TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica laboral

Por:   •  4/1/2016  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  1.171 Visualizações

Página 1 de 2

GINASTICA LABORAL

A questão da saúde do trabalhador é pouco relevante para maioria das empresas brasileiras, isso é comprovado quando um funcionário é submetido ao exame admissional ou demissional. Gradativamente as empresas em geral almejam por um lucro cada vez maior, para obter isso empoem a seus funcionários metas cada vez mais audaciosas. Com o objetivo de conquistar o reconhecimento e valorização em seu meio de trabalho, os funcionários fazem de tudo para poder cumprir as metas a eles impostas deixando de lado a sua saúde física e mental. No ramo da construção além de ser necessário o trabalhador utilizar bastante força braçal, essa muitas vezes não suportada por seu corpo, executam algumas atividades de movimentos repetitivos, ficando assim bastante propensos a adquirir uma DORT ou qualquer outra doença ocupacional.

A ginastica laboral surgiu não apenas com intuito de combater os problemas de saúde do trabalhador relacionados ao esforço prolongado e os movimentos repetitivos, mas também como método de prevenção. Por ser uma atividade física de baixa intensidade, não exige troca de uniformes ou locomoção para outro ambiente. Ela é composta por exercícios físicos educativos de alongamentos, respiração, relaxamento muscular, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos musculares envolvidos nas tarefas operacionais, reeducação postural, e flexibilidade das articulações. Além de trazer benefícios para o corpo, a ginastica laboral também proporciona uma melhoria ao psicológico, aumentando a concentração e a autoestima, e diminuindo os níveis de estresse causados no trabalho, uma vez que promove a descontração e interação entre os trabalhadores. A ginastica laboral não traz benefícios apenas aos trabalhadores, mas também a empresa, com a saúde do funcionário em bom estado a produtividade aumenta e os afastamentos causados por doenças ocupacionais diminuem.

QUAIS AS FORMAS DE MOTIVAÇÃO PARA AUTOCUIDADO E PARTICIPAÇÃO

        Primeiramente a própria empresa deveria analisar o custo/benefício que obteria se todos os seus funcionários participassem do programa de ginastica laboral. Pois além de trazer benefícios aos funcionários a empresa também se beneficia.

Benefícios para empresa: Redução de faltas dos funcionários por problemas de saúde; Redução de afastamentos do trabalho causados por doenças ocupacionais; Redução de estresse no ambiente de trabalho; Aumento da produtividade; Aumento de concentração; Aumento da moral e lealdade dos funcionários; Melhoria da imagem da empresa.

Benefícios para funcionários: Aumenta a disposição e o ânimo para o trabalho; Promove a sociabilização e a integração entre as pessoas; Minimiza os vícios posturais; Melhora flexibilidade e mobilidade articular; Previne fadiga muscular; Contribui para maior eficiência no trabalho.

                O SESI é referencia em todo o país quando o assunto é ginastica laboral. Já ganhou oito vezes consecutivas (2006-2014) o premio Marca Brasil promovido Trio International Distinction. Segundo conversa com o educador físico e também responsável pelo setor de qualidade de vida do SESI Advan Gonçalo, as melhores maneiras de motivar os funcionários a participarem da ginastica laboral são: participação dos gestores/líderes e atividades lúdicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com