TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Da Qualidade

Exames: Gestao Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 5

Exercício 1:

Ele é considerado o pai do milagre industrial japonês, responsável pelo ressurgimento e recuperação econômica da nação nipônica com base nas teorias da Qualidade Total. Trata-se de:

Resposta: B - Edwards Deming

Justifica: Ele recomenda a seleção criteriosa dos fornecedores e argumenta que os gestores são responsáveis por 94% dos problemas de qualidade. Os executivos devem fazer os outros trabalhar melhor e não apenas mais.

Exercício 2:

1. Leia as seguintes afirmações sobre gestão da qualidade:

I. A gestão da qualidade e todos os planejamentos estratégicos envolvidos têm como objetivo central: satisfazer clientes, otimizar processos e desenvolver pessoas.

II. A gestão da qualidade total surgiu no decorrer da história da humanidade, mais precisamente na China pós Segunda Guerra Mundial.

III. A qualidade total não trata apenas de conceitos ou idéias disseminados, sem ligação qualquer com a prática, mas visa o aperfeiçoamento contínuo da organização.

São verdadeiras as afirmações

Resposta: D - I e III

Justificativa: A gestão de qualidade apresenta uma estrutura teórica bem consistente.

Exercício 3:

Dentro da gestão da qualidade, podemos dizer que a evolução da qualidade pode ser dividida em três períodos ou eras, entre elas, podemos citar:

Resposta: E - Era da estatística, era da inspeção e era da qualidade total.

Justificativa: Pelas formas que as empresas estão buscando na qualidade a oportunidade de acompanhar as mudanças ocorridas nos mercados.

Exercício 4:

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação verdadeira a respeito de qualidade.

Resposta: C - A qualidade total não é uma forma inédita de se produzir qualidade em processos, serviços ou produtos, mas um modo novo de se fazer o que já se faz rotineiramente.

Justificativa: Para ter se ter qualidade não é necessária uma revolução, basta dar nova ênfase aquelas atividades corriqueiras da empresa, independentemente de seu porte.

Exercício 5:

A partir da implantação da qualidade total em uma organização, buscam se resultados como:

Resposta: D - Melhor rendimento de equipes, otimização de processos, racionalização do tempo e redução dos custos de produção.

Justificativa: Durante todo o processo, visa o aperfeiçoamento continuo da organização.

Exercício 6:

A _________________________ envolve todo o quadro organizacional da empresa e requer o comprometimento com suas filosofias, como: foco no cliente, compreensão e gerência dos sistemas, otimização de dados, compreensão das pessoas, consciência da busca pela melhoria e direcionamento com objetividade.

O espaço acima pode ser preenchido por:

Resposta: A - gestão estratégica da qualidade

Justificativa: Esses seis princípios devem estar presentes em todo programa de qualidade e ser incorporados por todos os gerentes para que o sucesso ocorra.

Exercício 7:

Uma das primeiras ações de que se tem notícia para o estabelecimento de padrões de qualidade de processo e de produto coube a _________________, ministro do rei da França que reinou entre 1642 e 1715.

Resposta: C - Jean Baptiste Colbert

Justificativa: Padrões de qualidade, métodos de medição e ferramentas especificam para a execução de serviços.

Exercício 8:

No sistema de _______________ , o operador era o próprio artesão, o responsável por todas as etapas de produção, inclusive a comercialização.

O espaço em branco acima corresponde a:

Resposta: C - produção artesanal

Justificativa: O contato direto com o mercado consumidor proporcionava ao operador uma visão.

Exercício 9:

Vários princípios embasam a qualidade total, porém alguns se destacam pela importância direta que têm nas relações comerciais das organizações com seus cliente, entre eles:

Resposta: A - custos com a qualidade, a engenharia da confiabilidade e o zero defeito.

Justificativa: Costuma-se associar a melhoria de qualidade com aumento dos custos de produção, mas quando há um aumento expressivo.

Exercício 10:

Entre os custos decorrentes da falta de qualidade, podemos citar aqueles que ocorrem quando potenciais problemas são identificados nos processos ou nos produtos antes de serem fabricados, chamados.

Resposta: B - custos de prevenção

Justificativa: Os custos são decorrentes.

Exercício 11:

Assinale a alternativa que NÃO apresenta algumas das ferramentas mais usuais da qualidade:

Resposta: A - gestão de pessoas, relacionamento interpessoal, controle qualidade;

Justificativa: As ferramentas possibilitam a analise pratica do processo produtivo e preveem seu desenvolvimento.

Exercício 12:

Trata-se de uma ferramenta de qualidade que descreve muito claramente a frequência com que varia cada fenômeno ou processo e a forma que assume a distribuição de seus dados. Trata-se de:

Resposta: B – histogramas

Justificativa: Os histogramas informa quantas vezes, na amostra coletada, esse tempo esteve entre 0 e 1 hora, entre 1 e 2 horas e assim sucessivamente.

Exercício 13:

Diagrama representado por um gráfico de barras que classifica as causas na horizontal em ordem decrescente de importância, da esquerda para a direita. Na linha vertical

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com