TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Ensaios: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS PROCESSOS GERENCIAIS

BAURU/SP

SETEMBRO/2013

Cynthia Casa Santa Fernandes – RA

Paula Ignácio – RA 7983722426

Valkiria Michelin – RA 7924691389

Tutor presencial: Bruno José dos Santos Gomes

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina de Processos Gerenciais para a obtenção de nota.

.

BAURU/SP

SETEMBRO 2013

INTRODUÇÃO

O trabalho a ser apresentado será realizado a partir do estudo realizado nas aulas de Processos Gerenciais, que nos orienta como planejar, organizar e desenvolver um projeto, com o propósito de realizar uma ação de bem estar para a população em geral, podendo ser social, cultural, educacional, ambiental, entre outros.

O tema do projeto foi escolhido após reunião do grupo, que em comum acordo, decidiu realizar uma ação social para a comunidade.

O projeto visa facilitar o processo de doação de sangue, aumentando o número de doadores, evitando, consequentemente, a falta de sangue para quem precisa.

OBJETIVO GERAL

O objetivo do projeto é levar até as pessoas a possibilidade de doar sangue de imediato, ou seja, possibilitar a doação de sangue às pessoas que não tem tempo de ir ao hemocentro.

Desse modo a doação será feita em faculdades, empresas e outros locais, na cidade de Bauru.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

O hemocentro de Bauru precisa de 80 a 100 doações diárias, mas em épocas difíceis o número de doadores reduz em 50%.

Em períodos de redução é que o projeto deve ser aplicado.

Geralmente o inverno, festas de final de ano e carnaval são períodos de maior demanda por sangue, e em contra partida, onde se tem o menor número de doadores.

O projeto busca atender essa necessidade.

JUSTIFICATIVA

Não existe nada que substitui o sangue humano, e por este motivo, há necessidade de hemocentros e hospitais terem em estoque o sangue para doação.

Todos os dias os hospitais tem casos de pessoas com leucemia, problemas renais, acidentes trágicos, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal de doação por população é de 3,5% a 5%; no Brasil o esse número não chega a 2%. Como dito anteriormente, em épocas específicas (inverno e festas), o número de doações cai consideravelmente e os hospitais trabalham com o mínimo de sangue disponível.

A dificuldade em encontrar doadores se dá, muitas vezes, por conta de dúvidas e mitos em torno da doação.

São dúvidas como: Que tipo de pessoa pode ou não doar sangue? Qual a segurança para não haver contaminações? Qual o intervalo adequado entre uma doação e outra?

A doação de sangue é feita nos hemocentros por profissionais experientes e com segurança; os doadores passam por triagens onde são feitos exames para saber se o doador está ou não apto para doar; qualquer pessoa que tenha entre 18 e 65 anos, com os exames normais, pode doar sangue.

Levar esse projeto de doação até as pessoas é uma iniciativa de grande importância, pois além de conscientizá-los dos benefícios ao próximo acaba por suprir a necessidade freqüente dos hemocentros, que é a busca por novos e assíduos doadores.

MÉTODO

O planejamento é essencial em qualquer projeto para que tudo ocorra de maneira eficiente e obtenha resultado satisfatório para os envolvidos.

Planejamento é base para qualquer empreendimento.

Todo projeto tem que ser planejado para que se tenha êxito em seu desempenho.

É importante planejar os passos a serem dados para que o projeto se dê de maneira eficaz

O planejamento é a tomada de decisões e o direcionamento das tarefas a serem executadas.

Tudo funciona melhor quando trabalhamos de maneira organizada e estruturada.

Nenhuma empresa ou projeto se sustentará por muito tempo se não houver estrutura organizacional bem organizada.

Organização significa agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais, definir a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelecer a divisão do trabalho e definir os níveis de autoridade e de responsabilidade envolvidas no projeto.

O direcionamento de projetos ou de empresas tem papel importantíssimo, pois viabiliza as ações, define critérios de desempenho e prazos para o desenvolvimento do projeto.

Atualmente as empresas têm buscado ferramentas estratégicas visando à solução de problemas que possam afetar de forma negativa um projeto.

Essas estratégias antecipam decisões e viabilizam os ajustes necessários, em tempo hábil, visando corrigir falhas de execução, não afetando assim o andamento do projeto e as pessoas nele envolvidas.

O controle é função administrativa que mede e avalia o desempenho de um projeto em função dos padrões e critérios esperados e toma a ação corretiva quando necessária.

É um processo regulador que serve para manter as coisas nos devidos lugares e assegura a adequação do desempenho aos padrões desejados por intermédio de ações corretivas e medidas preventivas para evitar futuros desvios.

Os controles organizacionais servem para padronizar o desempenho, padronizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com