TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento Hirotaka Takeuchi Ikujiro Nonaka Cap. 2

Por:   •  4/4/2022  •  Resenha  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

Slide 1.                 Docente: Fabricia Gladys, Discente: Joshua Duarte e Leo Mesquita.

Alma mater: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Slide 2.                 A obra a ser apresentada será o Capítulo 2 “A EMPRESA CRIADORA DE CONHECIMENTO” do livro “Gestão do Conhecimento” cujos autores são HIROTAKA TAKEUCHI e IKUJIRO NONAKA, cuja Alma mater é a Universidade Hitotsubashi, Japão.

Slide 3.                 O Capítulo 2 é dividido em 4 tópicos: 

  • A EMPRESA CRIADORA DE CONHECIMENTO: Fala basicamente das vantagens da abordagem de marketing japonês em relação a abordagem de marketing ocidental.
  • A ESPIRAL DO CONHECIMENTO: Fala que a importância de tornar o conhecimento pessoal disponível para os outros é a atividade central da empresa criadora de conhecimento. Também aborda as diferenças entre os conhecimentos “tácito” e “explicito” e como transformar um desses conhecimentos no outro e vice e versa.
  • DA METÁFORA AO MODELO: Fala sobre como colocar a ideia dos executivos da empresa na mente dos demais funcionários. Isso se dá por meio de um slogan oficial que representa a mentalidade executiva. Este slogan estará disponível na logo, na marca d’água, nos documentos oficiais e nas propagandas de marketing da empresa.

Exemplos de slogans de grandes empresas:

  • Apple: “Pense Diferente”;
  • Microsoft: “Seja o próximo”;
  • Tesla: “É mais do que elétrico”;
  • Google: “Não seja mal”;
  • Amazon: “trabalhe duro, tenha diversão, faça história”;
  • Facebook: “é grátis e sempre será”;
  • SpaceX: “Melhor do que nada”.
  • DO CAOS PARA O CONCEITO: GESTÃO DA EMPRESA CRIADORA DE CONHECIMENTO: Fala sobre como os executivos devem transmitir suas ideias de forma minimalista e redundante. Sem insistência desnecessária nas mesmas ideias sem excesso de palavras e de expressões.

Slide 4.         O Capítulo 2 apresenta a perspectiva prática de como as empresas líderes atuam na criação de novos conhecimentos.  Amplamente baseado em estudos de casos, enfatiza a importância das metáforas, do caos e dos administradores medianos no processo de criação do conhecimento. O capítulo aborda o contexto de que em uma economia onde a única certeza é a incerteza, apenas o conhecimento é fonte segura de vantagem competitiva.

Slide 5.                 No entanto, poucos gerentes compreendem a verdadeira natureza da empresa que cria conhecimentos – e muito menos sabem gerenciá-la. De acordo com o teórico organizacional japonês Ikujiro Nonaka, o problema é que a maioria dos gerentes ocidentais tem uma visão muito estreita do que seja conhecimento e da maneira como as empresas são capazes de explorar esse conhecimento.

Slide 6.         Geralmente, os executivos de empresas tendem a acreditar que o único conhecimento útil são os dados "duros" (ou seja, quantificáveis). E veem a empresa como uma espécie de máquina de "processamento de informação”. Contudo, há uma outra maneira de raciocinar sobre o conhecimento e seu papel nas organizações empresariais. Ela é encontrada mais frequentemente nas empresas japonesas de grande sucesso, como Honda, Canon, Matsushita e Sharp. Os gerentes nessas empresas reconhecem que a criação de novos conhecimentos não é apenas uma questão de "processamento" mecanicista de informações objetivas. Os meios para o uso desse conhecimento geralmente são "suaves" assumindo a forma de slogans, metáforas e símbolos - mas são ferramentas indispensáveis à inovação contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com