TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência de Risco - Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  14/7/2015  •  Exam  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Organizações de todos os tipos e tamanhos enfrentam influências e fatores internos e externos que tornam incerto se e quando elas atingirão seus objetivos. O efeito que essa incerteza tem sobre os objetivos da organização é chamado de "risco".

A norma internacional ISO 31000:2009 define oficialmente que risco é o efeito da incerteza nos objetivos, sendo que:

- Um efeito é um desvio em relação ao esperado - positivo e/ou negativo.

- Os objetivos podem ter diferentes aspectos (tais como metas financeiras, de saúde e segurança e ambientais) e podem aplicar–se em diferentes níveis (tais como estratégico, em toda a organização, de projeto, de produto e de processo).

- O risco é muitas vezes caracterizado pela referência aos eventos potenciais e às consequências, ou uma combinação destes.

- O risco é muitas vezes expresso em termos de uma combinação de consequências de um evento (incluindo mudanças nas circunstâncias) e a probabilidade de ocorrência associada.

 - A incerteza é o estado, mesmo que parcial, da deficiência das informações relacionadas a um evento, sua compreensão, conhecimento, sua consequência ou sua probabilidade.

1). Nível de Risco é a "magnitude de um risco, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades".

2). Um sinônimo de Consequência é Impacto.

3). Consequências podem ser positivas (ganhos, por ex.) e negativas (perdas, por ex.).

4). A rigor, não existem "Riscos Positivos" e "Riscos Negativos". Normalmente esses termos são utilizados entre aspas, apenas para simplificar frases do tipo "riscos com consequências positivas" e "riscos com consequências negativas".

5). Oportunidades, Ameaças e Perigos são Fontes de Risco, ou ainda: Oportunidade = Fonte de Ganhos; Ameaça = Fonte de Perdas; Perigo = Fonte de Danos.

6). Fonte de Risco é um "elemento que, individualmente ou combinado, tem o potencial intrínseco para dar origem ao risco (uma fonte de risco pode ser tangível ou intangível)".

7). Causa (Fonte de Risco) >> Fato (Evento) >> Efeito (Consequência).

8). Oportunidades, Ameaças e Perigos estão relacionados às Causas (fatores externos e internos).

9). Risco está relacionado à ocorrência (incerteza) do Evento.

10). Todas as atividades de uma organização envolvem risco:

As organizações gerenciam o risco, identificando-o, analisando-o e, em seguida, avaliando se o risco deve ser modificado pelo tratamento do risco a fim de atender a seus critérios de risco. Ao longo de todo este processo, elas comunicam e consultam as partes interessadas e monitoram e analisam criticamente o risco e os controles que o modificam, a fim de assegurar que nenhum tratamento de risco adicional seja requerido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (146.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com