TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Sustentável de Resíduos

Por:   •  29/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

  Gestão Sustentável de resíduos

        O setor da construção civil hoje é um dos que mais afetam ao meio ambiente, devido á implantação dos projetos que degradam a cobertura vegetal, as águas, o solo e consequentemente a fauna e flora, além do descarte indevido de resíduos sólidos de várias naturezas e tipos, e da interferência que pode ocasionar no ambiente social.

Diante desses fatos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305 de 2010 determina a obrigatoriedade da gestão de resíduos sólidos para grandes geradores:

Art. 20. Estão sujeitos à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos:

III - as empresas de construção civil.

Empresas com responsabilidade socioambiental implantam a Gestão Sustentável de resíduos sólidos para diminuir e/ou eliminar os impactos ambientas gerados durante a construção de algum empreendimento, buscando soluções e destinações corretas para os seus resíduos.

A Gestão Sustentável de resíduos que é implantada pela RNV Resíduos tem o intuito de adotar medidas e ações para minimizar os impactos gerados pelos resíduos sólidos da construção civil, buscando uma melhoria ao meio ambiente. Para o controle ambiental das atividades potencialmente poluidoras   a RNV propõe um conjunto de procedimentos de gestão monitoramento e fiscalização com o intuito de padronizar e auxiliar a proteção e a recuperação do meio ambiente.

Durante o processo de implantação da gestão sustentável a RNV utiliza ferramentas desenvolvida por eles, para diagnosticar semanalmente a situação de momento dos itens relevantes para a correta gestão dos resíduos, sendo eles:

  • Organização e Limpeza;
  • Segregação dos Resíduos na Fonte de Geração;
  • Destinação interna em Bag’s e Baias ou locais definidos para tal;
  • Nível de conscientização dos trabalhadores;
  • Destinação final correta e documentada (CTR’s)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com