TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental - Santander

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.523 Palavras (23 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GESTÃO AMBIENTAL APLICADA AO GRUPO SANTANDER

Rafael da Costa

Maico Fernando Herrmann

Lajeado, 08 de Dezembro de 2013

Trabalho discente efetivo apresentado para avaliação na disciplina de Gestão Ambiental, do Centro Universitário Univates, ministrada pelo Professor Guilherme Garcia de Oliveira.

SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1. INTRODUÇÃO        

2. A EMPRESA        

2.1 No mundo        

2.2 No Brasil        

3.POLÍTICA AMBIENTAL DO GRUPO SANTANDER        

3.1 Definição        

3.2 Implicados        

3.3 Linhas, diretrizes e objetivos        

3.4 Responsabilidade e coordenação        

4. GESTÃO AMBIENTAL        

4.1 Visão integrada e engajamento da sociedade        

4.2 Em busca do menor impacto        

4.2.1        Governança Climática        

4.2.2 Construções Sustentáveis        

4.2.3 Gestão de Recursos Naturais e Resíduos        

4.3 Negócios e engajamento da sociedade        

4.4 Engajamento de Funcionários        

5. CONCLUSÃO        

6. REFERÊNCIAS        

1. INTRODUÇÃO

Devido a constantes campanhas de conscientização da sociedade por um mundo mais limpo, sustentável e renovável, as empresas, por pressão deste mercado interno cada vez mais exigente, começam a buscar na preservação do meio ambiente um diferencial de competitividade. Em um mundo em que a rapidez da troca de informações cresce exponencialmente, as leis e outras vezes medidas ambientais, que nem sempre são exigências em alguns países, mas acabam virando imposições desse mercado exigente e conhecedor das leis, e esse pequeno diferencial pode acabar se tornando na diferença entre o sucesso e o fracasso das organizações.

Tais medidas, por serem inúmeras e de complicada execução, acaba fazendo com que as empresas que buscam este diferencial desenvolvam projetos ambientais que buscam uma produção sustentável, a redução e a correta destinação dos resíduos industrias, a produção de bens duráveis e muitas outras medidas que tem como principal objetivo uma preservação do meio ambiente.

Estes projetos podem variar significamente de empresa para empresa, principalmente se estas produzirem bens a partir de matérias – primas muito diferentes, mas geralmente tem como escopo normas como a ISO 140001, desenvolvida pela (International Organization for Standarzation) que no período de 1993 a 1996 reuniu diversos profissionais formados por representantes de pais membros e criou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver normas (série 14000) nas áreas envolvidas com o meio ambiente. Este comitê desenvolveu a norma ISO 14001 que estabelece as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema que gerenciasse a questão ambiental dentro da empresa, ou seja, um sistema de gestão ambiental. É a mais conhecida entre todas as normas da série 14000. No Brasil, as normas foram introduzidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Neste trabalho tentaremos demonstrar, de forma aplicada a uma empresa, como o SGA (Sistema de Gestão Ambiental) e suas ferramentas da qualidade pode alavancar o negócio da empresa, promover o marketing ambiental junto aos seus parceiros, fornecedores, colaboradores internos e seus familiares e inserir e conscientizar todos os envolvidos que a atividade comercial ou industrial possa ser executada de uma forma sustentável e menos agressiva ao meio ambiente.

2. A EMPRESA

2.1 No mundo

Com mais de 150 anos de atuação, o Grupo Santander, sediado em Madri, na Espanha, está entre as maiores instituições financeiras do mundo por capitalização em bolsa. Originário da cidade de Santander, na província de Cantábria, atua em muitos países e possui grande diversificação geográfica. Em junho de 2011, mantinha 14.679 agências, em torno de 191 mil funcionários, mais de 100 milhões de clientes, mais de 3 milhões de acionistas e volume de recursos administrados de 1.986 bilhões de dólares. Em 2009, o lucro líquido ordinário atingiu 8,9 bilhões de euros, 1% a mais que no ano anterior, e foram distribuídos mais de 4,9 bilhões de euros em dividendos a seus acionistas. Com esses resultados, o Grupo alcançou a meta definida na Assembleia Geral Anual de Acionistas, realizada em 19 de junho de 2009, de manter o mesmo nível de lucro e dividendo do ano anterior.

O Banco mantém forte compromisso com as comunidades de seus países por meio da divisão Santander Universidades, que reúne 833 acordos de cooperação com instituições de ensino universidades do mundo inteiro. Outras ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) relacionadas ao meio ambiente e as iniciativas sociais reforçam a dedicação do banco ao desenvolvimento sustentável.

Todos esses fatores posicionam o Santander como uma das marcas mais valorizadas do setor financeiro (terceira do mundo, de acordo com a empresa de consultoria Brand Finance). A marca Santander representa os valores que tornam o Grupo único: dinamismo, força, inovação, liderança, enfoque comercial e ética profissional.

2.2 No Brasil

O Grupo Santander expandiu a sua presença em todo o mundo por meio de aquisições e obtenção de sinergias a partir de processos de integração de negócios bem sucedidos.

Em 1957, o Grupo Santander entrou no mercado brasileiro por meio de um acordo operacional com o Banco Intercontinental do Brasil S.A. A partir dos anos 90, o Grupo Santander buscou estabelecer forte presença na América Latina, particularmente no Brasil. O Grupo Santander seguiu esta estratégia tanto por meio de crescimento orgânico, como por aquisições. Em 1997, o Grupo Santander adquiriu o Banco Geral do Comércio S.A., um banco de varejo de médio porte, que subsequentemente mudou seu nome para Banco Santander Brasil S.A. No ano seguinte, o Grupo Santander adquiriu o Banco Noroeste S.A. para fortalecer ainda mais a sua posição como um banco de varejo no Brasil. Em 1999, o Banco Noroeste foi incorporado pelo Banco Santander Brasil. Em janeiro de 2000, o Grupo Santander adquiriu o Banco Meridional S.A. (incluindo a subsidiária Banco Bozano, Simonsen S.A.), um banco atuante em serviços bancários de varejo e atacado, principalmente no sudeste do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com