TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança De Processo

Artigos Científicos: Governança De Processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Governança de Processo

O que é?

O que é Governança?

Governança deriva do termo governo, e pode ter várias interpretações, dependendo do enfoque. Segundo o Banco Mundial, “governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejar, formular e programar políticas e cumprir funções”. -- http://www.significados.com.br/governanca/

O que é Governança de TI?

Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com o objetivo de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança e desempenho. -- http://www.significados.com.br/governanca/

Para que serve?

Serve basicamente para garantir o controle do portfólio de TI como projetos, processo, serviços, ativos entre outros, tendo sua natureza sistêmica o que faz com que exista elementos conceituais e inter-relacionado que tem o objetivo de melhorar e dar controle aos objetivos propostos.

Segundo Paim et al. os elementos conceituais e inter-relacionado são:

• Estratégia;

• Estrutura organizacional;

• Indicadores de desempenho;

• Competências;

• Ativos de informação e conhecimento.

Conceito de governança de processo

É considerada uma ferramenta muito importante para o auxílio de gestão empresarial, por meio de seus elementos conceituais alinha e orienta a gestão de processo de uma organização, tem o objetivo principal de organizar a tomada de decisão da solução, segue algumas definições.

Segundo Harmon(2008), a governança é “a organização do gerenciamento e refere-se aos objetivos, princípios e mapas organizacionais que definem quem pode tomar quais decisões, assim como as políticas e regras que definem ou restringem o que os gerentes podem fazer”.

Segundo Jeston & Nelis (2008), a Governança de Processos consiste em um “instrumento que garante o bom desempenho dos processos, dos projetos de processos e da estratégia, assim como o alinhamento de todos eles entre si”.

Segundo Richardson (2006) define Governança de Processos como “um conjunto de regras que estabelecem ou governam a forma como uma organização deve conduzir uma determinada função do negócio” e “um conjunto de diretrizes e recursos que uma organização utiliza para facilitar a colaboração e a comunicação durante a execução de iniciativas de processos”.

Segundo Barros (2009), Governança de Processos é “um framework que organiza e define os elementos: papéis e responsabilidades, padrões, tarefas, estrutura organizacional, objetivos, mecanismos de controle e mecanismos de avaliação, de forma a viabilizar a Gestão de Processos como elemento cotidiano de gestão nas organizações com o objetivo de melhorar a performance de seus processos”.

Referências para a governança de processo

A governança de processos é referenciada por alguns modelos de referência existentes como:

• BPM CBOK®

o Organização de Gerenciamento de Processos

o Gerenciamento de Processos Corporativos

• BSC Balanced Scorecard

• SCOR

• eTOM

Essas referências têm uma grande importância ajudando a facilitar na criação, na manutenção e na decomposição dos processos e sub-processos. Existe também modelos que focam na maturidade organizacional da Gestão de Processo de negócio, como:

• BPMM (Fortemente inspirado na CMM)

o Orienta a organização na direção do amadurecimento de seus processos usando níveis como no CMM

o Os níveis são:

 Nível 1: Inicial,

 Nível 2: Gerenciado,

 Nível 3: Padronizado,

 Nível 4: Previsível,

 Nível 5: Inovador.

Segundo Jeston & Nelis (2008) abordam também um modelo de maturidade e seis fatores críticos para as disciplinas de BPM, cada fator desse tem suas áreas de capacitação, segue imagem.

Segundo Barros (2009) existe uma união dos conjuntos inter-relacionados que são:

• Papéis e Responsabilidades;

• Padrões;

• Estrutura;

• Tarefas;

• Objetivos;

• Mecanismos de Controle;

• Mecanismos de Avaliação.

Aplicabilidade

Por meio da Governança de Processos, é possível estruturar e gerenciar processos de forma a atender os objetivos de negócio e criar valor para a organização, Facilitando o entendimento das interações entre as áreas, papeis e responsabilidades de cada ator na organização

Certificação

O CBPP® é uma certificação profissional registrada da ABPMP International que atesta conhecimento, experiência e prática em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management). Baseia-se em um programa de certificação padronizado mundialmente que reconhece que um profissional atendeu pré-requisitos de experiência em gerenciamento de processos e possui conhecimento e habilidade para articular princípios e práticas definidos no Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento da ABPMP: o BPM CBOK. A certificação CBPP é uma conquista pessoal, não é uma organização ou unidade de negócio que é certificada.

Bibliografia

http://sysdatainformatica.blogspot.com.br/2012/03/natureza-sistemica.html

Implantando a governança de ti – Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladmir ferraz de abreu

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »