TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Tese: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A ESCOLHA DA EMPRESA

Escolhemos uma empresa no seguimento de supermercado, com produtos variados, com um grande numero de funcionários. E também porque uns dos critérios mais avaliados foram porque a empresa se dedica muito com a questão socioambiental.

HISTÓRICO

O Supermercado Compre Bem foi criado em 25 de setembro de 1993, a partir de uma loja no Centro, da cidade de Vila Velha, pelo seu fundador Juliano Barbosa. A relação de compromisso e fidelidade da empresa com os seus clientes começou na época, com o atendimento feito ainda no balcão.

Durante cerca de 20 anos de história o grupo leva a 13 cidades do Espírito Santo e para o interior, praticidade, tecnologia e modernidade, serviços oferecidos com qualidade e eficiência.

O grupo tem orgulho de suas raízes e se preocupa com as questões ambientais, por isso as lojas fazem uso racional de energia elétrica, incentivam o uso de sacolas retornáveis e adoção de embalagens biodegradáveis, faz o reaproveitamento da água, além de utilizar a água da chuva. Conta também com sistemas de refrigeração sem utilização de gás nocivo à camada de ozônio e sistema de iluminação natural. Respeito à natureza, o presente e o futuro.

SUPERMERCADO COMPRE BEM

Empresa Brasileira e natural do Espírito Santo o Supermercado Compre Bem acredita no potencial das cidades e regiões onde está presente, hoje a rede conta com 12 lojas, 3 cash & carry - autosserviço, 2 centros de atacado e 1 centro de distribuição, sendo um dos mais modernos.

A rede é a maior varejista de autos serviço do Espírito Santo e a sétima maior do país, com lojas em 9 cidades do Espírito Santo, o Supermercado Compre Bem acredita na força da sua união com a comunidade para estar presente em campanhas e ações que visam promover a solidariedade e preservar o meio ambiente.

Presente nos principais canais de mídia e prestando serviço aos seus consumidores, o Supermercado compre bem alcançou a condição de marca mais lembrada e admirada do Espírito Santo em seguimentos representativos da população.

A rede está entre os maiores empregadores do estado, gerando mais de 700 empregos diretos e oferecendo oportunidade de crescimento profissional com programas contínuos de treinamento que refletem o compromisso e a qualidade dos serviços oferecidos ao consumidor. Integrados as lojas Compre Bem, às galerias comerciais somam mais de 40 operações e oferecem praticidade e conforto aos consumidores, nossa história, nossa gente, nosso orgulho é estar cada dia mais presente.

CONCEITOS E PAPÉIS DO GESTOR

As mudanças organizacionais são alterações no ambiente organizacional para melhorar a relação entre a organização e o ambiente, ela gera a atualização e também a quebra de paradigmas as quais são a receita para o sucesso da empresa. O mundo atual traz inovações a todo o momento e há a necessidade de atualização para assim tornar mais fácil o serviço dos colaboradores.

Buscar o conhecimento é obrigação tanto da gerência quanto dos colaboradores para que todos possam se adaptar mais facilmente as mudanças, porém a empresas podem investir no capital intelectual de seus funcionários organizando treinamentos, palestras, seminários, entre outros e assim certamente todos estarão mais aptos às novidades.

As mudanças organizacionais podem ser vistas durante reuniões ou em qualquer departamento da empresa, estas mudanças são somente as necessidades humanas e novas tecnologias cobrando adaptação, pois o que hoje gera bastante lucro talvez amanhã possa gerar muito prejuízo. O segredo do sucesso de uma empresa é um modelo de gestão criativo, adaptável à realidade moderna e ainda que valorize seus bens tangíveis e intangíveis.

Quebrar paradigmas é um novo modelo de gestão em um ambiente organizacional e ela é chute inicial para resolução de problemas empresariais com eficiência e rapidez. As mudanças podem gerar conflitos, pois contradizem o que já é de costume da empresa, ou seja, fogem da rotina de seus colaboradores os quais podem oferecer certa resistência as novidades.

A palavra gestão no dicionário “Aurélio” significa gerência/administração, o gestor organizacional administrará a empresa com base em princípios e valores pessoais adaptando-os nas necessidades da empresa. O gestor tem como principal característica a liderança, ou seja, ato de influenciar positivamente os colaboradores da empresa para que assim todos se unam para alcançar os mesmos objetivos. Este ainda deve possuir habilidades, novas ideias e, principalmente, criatividade para uma boa designação de recursos humanos, materiais e naturais.

O gestor organizacional é uma forma de administrador, porém mais adaptado às mudanças e cobranças do mundo atual. Este deverá destacar-se em sua criatividade para melhor organizar processos, melhorias de qualidade e muito mais, além de participar do ambiente externo para melhor estudar a concorrência e estar sempre melhorando a flexibilidade da empresa em relação às novas tendências.

Ao assumir um cargo gerencial a pessoa complementa a empresa com seus conhecimentos e experiências, assim somando com o estilo de gestão da organização e juntos melhorem o ambiente organizacional e quebra paradigmas para que assim a empresa e o gestor andem juntos e alcance a mesma missão.

Para identificar competências a que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores, desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objetivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.

Liderar significa análise, responsabilidade e justiça, ao invés de liderar, define o terceiro passo como executar, “o processo de execução consiste em realizar as atividades planejadas que envolvem dispêndio de energia física e intelectual”.

E por último controlar, que "estando á organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios". Cada uma das características pode ser definida separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhados disjuntos.

PRINCÍPIOS PARA UM BOM ADMINISTRADOR

• Saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com