TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Dissertações: Gestao De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  3.256 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

NOS: Ricardo Bento da Silva, Diogo Maciel TURMA: GTI – NOTURNO – I Modulo

PROFESSOR: ITAIR PEREIRA DA SILVA.

BPMN (NOTAÇÃO PARA MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS)

O que é processo? Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma uma entrada, adicionando a esta um valor, e fornece uma saída gerando um produto valorado. "Os processos utiilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes" (Harrington, 1991). "Um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes" (Hammer e Champy, 1994).

O que é notação? Ação de indicar, de representar por sinais convencionados. Ação de notar. Qualquer sistema de símbolos e abreviações que ajuda as pessoas a trabalharem em um determinado assunto. Os matemáticos usam a notação para simplificar ideias e problemas. O sistema de numeração indo-arábico é um padrão de notação para escrever números e efetuar operações aritméticas com maior facilidade. A química, a música, a física e outros ramos da ciência também desenvolveram extensos sistemas de notação.

HISTÓRIA

adm1Business Process Management Initiative (BPMI) desenvolveu o padrão BPMN Em 2001: Houve a formação de um grupo de trabalho, o mesmo foi composto de 58 membros que representaram 35 organizações. Novembro de 2002: a BPMN 0.9 draft foi apresentada. Novembro de 2003: BPMN 1.0 draft foi apresentada. Março de 2004: BPMN 1.0 é apresentada. Desde junho de 2005: BPMN foi assumida pelo OMG (órgão responsável pela continuação do desenvolvimento do padrão). BPMN 1.2 (01-03-2009). É a atual versão do padrão BPMN 2.0 está sob análise. Então a BPMN e uma linguagem gráfica usada para representar processos de negócio. Estes processos de negócios são representados através de um conjunto de símbolos padrão que são organizados em um diagrama de processos de negócio. Objetivo do BPMN: Comunicar uma grande variedade de informação para diferentes audiências, entre eles: Analistas de negócios, desenvolvedores e interessados nos processos. Finalidade: Reduzir o trabalho na criação de aplicações, especificações prontas e consolidadas, Fornecer o contexto para aplicação em si. Porque é importante modelar com o BPMN? O BPMN é um padrão internacional de modelador de processos aceito pela comunidade, é independente de qualquer metodologia de modelador de processos. Cria uma ponte padronizada para diminuir a lacuna entre os processos de negócio e sua implementação, e ainda permite modelar o processo de uma maneira unificada e padronizada. BPD (BUSINESS PROCESS DIAGRAMS) Diagrama de processo de negócio é a maneira onde é representada graficamente as informações para um público variado de ponta a ponta.

TIPOS BÁSICOS DE DIAGRAMAS

1º Private (internal) business process – ou diagramas de processo de negócios privados. Nós o utilizamos quando não é do nosso interesse a interação desse processo com outros com os quais ele possa interagir. Estamos preocupados com o teor deste fluxo em si.

2º Abstract (Public) Process – ou processos abstratos, representam uma interação entre um processo de negócio privativo e outro processo ou participante. Não estamos preocupados com o conteúdo do fluxo em si, mas sim como ele colabora com os outros fluxos dentro de um sistema. 3º Colaboration (Global) Process – O processo colaborativo descreve a interação entre dois ou mais entidades do negócio. Estas interações são definidas como uma sequência de atividades que representa o padrão de trocas de mensagens entre as atividades envolvidas. O processo colaborativo pode ser entendido como sendo dois ou mais processos abstratos comunicando entre si. E no processo abstrato, as atividades que são as participantes na colaboração podem ser consideradas como sendo os pontos de contato entre os participantes.

ELEMENTOS DA BPMN

– um circulo com um símbolo de um relógio. O processo O processo é disparado numa determinada data, horário ou tem um recorrência temporal. Ex.: dia 10. 01. 17:00h.Toda terça-feira.

Múltiplos eventos– um circulo com um pentágono. O processo é disparado por qualquer um dos tipos de sinais representados pelos eventos de início. Exemplo: O processo inicia-se mensalmente ou a pedido.

Sinal Externo do processo – O processo é disparado por um sinal transmitido / publicado para vários processos e não para um processo específico. Por não ser um sinal para um processo específico, não pode ser utilizada a seta de fluxo de informação ligada a ele. Ex.: O Sistema ERP emite um sinal indicando que um novo cliente foi cadastrado no sistema. Isso pode disparar o processo de relacionamento com o cliente, contas a receber, etc.

Condicional – um circulo com representação de uma folha impressa. O evento é disparado somente quando uma condição acontece. Por ser uma condição, o evento é continuamente monitorado até que a condição se torne verdadeira para que o processo inicie-se. Exemplo: Estoque.

Eventos intermediários – Representam algo que ocorreu durante o processo, depois do início e antes do final. São representados por um círculo com linha dupla se distinguem por alguns fatores: se emitem ou recebem um sinal, se interrompem ou não o processo e sua localização no fluxo.

EVENTOS LIMITE

Eventos limite são posicionados na borda da atividade. Nesta etapa, existe toda uma simbologia envolvendo cada processo. Existem cinco processos: ENVIO, RECEBIMENTO, EVENTO LIMITE DA ATIVIDADE COM INTERRUPÇÃO DO PROCESSO E EVENTO LIMITE DA ATIVIDADE SEM INTERRUPÇÃO DO PROCESSO. Ex.: no processo do tipo indeterminado, o envio é representado por um circulo com borda grossa. No informativo, na etapa do envio, o símbolo é um circulo com circulo duplo e com uma correspondência em negrito dentro. Na etapa recebimento este envelope perde o negrito, e assim sucessivamente. Eventos de fim direcionam o processo, dividindo ou convergindo as atividades no fluxo. Normalmente representam um ponto de controle no processo. Direcionadores de fluxo, Eventos de fim, Indicam o fim do processo ou sub-processo ou de um caminho deles. Normalmente um processo ou sub-processo contém mais de um deles. São representados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com