TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Em Marketing

Trabalho Escolar: Gestão Em Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  9.425 Palavras (38 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 38

1 Tema

Implementação de vendas com a utilização da estratégia Promocional e Publicitária.

1.1 Delimitação do Tema

Vantagens que podem ser obtidas com a Implementação de vendas por meio de Promoções e Propagandas no segmento de Perícia Veicular.

1.2 Problema

Com a liberação do governo da perícia veicular, ocasionou forte concorrência no setor, o que fez com que muitos empresários não alcançassem o número desejável de clientes. Este quadro pode ser revertido de forma significativa com a utilização de promoção e propaganda.

1.3 Justificativa

Com o surgimento de uma grande demanda no segmento de Perícia Veicular, o mercado se tornou competitivo, de modo que há necessidade de se diferenciar em meio a uma forte concorrência. Com a utilização de uma estratégia promocional e publicitária desenvolvida a partir de uma análise de mercado, de seus produtos e local onde está situada, será possível definir o público alvo da campanha, para que, a marca fique ainda mais em evidência, garantindo o reconhecimento e a credibilidade de seus serviços.

1.4 Objetivo Geral

Analisar fatores que poderiam aumentar o reconhecimento da marca e alavancar as vendas por meio da Promoção e Propaganda no segmento de Perícia Veicular.

1.5 Objetivo Específico

• Melhorar os resultados da empresa, conquistar e fidelizar clientes.

• Disseminar e aumentar a amplitude de conhecimento da marca.

• Passar credibilidade para o cliente.

1.6 Hipótese

A empresa pode obter destaque entre a concorrência utilizando campanhas publicitárias, promoções e estratégias de marketing, possibilitando maior atração e retenção dos clientes.

1.7 Metodologia

A fundamentação do trabalho se dará por meio de pesquisas literárias, artigos, revistas, sites e por fim uma pesquisa de campo, que será realizada com pessoas físicas e revendedoras de automóveis da cidade de São José dos Campos, medindo o reconhecimento de marca da empresa de perícia e de acordo com as opiniões dos entrevistados, qual seria o fator que tornaria possível a mudança de empresa prestadora do serviço. Após uma análise dos resultados, será traçada a estratégia de marketing.

2 Marketing

2.1 Conceito

Segundo a American Marketing Association apud Kotler, o marketing é o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços, é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e o público interessado.

O marketing também pode ser entendido como o processo social voltado para satisfazer as necessidades e os desejos de pessoas e organizações, por meio da criação da troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram o valor para as partes envolvidas no processo.

Portanto, o conceito de marketing pode ser entendido como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.

Segundo Kotler (1998, p.37), o conceito de Marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo, assim as necessidades e desejos dos mercados alvos.

Tendo em vista que sempre deve-se satisfazer a necessidade e desejos do mercado, então se faz necessário um prévio estudo referente ao público alvo afim de sempre estar a um passo a frente de seus concorrentes.

O marketing interessa a todos, independentemente do que se ofereça sejam bens, serviços, eventos, experiências, lugares, propriedades, organizações informações ou idéias.

2.1.2 Origens

Apesar de encontrarmos as suas raízes ao longo da história da humanidade, na própria gênese do comércio, o marketing é um campo de estudo novo se for comparado com os outros campos do saber. O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais de administrar a nova realidade oriunda da Revolução industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores.

Neste estágio o marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente a sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de escolha e a concorrência era praticamente inexistente. Tal realidade manteve-se inalterada até fins da Segunda Guerra Mundial quando, então, reagindo ao crescimento da concorrência, mercadólogos começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com os seus consumidores .

No principio a intenção do marketing era simplesmente vender, produzir mais para vender mais. Hoje há uma diferença entre marketing e o simples ato de vender. Marketing é desde planejar a hipótese de criação de um produto até o pós venda, a empresa e os profissionais de marketing traçaram estratégias em que continuem satisfazendo as necessidades e desejos do cliente para criar relacionamento com o mesmo e assim fideliza-lo. Já vender é o simples gesto de trocar um produto por dinheiro.

2.1.3 A que se Aplica o Marketing

Para Kotler & Keller (2006, p. 6:7) Os profissionais de marketing envolvem-se nas áreas de: bens tangíveis ou produtos, para que a produção seja adequada à demanda como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com