TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Produção E Logistica

Artigo: Gestão Da Produção E Logistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

FGV: indústrias planejam aumentar uso da capacidade - (Exame on-line 28/12/2010)

A maioria dos empresários da indústria brasileira pretende aumentar o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) nos próximos seis meses. A conclusão faz parte da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação de dezembro, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Neste mês, a FGV incluiu uma pergunta sobre a tendência do Nuci para os próximos seis meses e sobre se os empresários pretendiam elevar a capacidade produtiva neste mesmo cenário. De acordo com a pesquisa, 55% dos industriais responderam que desejam ampliar muito ou pouco o Nuci no primeiro semestre de 2011. Para 51% dos empresários da indústria de transformação, também será necessário investir na elevação da capacidade produtiva no primeiro semestre de 2011. Entre os setores nos quais a FGV divide a indústria de transformação para realizar a pesquisa, o mais otimista é o de material de construção. Neste setor, 86% preveem expandir o Nuci nos próximos seis meses e 72% pretendem investir no aumento de sua capacidade produtiva. Fonte: (http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/fgv-industrias-planejam-aumentar-uso-da-capacidade)

A medida da capacidade:

a.

Deve considerar as eventuais horas extras e dobra de turnos.

b.

Independe do tipo de empresa que se está estudando.

c.

Para empresas de serviços, considera os insumos mais críticos.

d.

Nas empresas industriais independe do volume de produção desejado.

e.

De pico considera as interrupção como, por exemplo, as paradas de manutenção.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

Os modelos matemáticos que auxiliam na melhor localização das empresas industriais, levam em consideração diversos fatores, ou dados de entrada, tais como: a origem das matérias-primas, o destino dos produtos acabados, os custos fixos e variáveis incorridos na produção, as distâncias entre cidades e o custo do frete.

É correto afirmar que:

a.

No modelo do centro de gravidade, se pondera cada local com os demais, que se encontram envolvidos no sistema em estudo.

b.

No modelo dos momentos são comparadas as diferentes localidades em função dos custos totais de operação.

c.

O modelo do ponto de equilíbrio é utilizado para a tomada de decisão sobre a localização ideal da empresa, quando há mais de uma opção a escolher.

d.

No modelo dos momentos determina-se, a partir de uma origem arbitrária, a localização da empresa em coordenadas horizontais e verticais.

e.

No modelo do centro de gravidade são considerados os custos unitários do transporte, a quantidade a ser movimentada e a distância a ser percorrida.

0,25 pontos

PERGUNTA 3

Para a localidade A, uma empresa irá apresentar um custo fixo de $50.000,00 e um custo variável por unidade produzida de $20,00. Já para outra localidade B, esta mesma empresa terá um custo fixo de $90.000,00 e um custo variável de $10,00. Com base no modelo do ponto de equilíbrio, esta empresa deverá escolher a localidade B quando o volume de produção for:

a.

Maior que 2000 unidades.

b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com