TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Artigos Científicos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão de pessoas é a expressão que visa substituir a Administração de Recursos Humanos de maneira que procura satisfazer as suas necessidades e desenvolver seu potencial. Tanto para a organização e empregador de maneira inovadora, motivacional e proporcionar também meios para sastifação de outro objetivos.

O mundo está mudando a cada dia e com uma rapidez incrível, e de forma intensa. Em toda a história da humanidade as mudanças aconteceram, mas nunca provocaram um impacto tão profundo como nos dias atuais. Isso está acontecendo devido a diversos fatores: mudanças econômicas, tecnológicas,sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas. Em razão destas transformações as organizações sofrem com as incertezas geradas.Dentre todas estas mudanças, uma das áreas que mais se transforma é a de Recursos Humanos.

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.

O filme tempos modernos retrata o modo de vida após a crise, também conhecida com “A Grande Depressão” de 1929, onde pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores. Carlitos (Charles Chaplin), protagonista do filme, demonstra o trabalho na indústria naquela época. Depois ele é despedido e em seguida internado em um hospital, porém quando sai de lá o que encontra é o desemprego, a fome e a miséria.

Como podemos observar naquele tempo o funcionário não era valorizado, a empresa não se importavam com o bem estar de seus funcionários, suas necessidades, sua saúde física e mental, sua qualificação profissional e muito menos com sua satisfação pessoal e profissional.

Nos dias atuais, com a Gestão de Pessoas a situação é outra, as empresas perceberam que a valorização do funcionário é a base para atender melhor os cliente, ampliar a atuação no mercado e otimizar os resultados financeiros.

Além disso, com a introdução da Gestão de Pessoas os funcionários ficaram mais motivados para trabalhar, pois sabem que se estiverem atualizados com o mercado, se tiverem idéias para sugerir e se conseguirem alcançar bons resultados com a aplicação destas idéias, estarão satisfeitos consigo mesmo além de obter dentro da empresa o reconhecimento profissional, quem sabe até uma gratificação e consequentemente irão melhorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Porém, é claro que, ainda lidamos com alguns fatores antigos ainda existentes nos dias atuais, como a desigualdade social. Em alguns locais de trabalho também ainda existe o sistema de linha de montagem, ou seja, o trabalho repetitivo e principalmente temos que lidar e nos adaptar a todo momento as novas tecnologias e exigências do mercado de trabalho.

Histórico da Empresa em Estudo

Imobiliária Nascer do Sol Ltda.

Rua Amor da Vida, 160 – Paraisópolis – SP

A empresa estudada está no mercado há apenas um ano, atuando no ramo de compra e venda de imóveis. É válido ressaltar que o gestor já possui outra imobiliária, sendo, portanto, veterano no ramo. A empresa atua com cerca de 20 funcionários. Sua missão – ofertar imóveis de qualidade para satisfazer a clientela, visão – estabelecer uma marca forte no mercado, valores – Ética, respeito pelas pessoas e prestação de um serviço de qualidade.

Questionário com a entrevista do gestor Walmir Aparecido Silveira, sócio gerente da empresa em questão, sobre o modelo de Gestão que é utilizado na organização, desde a forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores:

a. Qual o modelo de gestão que o senhor utiliza na sua organização?

Na linguagem empresarial não saberia direcionar um modelo baseado em alguma literatura padrão, como um estudioso. Mas em linhas gerais, posso descrever a forma que gerencio minha empresa, a saber: ofereço um produto que depende das necessidades das pessoas, ou seja, quanto maior a procura por um determinado produto, maior será a disponibilidade dele no mercado.

b. Como é feito o recrutamento de seus funcionários?

Ele é realizado por meio da avaliação do currículo e posteriormente por uma entrevista pessoal.

c. O que mais chama a atenção do senhor na avaliação do currículo?

Na maior parte, a experiência do futuro funcionário contribui muito para a seleção. Todavia, os cursos na área também são de grande valia, uma vez que funcionário e empresa podem crescer juntos.

d. E na entrevista?

A forma como a pessoa responde as perguntas com clareza e coerência.

e. O senhor costuma investir em cursos de aperfeiçoamento e/ou treinamento para seus funcionários?

Sim. Já que quero crescer como empresário.

f. Como é a sua relação com seus colaboradores?

Procuro sempre estabelecer uma boa relação com meus colaboradores. Para contornamos algumas situações indesejadas procuramos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com