TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Exames: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 3:

Passo 4

Não basta remunerar as pessoas pelo seu tempo dedicado à organização, é preciso incentivá-las continuamente a fazer o melhor possível, a ultrapassar o desempenho atual e alcançar metas e resultados.

A remuneração fixa ainda predomina na maior parte das organizações. Em uma era de competitividade tornou-se insuficiente para motivar e incentivar as pessoas. Daí a adoção de novos modelos de remuneração, como a remuneração variável e a remuneração por competência.

Remuneração variável é a parcela da remuneração total creditada periodicamente - trimestral, semestral ou anualmente - a favor do funcionário, gerando alcance de resultados, criatividade, inovação, espírito empreendedor e iniciativa. Ex.: plano de bonificação anual, que é um valor monetário oferecido ao final de cada ano a determinados funcionários em função da sua contribuição ao desempenho da empresa. Muitas empresas estão proporcionando uma forma diferente de remuneração variável

através da oferta de ações que são vendidas ou transferidas aos seus funcionários, conforme determinadas regras.

A participação nos resultados significa uma percentagem ou fatia de valor com que cada pessoa participa dos resultados da empresa ou do departamento que ajudou a atingir através do seu trabalho pessoal ou em equipe.

A remuneração por competência está relacionada com o grau de informação e o nível de capacitação de cada funcionário. O foco principal passa a ser a pessoa e não mais o cargo. O funcionário polivalente leva a melhor.

Muito utilizada é a remuneração com a participação nos lucros, sistema pelo qual uma organização distribui anualmente entre seus funcionários uma certa proporção de seus lucros (PLR).

Plano de Ação

O Plano de Ação de um projeto especifica ações, atividades, tarefas e recursos, logicamente encadeados no tempo e no espaço, tendo em vista maximizar a eficiência na realização dos objetivos do projeto.

Elementos do Plano de ação

* Desdobramento de atividades e tarefas (detalhamento de grandes ações em pacotes de trabalho);

* Estimativa de prazos (determinação de tempos e prazos para ações,atividades e tarefas);

* Estimativa de custos e recursos (determinação de custos e recursos físicos e humanos requeridos para a execução das diversas tarefas);

* Rede de Tarefas (“mapa do projeto”, contendo seqüência e interdependência de todas as tarefas, com identificação das tarefas críticas);

* Cronograma (linha de tempo do projeto, com detalhamento de início e fim de atividades e tarefas, atribuição de responsáveis, etc.)

Análise da empresa: Master Sorocaba

Métodos de Ensino Ltda

(Microlins)

Atualmente, a empresa, por ser de porte pequeno, não tem nenhum colaborador que trabalha na área de recursos humanos, então tudo neste sentido é vago e sem desenvolvimento algum, até a Administração de Pessoal fica por conta de escritório contábil.

Também tem outro fator, que é a falta de recursos necessários para este fim, se investe muito pouco em Recursos Humanos.

Partindo deste princípio, o grupo definiu que iniciaríamos, ainda que devagar, alguma remuneração para incentivar seus colaboradores com um plano de participação nos lucros, o PLR (anual), com a criação de alguns indicadores (planilhas no Excel com dados estatísticos, que deve ser alimentada por pessoal competente) para medir e controlar algumas ações dos colaboradores, como por exemplo consumo de energia (quanto mais alto, menor a cota de percentual de lucro no final de cada ano), absenteísmo, entre outros. Se atingirem a meta percentual dentro do esperado terão 100% do valor da cota de participação dos lucros.

Mensalmente seriam colhidas informações para controle e informadas à equipe para ciência e consciência de seu desempenho, e anualmente será concedida a bonificação conforme resultado atingido.

Quais serão os responsáveis por sua execução?

Na verdade, todos os coladores seriam responsáveis pela execução, pois participam efetivamente do processo, o comprometimento de um cai sobre o descaso do outro, então, o que não faz, sempre será cobrado pelo grupo, pois dependem dele para se chegar ao objetivo da cota.

Custo é praticamente zero, pois cada um cuidaria de um indicador.

Etapa 4

Passo 1- Fazer um breve estudo, junto com sua equipe para complementar o que foi visto em sala sobre o assunto Relações com Empregado e Empregador.

As organizações constituem a mais significativa e maravilhosa invenção do ser humano em todos os tempos, a lenta e gradativa caminhada da humanidade rumo ao desenvolvimento social e tecnológico só foi possível com a ajuda das organizações.

Se há uma palavra chave para que possa concretizar a época em que atravessamos, esta é a Mudança.

Mudança em todos os aspectos possíveis e imagináveis de caráter social, político e econômico.

O homem também teve que se ajustar a essas mudanças, pois hoje não prevalece a lei de manda quem pode obedece quem tem juízo, pois a legislação de trabalho é resultado da reação contra a exploração dos trabalhadores pelos empregados.

Onde os trabalhadores enfrentavam jornadas extensas de (14 a 16 horas), moravam em condições subumanas tinham filhos e recebiam salários ínfimos.

Em 1981 o papa Leão XIII, pontifica uma fase de transição para justiça social, traçando regras para a intervenção estatal entre empregado e empregadores.

O que talvez mais nos choque é o fato de que tais mudanças não são apenas alterações dos procedimentos tradicionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com