TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de demanda

Por:   •  16/11/2015  •  Artigo  •  3.813 Palavras (16 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 16

Gestão de Demanda

Duan Gomes de Azevedo (Uezo)

duan_gomeseng@hotmail.com

Luiza Helena da Silva Rios (Uezo)

luizasilvarios@gmail.com

Natália Pereira de Almeida Veiga (Uezo)

natyry@hotmail.com

Roberta A. Palermo Fernandes (Uezo)

roberta_anas@hotmail.com

Tayna Vidon de Sousa Machado ( Uezo)

taynavidon@hotmail.com

Resumo

    Gerenciamento de demanda é uma ferramenta substancial para a produção, com o uso dela é possível prever a demanda e com isso melhorar o desempenho de uma empresa quanto ao atendimento ao mercado assim como diminuir os gastos com a produção. Para estabelecer uma gestão plena da demanda é necessário que exista integração total entre todos os setores da empresa, pois com isso o tempo de resposta a uma oscilação da demanda será mais rápido, podendo ser aplicado uma gestão de estoque muito mais coesa e pertinente.

    Os diferentes métodos utilizados para prever a demanda futura são o que proporcionam uma boa previsão da demanda, porém não são só as previsões da demanda que influenciam a gestão de demanda existe também outros fatores que geram influencia como as promessas de prazos, comunicação com o mercado, influência da própria empresa sobre o mercado e a priorização e alocação. É essencial para qualquer empresa estar a par de quais os fatores que afetam sua demanda e qual a melhor forma de gerir e entender esses fatores.

Palavras Chave: Demanda , Empresas , Influência .

 Abstract

Demand management is a substantial tool for production, with the use of it is possible to predict the demand and thus improve the performance of a company with regard to the attendance to the Market as well as lower production costs. To establish a fullmanagement of demand is needed that there is tight integration between all sectors of the company because the response time to na oscillation of the demand will be faster, and can be applied na inventory management much more cohesive andrelevant.

The diferente methods used to predict future demand are what provide a good forecast of the demand, but it is not  just the demand forecast that influence the management of demand there i salso other factors that generate influences how the promises of deadlines, communication with the Market the company`s ows influenceon the Market and the prioritization and allocation. It is essential for any company to be aware of what factors affect your demand and how best to manage and understand these factors.

Keywords : Demand , companies, Influence .


1- Introdução

   O gerenciamento da demanda é um processo utilizado para gerar projeções do mercado e determinar os caminhos do modo a chegar ao patamar de atendimento a demanda desejado. Essa gestão é obtida através dos esforços de diversas áreas de uma empresa para o monitoramento da demanda e das influências e variações sofridas por ela, afim de satisfazer suas necessidades.

   O monitoramento do mercado torna possível o feedback das informações e assim prever suas variações dando assim condições de adaptar o horizonte da empresa no curto, médio e longo prazo. Para adaptar a esse horizonte pretendido são utilizados métodos de previsão de demanda, que tentam decifrar o comportamento da demanda de modo que adeque a produção para melhor planejar a produção.

   Com a projeção de mercado consumidor proporcionado pela gestão de demanda são sanados grandes problemas encarados pelo planejamento, são eles: “o quê”, quanto e quando produzir. Este estudo carrega consigo um nível maior de confiança que o apenas as opiniões, pois trabalha com fatos.

   Ligado ao fator de produção o sistema de gestão de demanda tem função fundamental no sistema de gestão de estoques, pois com a provisão da demanda é possível obter em seguida a previsão do estoque necessário para atender todo o universo de consumo alcançado, logo permite que sejam definidos locais de armazenamento, recursos dirigidos ao estoque, proporcionando um nível auto de interação entre diversas áreas da empresa.

   Este artigo procura conceituar e expor como funciona a gestão de demanda, apresentar seus métodos e estudar uma situação onde a gestão de demanda é aplicada de forma eficaz conseguindo melhorar o desempenho de uma empresa no interno e externo, tornando-a competitiva.

2.0 -Fundamentação teórica

2 .1- Gestão de demanda

Gerir a demanda de uma empresa é uma das atividades mais difíceis na cadeia produtiva. O resultado das decisões sobre a demanda influencia diretamente os outros processos da empresa. Por exemplo, um aumento da demanda pode diminuir os estoques, caso estes estejam altos, ou ainda puxar o aumento de produção, através do aumento da capacidade. Com o aumento de produção pode ser necessário mais serviços de transporte, trazendo maior necessidade de gerenciamento como um todo. Por outro lado, se a demanda diminui pode-se aproveitar o momento para ajustar a carteira de pedidos ou programar uma manutenção nas linhas de produção. Aproveitando-se, portanto, este período de baixa no mercado. Isso tudo depende certamente do adequado planejamento de médio e longo prazo.

A demanda de um determinado bem é dada pela quantidade de bem que os compradores desejam adquirir num determinado período de tempo. A demanda não é uma variável sob-controle direto do fornecedor e tem um impacto significativo na cadeia de suprimento. Ela é influenciada por fatores tais como preços praticados pelas concorrentes, publicidade, nível de atividade econômica, necessidades momentâneas do cliente, acessibilidade do serviço, etc.

A Gestão da Demanda está relacionada com a habilidade de prever a demanda, com o canal de comunicação com o mercado, no poder de influência sobre a demanda, na habilidade de cumprir prazos, e de priorizar e alocar os recursos disponíveis.

A demanda da empresa também deve ser gerenciada. Algumas das razoes apontadas foram:

- Poucas empresas são tão flexíveis que possam, de forma eficiente, alterar de forma substancial seus volumes de produção ou o mix de produtos produzidos de um período para o outro, de forma a atender as variações de demanda, principalmente no curto prazo;

- Para muitas empresas, principalmente aquelas multidivisionais, ao menos parte da demanda não vem do ambiente externo, mas de outras divisões ou de subsidiarias, o que permite esforços de administração dessa demanda;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (425.2 Kb)   docx (371 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com