TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Qualidade

Dissertações: Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

gestão de sistemas da qualidade

Todas as preocupações da qualidade, que evoluíram com o tempo, foram complementando-se ao longo desta evolução, possibilitando a aplicação de todos esses conceitos em um sistema de gestão da qualidade (SGQ) único. Um SGQ deve suportar a estratégia da organização, dando subsídios para a tomada de decisões e a melhoria contínua.

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado” William Edwards Deming.

Uma grande referência para esta implementação e que possui estas características é a NBR ISO 9001. Essa norma orienta a empresa a trabalhar focada na satisfação de seus clientes, na melhoria contínua e no gerenciamento por processo. A abordagem por processo permite à organização gerenciá-los e aprimorá-los, principalmente por meio do monitoramento de seus objetivos e indicadores, os quais, por sua vez, dão subsídio à alta direção e às lideranças para a tomada de decisões e para a definição de ações de correção, prevenção e melhoria. Isso porque, segundo um dos gurus da qualidade, William Edwards Deming, “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.

Entre outros benefícios que a implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001 pode trazer, podemos citar o aumento da produtividade. Lembrando que produtividade não é somente produzir com rapidez e em grande quantidade, mas produzir com qualidade a custo baixo e no menor tempo possível. Com os processos e as responsabilidades melhor definidos e o acompanhamento e a atuação sobre os indicadores estabelecidos, é possível diminuir o retrabalho e os custos e, consequentemente, entregar um produto ou serviço que satisfaça as necessidades e expectativas dos clientes, promovendo sua satisfação.

Para que o SGQ realmente agregue valor ao negócio, o atendimento aos requisitos deve envolver toda a organização, em todos os níveis hierárquicos. Isso facilita a obtenção do comprometimento para com os padrões estabelecidos, além de promover o desenvolvimento das pessoas, melhorando seu desempenho individual e, consequentemente, o de toda a organização. É de extrema importância o apoio da alta direção e o envolvimento ativo dos líderes da empresa também. É um conceito que precisa ser levado a todos, de forma a demonstrar seus reais benefícios, os quais podem ser resumidos a:

• Melhoria na transferência interna de conhecimentos e no desenvolvimento de competências

• Melhoria da moral e da motivação da equipe, já que todos entendem o porquê de suas atividades

• Redução dos custos com qualidade (evitando retrabalho e reclamações)

• Aumento da competitividade

• Aumento na satisfação dos clientes

• Aumento na rentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com