TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas E Sua Diversidade

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Pessoas E Sua Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Como fazer para um trabalho ser gratificante e equilibrante? É possível?............5

2.2. Qualidade de vida no trabalho...............................................................................5

2.3. Rh atuante + Empresa preocupada com pessoas = Sucesso Empresarial e Satisfação Profissional.................................................................................................5

2.4. Planejar é preciso..................................................................................................6

2.5. A importância do papel da liderança, e o que é liderança?...................................6

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................07

REFERÊNCIAS.........................................................................................................08

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo levar o leitor a conhecer o que é gestão de pessoas, a importância das pessoas e suas diversidades num ambiente organizacional. Falaremos sobre qualidade de vida, a importância de se ter um RH atuante e sobre algumas práticas de RH e como essas práticas tem contribuído para o sucesso do empreendimento.

Trataremos também sobre gestão estratégica, o conceito da liderança, algumas qualidades que líder deve ter a importância do seu papel nas organizações e os desafios futuros para o mercado e pra os profissionais que querem nele atuar.

2 DESENVOLVIMENTO

Hoje na atualidade o tema Gestão de Pessoas é algo que já faz parte do dia-a-dia das organizações, mas o que gerenciar pessoas? O que se esconde dentro desse nome tão pequeno. O contexto Gestão de Pessoas é composto por pessoas e organizações.

As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações e as organizações dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar sucesso. Como o trabalho toma considerável tempo e esforço na vida das pessoas que dele dependem para sua subsistência e sucesso profissional. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, se não quase impossível pela importância e pelo impacto que nelas provoca.

Pois as pessoas dependem das organizações para atingir seus objetivos pessoais e individuais, crescer na vida, ser bem-sucedido, quase sempre significa crescer dentro da organização. As organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, para atingir seus objetivos globais e estratégicos. Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as PESSOAS, são as pessoas que lhe dão vida, intelectualidade, criatividade, dinamismo, racionalidade... Uma precisa da outra. A gestão de pessoas só existe se há pessoas e organizações se relacionando mutuamente na qual há benefícios recíprocos.

Quando falamos de pessoas ou trabalhar com pessoas entendemos a complexidade dessa relação, as pessoas são muito variáveis e isso que nos torna um sujeito único diante dos outros eus. Cada pessoa tem sua personalidade, sua identidade, sua forma de ver e interagir com o mundo e esse é o grande desafio trabalhar com as pessoas e pelas as pessoas, pois os indivíduos estão com suas estruturas de personalidade presentes em todas as relações interpessoais, e nas relações de trabalho também, o individuo vai inteiro, com seus desejos, anseios e frustações, não tem como ficar uma parte em casa.

Nas organizações vemos essa diversidade, em cada sala, em cada setor, nos corredores, são as pessoas sendo e fazendo. Em um ambiente organizacional composto por pessoas são inúmeros os fatores estressores, os relacionamentos, as metas, problemas externos, condições de trabalho entre outros. 2.1 COMO FAZER PARA UM TRABALHO SER GRATIFICANTE E EQUILIBRANTE? É POSSÍVEL?

É, mas para isso é necessário que o trabalho seja livremente escolhido ou livremente organizado, que quem executa posso ter liberdade de flexibilizar a organização do trabalho para nele encontrar os gestos que lhe são capazes de lhe oferecer prazer. Quem trabalha feliz, tem prazer no que esta fazendo, rende muito mais em todos os níveis inclusive na vida pessoal.

2.2. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

As organizações devem proporcionar condições de trabalho e um ambiente favorável para que o profissional possa desenvolver todas as suas habilidades e competências. Para melhorar a qualidade de vida no trabalho as organizações podem oferecer vários incentivos, além de uma estrutura adequada, podem oferecer alimentação saudável, promover campanhas de vacinas dentro da empresa, ter plano de saúde com aspecto preventivo, incentivar o esporte, disponibilizar verba para incentivar o acesso à cultura, inclusão digital entre outros.

2.3. RH ATUANTE + EMPRESA PREOCUPADA COM PESSOAS = SUCESSO EMPRESARIAL E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL

Nesse pacote de satisfação dos funcionários temos remuneração, prêmios de produtividade, cestas básicas, pagamentos de cursos, participação nos lucros, seguros de vida, assistência odontológica, desenvolvimento de pessoas, diversas formas de reconhecimento, elogios e agradecimentos verbais.

Em contra partida os colaboradores trabalham motivados, comprometidos, eficientes, pois quanto maior for o seu desempenho maior serão os ganhos e o reconhecimento, essas ações contribuem para o sucesso do empreendimento, pois quanto mais a empresa investe e cuida dos seus funcionários, mais ela pode contar com eles. É uma relação ganha – ganha.

2.4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com