TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Projetos de Engenharia

Por:   •  19/10/2017  •  Tese  •  51.121 Palavras (205 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 205

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA “UM ESTUDO DA FASE CONCEPTUAL”

Antonio José Barbosa de Lima

Monografia apresentada ao Departamento de Economia, Ciências Contábeis, Administração e Secretário Executivo da Universidade de Taubaté, como parte dos requisitos para obtenção       do       Certificado       de

Especialização        do

Curso

de        Pós-

graduação        MBA

Empresarial.

em

Gerência

Taubaté – SP 2001


COMISSÃO JULGADORA

Data: 25 / 08 /2001

Resultado:  7,5 pontos

Prof. Dr. Antônio Pascoal Del’Arco Júnior Assinatura

Prof. Dr. José Luís Gomes da Silva Assinatura

Prof. Dr. Julian Jaime Cervantes Assinatura


GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA “UM ESTUDO DA FASE CONCEPTUAL”

Antonio José Barbosa de Lima

Monografia apresentada ao Departamento de Economia, Ciências Contábeis, Administração e Secretário Executivo da Universidade de Taubaté, como parte dos requisitos para obtenção do Certificado de Especialização do Curso de Pós- graduação MBA em Gerência Empresarial.

Área de Concentração: Gerência de Projetos

Coordenador: Prof. Dr. Edson Aparecida Araújo Querido Oliveira

Taubaté - SP 2001


LIMA, A. J. B. Gerenciamento de Projetos de Engenharia - Um Estudo da Fase Conceptual. Taubaté, 2001. 143p. Monografia de Especialização em MBA

  • Gerência Empresarial – Universidade de Taubaté.


Dedico este trabalho a memória de meu pai, que sempre acreditou no estudo como fonte de aprimoramento humano, plantou a semente mas não viveu o bastante para ver os frutos.

Dedico especialmente para Roseli, minha esposa e companheira deste curso e para Larissa, minha filha, que a meu lado sentiram mais do que ninguém que para alcançar objetivos é necessário muito trabalho e muita renúncia. O mérito do trabalho não é só pela sua conclusão, paralelamente acontece um significativo crescimento pessoal.


AGRADECIMENTOS

Agradeço aos colaboradores que deram seu depoimento, sem os quais este trabalho não alcançaria os objetivos propostos.

Aos colegas de trabalho da Alcan Alumínio do Brasil, pelo apoio técnico e moral.

Agradeço ao Prof. Dr. Edson Aparecida Araújo Querido Oliveira que apoiou-me no difícil caminho para que este trabalho fosse concluído a contento.

A Deus e ao meu anjo da guarda pela proteção em todos os minutos de minha vida, pelos momentos em que busquei inspiração e conforto e sempre encontrei e pela oportunidade de aprimoramento e crescimento profissional e pessoal.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – As fases de um projeto.         13

Figura 2 – Fluxograma do Processo de Desenvolvimento da Fase Conceptual..24


RESUMO

Este trabalho propõe na área de gerenciamento de projetos de engenharia industrial, um processo de desenvolvimento para um projeto em sua fase conceptual, a ser aplicado na Alcan Aluminio do Brasil Ltda.

"Gerenciamento de Projetos - Um Estudo da Fase Conceptual", traz uma visão do que é projeto de engenharia e as quatro fases básicas de seu "ciclo de vida", analisando em detalhes a primeira delas, a Fase Conceptual.

O objetivo principal é contribuir na qualidade, organização, confiança e diretriz certas das informações voltadas aos profissionais de gerência e engenharia de projetos, afim de auxiliá-los nas tomadas de decisões que implicam diretamente no resultado e por conseqüência no sucesso do projeto.

Inicialmente será feita uma pequena análise do gerenciamento de projetos de engenharia, como introdução e desempenho desta área, mostrando as características, de como funcionam, como as fases e seu ciclo de vida, a participação do gerente de projetos e os problemas em um projeto. A seguir aborda-se, especificamente, o objetivo do estudo sobre o processo e desenvolvimento da fase conceptual, onde a informações foram discutidas com profissionais experientes em gerenciamento de projetos e das literaturas bibliográficas. Estes capítulos mostram o estudo, realizando uma passagem teórica de todos os seus estágios e atividades nesta fase, até a aprovação formal do projeto.

Por fim, apresenta-se a conclusão quanto ao processo apresentado com o firme propósito de auxiliar os profissionais ligados à esta área, à tomarem decisões certas, nas horas certas, envolvendo as pessoas certas.


1 – INTRODUÇÃO

1.1- Gerenciamento de Projetos  de Engenharia

Projetos possuem em comum características como as seguintes:

  • São esforços, criados para produzir resultados específicos, dentro de restrições de tempo específicos e obedecendo um orçamento estabelecido.
  • São voltados para a obtenção de um novo produto, nova planta, novo sistema ou outra necessidade de manufatura especificada, buscando um resultado mensurável.
  • Possuem um ciclo de vida, constituído de fases oriundas de uma segmentação tanto temporal quanto associada à natureza do trabalho a executar. Cada fase deve ter um início e fim bem determinados, embora possam se sobrepor no tempo, por abranger atividades semelhantes ou complementares.

Os projetos de engenharia que se analisam, devem ser segmentados segundo uma seqüência de etapas que facilitem o seu acompanhamento e gestão. Tem-se demonstrado que uma subdivisão em quatro Fases é aceitável para se atingir esses objetivos, embora em alguns textos, como no PMBOK (PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE). "A Guide to the Project Management Body of Knowledge". Pennsylvania, EUA, 1996. 176p), esta subdivisão pode ter um número maior de fases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (189.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (203 Kb)  
Continuar por mais 204 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com