TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento da Manutenção

Por:   •  29/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO UNIRADIAL

Atividade Estruturada de Gestão da Manutenção

SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO À GESTÃO DE MANUTENÇÃO

Eduardo Horminio de Medeiros Filho RA: 2010.02.167.48-5

SÃO PAULO – SP

2015

1.INTRODUÇÃO

Ao longo dos últimos anos, as corporações vêm buscando sensíveis melhorias de seus processos de manutenção com objetivo de aumentar a capacidade produtiva, de forma a melhorar sua competitividade e atuação no mercado. Um dos pontos primordiais nessa procura é estimular a disponibilidade e a confiabilidade das máquinas e equipamentos para que obtenham “tempos e momentos ótimos”. Para apoiar as diversas atividades da manutenção e para que elas contribuam de forma relevante e efetiva na estratégia organizacional, as corporações buscam a estruturação de um sistema de informação apropriado ao gerenciamento da manutenção, pela implantação de sistemas específicos ou através de módulos de ERP, sistemas esses que promovem a integração entre os diversos departamentos da organização.

Entretanto, o fato de se adotar um software específico de manutenção ou um ERP não garante o sucesso nas operações de um departamento de manutenção. Este sucesso está diretamente relacionado com a atenção e esforço que a organização vai empregar na realização das atividades de implementação do sistema. Uma vez implementado, certamente as dimensões: humana, tecnológica e organizacional sofrerão alterações.

Diante disso, buscou-se com este trabalho, a análise dos impactos advindos com a implementação de um Sistema de Informação para a gestão de manutenção de uma organização, especificamente o sistema ERP SAP/R3 – Módulo PM, identificando sua influência sobre o processo de gerenciamento da manutenção, com foco nas atividades de processamento, planejamento e programação de manutenção. Além disso, a pesquisa teve como objetivos específicos: descrever o processo de gestão da manutenção com a utilização do sistema ERP SAP/R3 – módulo PM; apresentar os principais impactos estruturais, tecnológicos, comportamentais advindos da sua implantação; apresentar os principais impactos nas atividades de gestão de serviços; elaborar um quadro geral do impacto da implantação no processo de gestão da manutenção.

Para o alcance destes objetivos, realizou-se um estudo de caso sobre um departamento de manutenção de uma indústria siderúrgica, que implementou um SI para melhorar suas atividades de manutenção, verificando-se os reais impactos gerados pela implementação deste sistema sobre as atividades básicas de gestão da manutenção.

2. MANUTENÇÃO - ATIVIDADE ESTRATÉGICA NA ORGANIZAÇÃO

Cada vez mais as empresas têm a necessidade de melhorar seus processos para que as metas sejam cumpridas. A atividade de manutenção passou a ser fator relevante no processo organizacional, sendo-lhe atribuída uma grande importância.

Entretanto, a integração desta atividade aos processos se tornou necessária para que seus resultados pudessem ser somados aos demais resultados da empresa. Nesse ponto, Pinto; Xavier (2001, p. 11) citam que “a manutenção, para ser estratégica, precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização.”

2.1 Definições de Manutenção

De acordo com Ferreira (2006, p. 536) a manutenção é definida pelo ato ou efeito de manter (-se). São as medidas necessárias para a conservação ou para o funcionamento de algo. Para Mirshawka; Olmedo (1993, p.14), “manutenção é o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas ou equipamentos, visando garantir a consecução de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazos, de custos e de vida útil adequados”.

2.1.2 Tipos de Manutenção

Com os estudos desenvolvidos, pôde-se perceber a existência de várias descrições sobre os tipos de manutenção, sempre adaptados à cultura da empresa. Conforme Pinto e Xavier (2001, p. 35), são estes os principais tipos de manutenção: Manutenção Corretiva; Manutenção Preventiva; Manutenção Preditiva; Manutenção Detectiva e Engenharia de Manutenção.

2.1.2.1 Manutenção Corretiva

Caracteriza-se pela espera de uma pane da máquina, quebra ou desgaste excessivo de suas peças, para consertá-la depois. A manutenção é feita apenas quando um equipamento quebra ou para de funcionar. Nos casos em que o equipamento tem grande importância na planta industrial, o método é pouco funcional e eleva os custos. Entretanto, Xenos (2004, p. 23) diz que a manutenção corretiva é mais barata do que prevenir as falhas nos equipamentos.

2.1.2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com