TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  4.435 Palavras (18 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

As novas organizações estão cada dia percebendo a importância da implantação do conhecimento, não focando apenas no que desejam e sim na implantação de novidades criando assim um novo cenários institucional. Criando assim conhecimentos focados na comunicação e na inovação dia a dia , possibilitando as empresas a criação de caminhos para torna uma empresa com um grande diferencial e seu crescimento .

1.GESTÃO DO CONHECIMENTO

Uma inteligência diferenciada iniciara com a premissa de que a vida e formada de opostos: masculino e feminino, vida e morte, bom e mau, jovem e velho, trabalho e casa. Temos que conviver com paradoxo ,aceita-lo ,enfrenta-lo tirar sentido dele e usá-lo para achar um melhor caminho .Segundo F. Scott Fitzgerald ,o teste de inteligência diferenciada e a capacidade de manter duas idéias opostas em mente , ao mesmo tempo ,e ainda a capacidade de funcionar.

O conhecimento e criado apenas pelos indivíduos. Em outras palavras, uma organização não pode criar conhecimento por si mesmo, sem os indivíduos. É muitos importante, portanto,para que uma organização apóie e estimule as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos ou que proporcione os contextos apropriados para elas.A criação do conhecimento organizacional deve ser entendida como um processo que “organizacionalmente’amplifica o conhecimento criado pelos indivíduos e o cristaliza no nível do grupo através do dialogo, discursão, compartilhar de experiência, fazer sentido ou comunidade prática.O grupo funciona como um “sintetizador” do conhecimento.Quanto mais autônoma , diversa e auto-organizada for a equipe, mais eficazmente funcionar como sintetizador.

A partir da expectativa de criação do conhecimento, a hierarquia e uma estrutura eficiente para adquirir, acumular e explorar novos conhecimentos através da combinação e da internalização. A hierarquia, entretanto, prejudica a iniciativa individual devido a sua forte propensão para o controle, podendo ser disfuncional nos períodos de incerteza e de mudanças. Não e adequada para adquirir, acumular e explorar o conhecimento tácito.

Em uma economia onde a única certeza e a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura e o conhecimento. Quando os mercados transformam-se, as tecnologias proliferam, os competidores multiplicam-se e os produtos tornam-se obsoletos quase do dia para a noite, as empresas bem-sucedidas são as que criam consistentemente novos conhecimentos, disseminam amplamente pela organização e o incorporam rapidamente em novas tecnologias e produtos. Essas atividades definem a empresa “criadora de conhecimento”, cujo negocio principal é a inovação constante.

E apesar disso, mesmo com toda a conversa sobre “poder da mente” e capital “intelectual”, poucos administradores captam a verdadeira natureza da empresa criadora de conhecimento-menos ainda sabem como administrá-lo.O motivo : não compreendem o que e o conhecimento e o que as empresas devem fazer para explorá-lo.

A visão da organização como uma maquina para o processamento de informações está profundamente inserida na tradição administrativa ocidental, que vai de frederick Taylor a Hebert Simon. Mas existe uma outra forma de pensar o conhecimento e seu papel nas organizações empresariais. O segredo do sucesso e a sua abordagem exclusiva da gestão da criação do novo conhecimento. O novo conhecimento começa com o individuo.Um pesquisador brilhante tem um insight que leva a uma nova patente. O sentido de intuição de tendência do mercado de um administrador intermediário torna-se o catalisador para um importante novo conceito de produto. Em cada caso, o conhecimento pessoal de um individuo e transformado em conhecimento organizacional para a empresa com um todo.

Tornar o conhecimento pessoal disponível para os outros e a atividade central da empresa criadora de conhecimento. Isso se dá continuamente e em todos os níveis da organização. Entender a criação do conhecimento como um processo de transformar o conhecimento tácito em explicito matéria de metáforas, analogias e modelos têm explicação direta em como a empresa delineia sua organização e define seus papeis e responsabilidades administrativas. Este é o “como” da empresa de criação de conhecimento, as estruturas e praticas que traduzem a visão da empresa quanto as tecnologias e os produtos inovadores.

Como sugere esses exemplos, nenhum departamento ou grupo de especialistas tem a responsabilidade exclusiva pela criação do conhecimento na empresa criadora do conhecimento. Os administradores da sênior, os administradores intermediários e os empregados da linha de frente desempenham cada um a sua parte. Na verdade, o valor da contribuição de cada pessoa e determinado menos por sua localização na hierarquia da companhia do que pela importância da informação que ela proporciona para todo o sistema de criação de conhecimento.Isso não quer dizer,porém ,que não exista diferenciação entre os papais e as responsabilidades na empresa criadora de conhecimento.De fato, a criação do novo conhecimento e o produto de uma interação dinâmica entre três papeis.Os empregados de primeira linha estão imersos nos detalhes do dia a dia de determinadas tecnologias, produtos ou mercados. Ninguém é mais especialista do que eles na realidade dos negócios de uma empresa. Mas, embora esses empregados tenham muitas informações altamente especificas freqüentemente consideram difícil transformar essa informação em conhecimento útil.Por um motivo, os sinais do mercado podem ser vagos e ambíguos .Por outro os empregados podem ficar tão envolvidos em sua própria perspectiva estreita que perdem de vista o contexto mais amplo.

A inovação de Ikuko Tanaka ilustra um movimento entre dois tipos diferentes de conhecimento. O ponto final desse movimento e o conhecimento explicitam as especificações do produto para uma maquina de fazer pão. O conhecimento explicito é formal e sistemático.Por essa razão, pode ser facilmente comunicado e compartilhado , seja nas especificações do produto ou em uma formula cientifica ou programa de computador .

Em 1978, a alta administração da Honda inaugurou o desenvolvimento de um novo conceito de carro com o slogan “vamos apostar”.A frase expressava a convicção dos executivos sênior de que os modelos Civic e accord da Honda estavam se tornando conhecidos demais.Os administradores também perceberam que, juntamente com uma nova geração de jovens designers de produtos estava chegando, com idéias pouco convencionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com