TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas I

Ensaios: Gestao De Pessoas I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Gestão de Pessoas I

Curso: ___ Gestão da Tecnlogia da Informação _______________________

Professor: __ Rosa Cristina Ferreira de Souza _____________________

Nome do aluno: __Rogério Carneiro________________________________

Data: _29/03/2010_____

Observações:

Realize as atividades propostas e após envie para o seu professor via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem

Verifique a data de entrega no cronograma publicado no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem – EVA .

Verifique os critérios de avaliação no Plano de ensino da disciplina, publicado Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem – EVA.

Atividade:

1) Considerando a atualidade que vivenciamos (hipercompetição, globalização, inovações frequentes, escassez de recursos naturais, etc) explique a seguir quais aspectos abordados nos conceitos da Gestão de Pessoas estudados que você considera importante serem desenvolvidos pelas organizações/gestores? Realize um texto de no mínimo 6 linhas seguindo os critérios de avaliação estabelecidos. (4 pontos).

Levando em consideração as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações organizações/gestores, as organizações precisam ter estratégias claras, sustentadas por uma gestão participativa. Deve-se criar um laço estreito entre todos os níveis de relacionamento, tanto interno como externo, do quadro funcional até os clientes e fornecedores.

A Gestão por Competências (que é o principal modelo de gestão de pessoas atualmente) visa instrumentalizar o departamento de Recursos Humanos e Gestores das empresas para realizar Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, com foco, critério e clareza. As ferramentas da Gestão por Competências são totalmente alinhadas às atribuições dos cargos e funções de cada organização.

Para o Desenvolvimento de Liderança, o objetivo primário é conseguir que o trabalho seja feito por outra pessoa. Não apenas tarefas simples, mas também tomada de decisão e mudanças que dependem de novas informações. Com essa delegação, o pessoal tem a autoridade para reagir a situações sem ter que consultar o seu gestor a todo instante.

Portanto, é fundamental passar a confiança da autoridade aos outros, ou seja, que as pessoas (funcionários) podem agir e tomar iniciativas independentes; e que eles assumem responsabilidade com o gestor na realização das tarefas. Caso algo der errado, o líder também é responsável, pois o líder é o gerente; para que isso não aconteça, o ideal é delegar de tal modo que coisas sejam feitas, mas não dêem errado.

2) Preencha as lacunas identificando as diferentes fases (Estratégica; Legal; Contábil; Tecnicista; Administrativa ou sindicalista) da evolução da Gestão de Pessoas no contexto brasileiro. (3 pontos).

Fase “Contábil” - para a administração o que importava basicamente era pagar somente as horas trabalhadas. “Os trabalhadores ficavam a mercê de sua sorte”.

Fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com