TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrotecnia e Recursos Ambientais

Por:   •  14/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Aluna

Aline Paula de Oliveira

Palestrante

Regimeire Freitas Aquino

Assunto

Hidrotecnia e Recursos Ambientais

Data da Palestra

14/04/2016

No dia 14 de abril de 2016, a professora Regimeire Freitas Aquino ministrou uma palestra sobre o tema “Hidrotecnia e Recursos Ambientais”. Inicialmente, ela apresentou as disciplinas que tratam do assunto e falou um pouco sobre a importância dos conhecimentos nessa área para a formação de um bom engenheiro civil.

A primeira disciplina citada foi Hidrologia, que tem a carga horária de 30 horas e aborda os seguintes temas: ciclo hidrológico, bacias hidrográficas, balanço hídrico, precipitação, evapotranspiração, infiltração da água no solo, escoamento superficial, vazão de enchente, regularização de vazão e regionalização de vazão. O único pré-requisito para cursar essa disciplina é já ter cursado estatística básica, porém foi recomendado cursar hidráulica antes também, para ter um maior aproveitamento do conteúdo.

A segunda disciplina citada foi Drenagem de Águas Pluviais, cujos temas abordados são: gestão e planejamento da drenagem de águas pluviais, geomorfologia da paisagem fluvial, chuva de projeto, vazão de projeto, redes de macro e micro drenagem, bueiros e reservatório de detenção de água pluvial.

A terceira disciplina tratada pela palestrante foi Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos, que trata dos seguintes temas: panorama dos recursos hídricos do Brasil, aspectos institucionais e legais: PNRH, organização e atuação de comitês de bacia hidrográfica, instrumentos de gestão dos recursos hídricos: cobrança pelo uso da água e outorga e planejamento de recursos hídricos: planejamento integrado e participação do usuário.

A palestra foi muito interessante e esclarecedora, além de dar um panorama do que será estudado nos períodos mais à frente. Foi interessante entender um pouco mais sobre hidrotecnia e perceber o quão importante esse tema é quando se trata de planejar e executar um projeto, enriquecendo assim, os conhecimentos do engenheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com