar um plano de gerenciamento de steakholders.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para realização do projeto, tendo como foco principal o gerenciamento de stakeholders

                  A empresa W, em que você atua como gerente de projetos, tem como projeto atual a implantação de um Parque de Ciências no Estado do Pará.

                 O projeto foi, enfim, estruturado por meio de uma parceria entre Unest, a Prefeitura da cidade e o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Científico e de Tecnologia do Estado (DECTE), com o apoio do Fundo de Estudos e Projetos (FEP) e do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia).

                   O gerenciamento do projeto foi então designado à empresa W, que, contratada pelo DECTE, deve utilizar uma equipe com cerca de 10 pessoas para realizá-lo. O cronograma definitivo do projeto somente poderá ser considerado como iniciado após a definição da força-tarefa para a sua execução. Prazo estimado de três anos para a inauguração e o início do funcionamento do parque de ciências.

Tipo de projeto: Implantação de Parque de ciências

Local: Estado do Pará

Cliente: Departamento de Desenvolvimento Econômico, Científico e de Tecnologia do Estado (DECTE )

Parceiros: Prefeitura da cidade a ser implantado, Universidade Unest, FEP, MCT

Equipe de projeto: 10 pessoas

Prazo para entrega: 3 anos

O trabalho consiste em mapear os steakholders e elaborar plano de ação de comunicação e gerenciamento para obter sucesso no projeto.

Levantamento das informações:

[pic 2]

Tabela 01: Elaborada pelo aluno

Gráfico de grau de poder x interesse por parte dos steakholders

[pic 3]

Gráfico 01 – Elaborado pelo aluno

             O projeto em si não possui grandes desafios em termos de engajamento por parte do cliente e parceiros. A equipe mostra um grau de interesse alto, o que torna mais fácil sobrepor todos os desafios que este tipo de projeto possa trazer.

              Contudo, vale a pena ressaltar um ponto de atenção com relação a população local. Através de conversas, entrevistas junto a equipe de mapeamento externo, notamos que o grau de interesse da população é relativamente baixo, conforme mostra o gráfico 01, ficando bem próximo da neutralidade em termos de postura. A equipe entende que este steakholder apesar de ter um grau de poder baixo, exerce um grau de influência muito alto. Com isso se faz necessário trabalhar no despertamento do interesse por parte da população local.

               Seguem ações para aumentar o grau de interesse do steakholder:

[pic 4]

Tabela 02: Elaborada pelo aluno

Considerações finais

              Todo projeto visa atender uma demanda. O parque de ciências além de oferecer acesso gratuito a população irá contar aulas, palestras, salas e laboratórios preparados para atender empresas e pesquisadores na área de tecnologia, mas também orientar, ensinar e despertar o interessa na comunidade local, principalmente nos estudantes da rede pública de ensino pela ciência e tecnologia.

               O fato da população local estar de certa forma desinteressada pelo parque, irá requerer do gerente e equipe de projetos um trabalho de orientação, divulgação, para que a população também abrace o projeto. Uma vez que a população seria o principal beneficiado com o projeto, o governo do estado entendeu isso como uma demanda importante, por isso a encomenda do projeto, contudo a influência e retorno da população são imprescindíveis.

Referências bibliográficas

https://pmkb.com.br/

https://ls.cursos.fgv.br/ (conteúdo das aulas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (312.3 Kb)   docx (194.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com