TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Casos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional é constituído sobre tudo, pelo comportamento individual e de grupos em situações de trabalho.

É estabelecido de forma firme da qual estuda teorias e técnicas de pesquisa. Embora se levasse em conta as variáveis situações para entender as relações de causa e efeito, ou seja, Ambiente, Tecnologia, Personalidade e Cultura.

A eficiência consiste em fazer certas as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas, ou seja, a eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros; por outro lado, a eficácia, consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado.

A Eficiência e a Eficácia são aliadas a demanda de uma organização e seria ideal, a união de ambas no comportamento individual e organizacional.

CAPÍTULO 1

CONCEITOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Na visão de Karla Sampaio acredita que o Comportamento Organizacional é o principal fator que deve ser estudado, pois permite á pessoa compreensão do individuo Uno e Múltiplo.

Em sua visão, o C.O engloba conceitos de Psicologia, Sociologia e Administração, representando assim, a convergência gradual das diversas escolas de pensamentos. Possibilitando criar novas formas de motivação para os funcionários, gerando maior lucro para a empresa.

DEFINIÇÃO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional é o ato de se estudar seres humanos das organizações.

Visa elaborar formas mais adequadas de motivação para os funcionários, ao mesmo tempo em que dos lucros para a empresa.

Seu contexto engloba algumas outras disciplinas, dentre elas, Psicologia, Sociologia e Administração em Geral.

È, em suma, a compreensão do ser como único ou como um todo, parte da organização.

Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro das organizações e de como isso afeta o desempenho das empresas.

.

COMPARAÇÃO

Sistema Aberto

O comportamento organizacional refere-se aos atos e as atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma serie de teorias e modelos independentes.

Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediantes observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

Sistema Fechado

O comportamento organizacional é um campo de estudos, Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimento.

E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: individuo grupos e estruturas.

O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente, e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.

CAPITULO 2

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

A inovação organizacional aplica-se ao desenvolvimento de novas tecnologias para a criação de novos produtos e serviços, considerando que as organizações precisam ser cada vez mais competitivas, e que mudanças radicais estão revolucionando o papel do ser humano na sociedade moderna. Para termos novas ideias são essenciais que tenhamos a mente aberta e disposta a romper com paradigmas pré-existentes.

Toda e qualquer tomada de decisão devem instigar na mente e provocar novas ideias, uma nova ideia pode surgir em segundos enquanto que uma analise adequada pode compor varias horas. Não adianta sermos criativos se não inovarmos, ou seja, colocar essa ideia em pratica, se você for seguir o que já foi sucesso o máximo que conseguira é chegar atrasado numa mesma situação de alguém inovador, que já deve estar com novas iniciativas.

O termo inovação tecnológica é bastante abordado pelos empresários, mas ainda os assusta, por isso eles resistem, alegando que este tipo de investimento é desnecessário ou inaceitável para empresas de pequeno porte.

No Brasil, houve um aumento nas empresas que fizeram inovação tecnológica, porém há cerca de 80% das empresas medias e pequenas, justamente as que menos inovam.

Por outro lado, as que mais investem em inovação tecnológica são as de telecomunicações, informática e pesquisa e desenvolvimento (P&D).

No estado de São Paulo encontram-se as maiores empresas industriais inovadoras, e todos os setores estão representados ali. No Brasil os principais obstáculos para inovação são os elevados custos, riscos econômicos e escassez de fonte de financiamento, não se consegue transformar conhecimento em desenvolvimento.

A falta de ambiente propicia deixou o Brasil atrás de países como China e Índia, necessitou de uma cultura de empreendedores, pois os casos de sucesso nacionais estão quase sempre ligados a iniciativa individual e um dos principais obstáculos para a inovação brasileira é o ambiente empresarial e financeiro.

PESQUISA SOBRE CONCEITO DE INOVAÇÃO

(Aplicado a colaboradores da Robert Bosch)

Resposta sobre a pesquisa:

• A inovação é a exploração com sucesso de novas ideias;

• Esta associada a investimento de pesquisas e de desenvolvimento;

• No Brasil, empresários acham desnecessários este tipo de investimento;

• A inovação é melhorar o processo;

• É melhorar o atendimento aos clientes;

• É a implementação de marketing;

• A inovação trata-se de mudanças do processo de produção do produto ou serviço;

• São melhorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com