TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Valoração Econômica dos Recursos Ambientais

Por:   •  30/1/2019  •  Resenha  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestrado em Sustentabilidade

Matéria: Valoração Econômica dos Recursos Ambientais

Aluna: Renata Raissa Gurian Lenço                RA: 18454280               Data: 01/10/2018

RESENHA

A relação entre as novas tecnologias, Celulares e Inteligência Artificial.  

        

As novas tecnologias têm um papel a ser questionado por todas as pessoas. Elas são muito boas na medida em que podem, por exemplo, salvar vidas. Nesse sentido, um médico que está na França pode operar uma pessoa nos Estados Unidos, manipulando os instrumentos pelo computador.

Uma vídeo-chamada pode encurtar distâncias afetivas e de trabalho e o celular coloca - o que a maioria das pessoas julga importante – na palma das mãos: ligações, mensagens, e-mails, acesso a serviços bancários, aplicativos de pedido de comida, de transporte etc.

O que no passado seria o sonho de qualquer empresário é hoje o sonho de toda criança que mal aprende a falar e andar. Penso que o celular, em especial o smartphone, é uma das invenções mais transformadoras dos últimos tempos até o momento. Acredito que a maioria das pessoas não percebeu do que ele seria capaz e do quanto seria necessário tão logo ele chegou.

No entanto, essa necessidade tem um alto preço a ser pago. Seja pela falta de privacidade a que nós mesmos nos submetemos ao utilizarmos redes sociais e deixarmos com que os smartphones sejam uma forma de dominação, seja pelo custo ambiental da extração dos metais necessários para a fabricação dos celulares.

A falta de privacidade a que nos submetemos é assustadora e alarmante. Os apps  e alguns mecanismos como o Google, controlam nossa vida descaradamente, com a nossa permissão. E na medida em que o tempo passa, ficamos mais dependentes dessas ferramentas, e menos capazes de articular ideias e pensamentos. A máquina faz tudo por nós.

E essa perspectiva também causa inquietação no sentido que de futuramente poderemos ser substituídos pelas máquinas. Max Tegmark em seu texto afirma que a inteligência artificial geral, superior à humana, em poucas décadas, superará a humana.

E como já mencionado, ela pode ser muito útil. No entanto, penso que ela pode ficar totalmente descontrolada e ter um bug, e imagino que as consequências não são de todo previsíveis.

E tocando no assunto da imprevisibilidade, já em relação ao dano ambiental na fabricação dos celulares, acima mencionado, o dano é muito extenso. Inicia-se pelo fato de que há um mercado consumidor mundial e ávido por inovações, novos modelos e cores. A tecnologia está muito ligada ao consumismo, vez que possuir uma determinada tecnologia ou marca indica seu status social perante todos, e não possuí-la, pode ser causa de sua exclusão em um grupo.

Somado a isto, falando apenas sob o aspecto da extração dos minérios, a extração nem sempre ocorre de forma regularizada, e as pessoas submetidas a esse trabalho nem sempre são titulares de digna condição. Além do que, a extração de minério gera muitas substâncias nocivas à saúde.

Sendo assim, não se percebe em nenhum aspecto a sustentabilidade social, e tampouco a ambiental. E como diria Richard Sennett: “Não queremos enfrentar que o gratuito significa sempre uma forma de dominação”.

Nesse contexto, podemos extrair que a tecnologia, representada neste texto pelo aparelho celular, não engloba apenas seu custo de produção. Ele é a somatória de toda uma degradação social e ambiental, do enriquecimento de grandes indústrias nas custas da saúde de muitos trabalhadores que detém condições análogas a escravos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com