TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Qualidade

Trabalho Universitário: Gestão Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  4.405 Palavras (18 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 18

Qualidade: Uma Revolução Contínua

A qualidade tem existido desde dos tempos em que os chefes tribais, reis e faraós governavam. Inspetores aceitavam ou rejeitavam os produtos se estes não cumpriam as especificações governamentais.

O movimento da qualidade tem contribuído de forma marcante até os dias atuais na obtenção das vantagens competitivas junto às empresas.

A evolução da qualidade pode ser analisada sob várias etapas, tais como:

1. (1900) – Controle da Qualidade pelo Operador - Um trabalhador ou um grupo pequeno era responsável pela fabricação do produto por inteiro, permitindo que cada um controlasse a qualidade de seu serviço.

2. (1918) – Controle da Qualidade pelo Supervisor - Um supervisor assumia a responsabilidade da qualidade referente ao trabalho da equipe, dirigindo as ações e executando as tarefas onde fosse necessário e conveniente em cada caso.

3. (1937) – Controle da Qualidade por Inspeção - Esta fase surgiu com a finalidade de verificar se os materiais, peças, componentes, ferramentas e outros estão de acordo com os padrões estabelecidos. Deste modo seu objetivo é detectar os problemas nas organizações.

4. (1960) – Controle Estatístico da Qualidade - Esta etapa ocorreu através do reconhecimento da variabilidade na indústria. Numa produção sempre ocorre uma variação de matéria-prima, operários, equipamentos etc. A questão não era distinguir a variação e sim como separar as variações aceitáveis daquelas que indicassem problemas. Deste modo surgiu o Controle Estatístico da Qualidade, no sentido de prevenir e atacar os problemas. Surgiram também as sete ferramentas básicas da qualidade na utilização da produção: Fluxograma, Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Diagrama de Dispersão e Carta de Controle. Esta etapa permaneceu restrita às áreas de produção e em nível de chão de fábrica, se desenvolveu de forma lenta e é aplicada nas organizações até os dias de hoje.

5. (1980) – Gestão e Controle da Qualidade - A qualidade passou de um método restrito para um mais amplo, o gerenciamento. Mas ainda continuou com seu objetivo principal de prevenir e atacar os problemas, apesar de os instrumentos se expandirem além da estatística, tais como: quantificação dos custos da qualidade, controle da qualidade, engenharia da confiabilidade e zero defeitos. A qualidade passa para outra etapa, a Visão Estratégica Global, com o objetivo da sobrevivência da empresa e competitividade em termos mundiais para atender as grandes transformações que vêm ocorrendo no mercado.

Qualidade é hoje uma palavra chave muito difundida nas empresas: fácil de falar e difícil de fazer. Ao mesmo tempo, existe pouco entendimento do que vem a ser qualidade. A definição da qualidade possui uma extrema diversidade de interpretação, dada por diversos autores, que procuram dar uma definição simples para que seja assimilável a todos os níveis das organizações. Precisa, para não gerar interpretações duvidosas; e abrangente, para mostrar sua importância em todas as suas atividades produtivas.

Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.

A qualidade total tem exercido um papel relevante nos ganhos de vantagens competitivas e sobrevivência das empresas, pois, com o aumento da qualidade, cresce a satisfação dos clientes, correspondendo a um maior lucro e participação no mercado.

A qualidade dificilmente pode ser definida com precisão, ela é uma característica que torna o produto aceitável, não pela análise feita, mas pela prática e muitas vezes pela experiência.

Capítulo 01

Pensando sobre Qualidade

O que é Qualidade?

Chegar a um acordo sobre o que se entende por qualidade não é simples. Para os profissionais desta área, nenhuma definição é realmente precisa, mas, uma delas é amplamente aceita:

“Qualidade é adequação ao uso”.

Essa definição fornece uma idéia compreensível, mas não fornece a profundidade necessária aos profissionais da qualidade para escolherem os rumos da ação. Num exame mais detalhado descobriremos que a adequação ao uso divide-se em duas direções um tanto diferente:

Características de produtos que atendem necessidades de clientes

Qualidade mais alta permite que a empresa:

Aumente a satisfação com o produto

Torne os produtos vendáveis

Atenda à competição

Aumente a participação no mercado

Forneça faturamento de vendas

Consiga preços vantajosos

O principal efeito reside nas vendas

Geralmente mais qualidade custa mais.

Ausência de Deficiências

Qualidade mais alta permite que a empresa:

Reduza freqüência de erros

Reduza retrabalho, desperdício

Reduza falhas de campo, despesas

Reduza insatisfação do cliente

Diminua o tempo necessário para colocar novos produtos no mercado

Aumente o rendimento, capacidade

Melhore desempenho na entrega

O principal efeito reside nos custos

Geralmente, mais qualidade custa menos.

Características do Produto

Uma característica de produto é uma propriedade possuída por um produto com a intenção de atender a certas necessidades dos clientes e, dessa maneira, prover satisfação do cliente. As características do produto podem ser de natureza tecnológica, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com