TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Projetos E De Equipes

Monografias: Gestao De Projetos E De Equipes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

1. Com base nos estudos da disciplina e no conteudo que aborda questoes sobre Analise e Conclusão de Projeto, leia a questão e responda o que é solicitado.

A finalização de um projeto pode acontecer por dois motivos.

a) Quais são esses dois motivos?

As coisas deram certa ou não deram certa aconteceu tudo errado e quando deu errado é porque objetivos não foram alcançados no prazo ou os custos vão além dos limites aceitáveis ou resultados são obtidos com nível de qualidade comprometido.

b) Cite quatro ações corretivas a serem aplicadas quando um projeto sai dos trilhos e se encaminha para o fracasso.

Conforme o trabalho de Iacovou e Dexter(2004), várias ações devem ser tomadas quando um projeto sai dos trilhos rumo ao fracasso.

Tais autores, apontam as seguintes ações corretivas como tentativas de remediar a situação:

>> Desenvolver um plano de recuperação;

>> Redefinir e gerenciar o propósito do projeto, ou seja, avaliar novamente o escopo do projeto e o que, de fato, se quer atingir;

>> Reavaliar o negócio e considerar o cancelamento do projeto, quando de fato não há solução de continuidade (deve haver um grande desprendimento para isso!);

>> Replanejar o projeto usando métodos de estimativa apropriados e comprovados;

O ponto principal de um plano de contingência, dessa forma, é a tomada de decisão. Tomar decisões é a tarefa dos líderes empenhados no sucesso. Por esse motivo, ao perceber que um projeto não vai bem, é importante verifi car se o líder vai bem.

2. A palavra projeto é muito comum e está presente nos diálogos de todos os dias, seja nas empresas, na academia ou até mesmo no serviço social.

Descreva o que vem a ser um projeto e gerência de projeto. Cite 2 fatos importantes de historia que marcaram a evolução dos projetos e vieram contribuir para melhor gerencia-los e as atividades relacionadas a gerencia de projetos.

Um Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.

O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.

Ele sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX.

Uma das mais interessantes e importantes obras já feita pelo ser humano, começou a ser construída 685 anos antes da Era Cristã (685 AC). As Grandes Muralhas da China tiveram seu início com a pretensão de defesa de diferentes reinos, naquela época em luta pela expansão dos seus territórios.

Projeto elaborado pelos combatentes gregos para tentar invadir e dominar a lendária cidade de Tróia. Agamenon, chefe dos gregos, arquitetou então um projeto que consistia em construir um cavalo de madeira gigante e colocá-lo em frente aos portões de Tróia durante a noite. Ao amanhecer, os troianos viram o imenso objeto e pensaram ser algum tipo de presente divino. Abriram os portões e trouxeram para a praça central da cidade. Naquela noite, quando todos dormiam, os soldados gregos que estavam dentro do cavalo, escondidos, saíram e abriram os portões da cidade, permitindo que o exército grego entrasse e vencesse finalmente a batalha.

Muitos desses projetos tiveram um prazo bem definido (mesmo que longo) com objetivos diretos e quase sempre ligados às guerras.

Esses exemplos de grandes projetos da Antigüidade mudaram a história da humanidade e a maneira dos seres humanos agirem uns em relação aos outros e em relação à natureza. Pessoas envolvidas nesses projetos começaram a perceber algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com