TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de configuração de software

Projeto de pesquisa: Gerenciamento de configuração de software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento de Configuração de Software

Gerenciamento de Configuração de Software é uma atividade que visa a qualidade do software, procura garantir que todos os itens de um produto sejam rigorosamente mantidos sob controle, com isso todas as alterações são registradas com a finalidade de ter registro e garantia de recuperação dos dados, nesses registros são encontrado as razões das modificações solicitadas, quem solicitou e quem realizou a modificação.

PRESSMAN define Gestão de Configuração de Software como:

"Gestão de configuração de software é um conjunto de atividades de acompanhamento e controle que começa quando o projeto de engenharia de software tem início e só termina quando o software é retirado de operação." (PRESSMAN, 2006, p. 599).

Percebemos aqui que o autor indica o momento em que devemos iniciar a atividade de gestão de configuração de software, isto é, deve ser iniciada já nos primeiros passos para se desenvolver um software, isto é, projeto inicial, levantamento de requisitos e todo os demais artefatos que são produzidos até a entrega do software ao cliente, sua manutenção durante sua vida útil e o momento em que o software é retirado definitivamente de operação.

Paula Filho (2003, p. 8) também nos explica, que um produto de software é composto por muitos artefatos: códigos executáveis, códigos fontes, modelos, relatórios, e outros documentos. Alguns destes artefatos são resultados oficiais do projeto; a aprovação dos resultados assinala que um marco do projeto foi cumprido. Outros artefatos têm caráter mais informal; por exemplo, documentos e modelos temporários de trabalhos dos desenvolvedores.

A maioria dos artefatos evolui ao longo de um projeto, isto é, ao longo de toda a vida de um produto. Mesmo depois de terminar um projeto, é importante que os resultados sejam guardados e controlados. Pode ser necessário atualizá-los em caso de manutenção. Documentos e modelos consistentes são indispensáveis para facilitar a manutenção e evitar a introdução novos defeitos, mesmo em projetos pequenos, assim afirma Paula Filho (2003):

[…] "Mesmo um pequeno projeto pode gerar muitos resultados diferentes, cada um com mais de uma dezena de versões. Organizar e controlar a proliferação dos artefatos é o objetivo da disciplina de gestão de configuração. Sem gestão de configurações, é impossível atingir sequer níveis razoáveis de qualidade." (PAULA FILHO, 2003, p.8).

Tratando de Gerenciamento de Configuração de Software ou Gestão de Configuração de Software como é chamado por Paula Filho (2003), temos que ter em conta que a documentação pertinente a um projeto de software deve ser guardada e atualizada, seu acesso para fins de consulta, seja por parte da equipe de desenvolvimento, gerentes de projeto, engenheiros de software e clientes, deve ser facilitado e ainda de acordo com Paula Filho:

"As modificações devem ser estritamente controladas para evitar inconsistências e perda de configuração. Só o processamento disciplinado dos artefatos de um projeto garante que esses manterão a qualidade, a consistência e a atualidade ao longo das mudanças que acontecem durante a vida dos projetos e produtos."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com