TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Desenho Técnico

Por:   •  19/8/2020  •  Artigo  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

Desenho técnico desde os primórdios.

Mayra Ribeiro da Silva,mayra2138502@dicesnte.uemg.br UEMG *

Resumo

Os desenhos livres praticados pelos artistas são diferentes dos desenhos técnicos, que seguem as normas da representação gráfica. A pintura é uma arte que expressa formas e ideias graficamente na forma de esboços ou com o auxílio de ferramentas e seguindo certas normas. O desenho de tecnico se tornou uma ferramenta muito poderosa e tem sido desenvolvido por muitos anos de acordo com o padrão gráfico, mas seu desenvolvimento certamente tem espaço para melhorias.

Palavras chaves

Desenho técnico, normas, representação gráfica.

  1. INTRODUÇÃO

O desenho livre (figura 1) praticado pelo artista é diferente do desenho técnico, que segue a especificação da representação gráfica. A pintura é uma arte que expressa formas e ideias graficamente na forma de esboços ou com o auxílio de ferramentas e seguindo certas normas. O desenho técnico torna-se assim, o elemento de expressão e comunicação, ou de ligação, entre o projeto e a execução (SILVA, 2001).

Figura 1- desenho livre

[pic 2]

Fonte: Google (2020)

Para Ulbricht (1992) Apud Silva (2001), o desenho técnico é uma linguagem de expressão gráfica que permite a transmissão de informações técnicas entre indivíduos. Sendo assim o desenho técnico é a única forma eficiente e segura de transmitir ideias e soluções para projetos.

 A disciplina de Desenho Técnico, mesmo fazendo parte das matérias do básico das engenharias, é uma ferramenta imprescindível para formação profissional dos engenheiros que utilizam o desenho para criar, transmitir, interpretar e analisar informações (MORAES, 2001).

A base do desenho técnico é universal. Em outras palavras, eles são independentes da cultura nacional e das leis para promover a globalização do conhecimento. Portanto, o domínio do conhecimento padrão das diretrizes de projeto técnico complementará a formação dos engenheiros.

2. OBJETIVO

Este estudo foi realizado com a finalidade informativa sobre a história do desenho desde os primórdios até os dias atuais. Como eram os primeiros desenhos, o que se entendia de desenho naquela época, como os desenhos técnicos tomaram formas e como são empregados atualmente.

Um exemplo de como os primeiros desenhos eram, figura 2, são chamados de desenhos rupestres onde os homens manifestavam suas expressões, cenas de caça e o mundo a sua volta.

Figura 2- desenho rupestre.

[pic 3]

Fonte: Pinterest (2020)

Figura 3, o desenho técnico tem como finalidade a representação dos objetos o mais próximo do possível, em formas e dimensões.

Figura 3- desenho técnico

[pic 4]

Fonte: viva decora (2020)

3. METODOLOGIA

Conteúdo feito a partir de pesquisas sobre a história do desenho técnico. O método usado para a realização desse artigo foi por meio de pesquisas seguidas de uma elaboração da junção de cada informação obtida. De forma que as explicações sejam claras e informativas, com uma abordagem qualitativa.

4. HISTÓRIA DO DESNHO TÉCNICO  

Desde suas origens o homem comunica-se através de grafismos e desenhos. Os primeiros desenhos, chamados de rupestres, eram forma de expressar alegrias, medos, crenças, danças, caças... Uma forma de registrar ideias e tudo que havia a sua volta.

Mas ao longo dos anos a comunicação através do desenho foi mudando, evoluindo e dando forma também a um outro tipo de desenho, o desenho técnico. Que tem como funcionalidade a representação dos objetos como mais próximo real do possível, em formas e dimensões.

O desenho é uma forma de representar graficamente visões, formas e ideias, podendo ser executado a mão livre ou por meio de instrumentos e software.

 Surgiu estrategicamente a padronização das representações gráficas, de modo que as soluções propostas possam ser entendidas pelo desenho técnico. O desenho técnico é uma linguagem de expressão gráfica que permite a transmissão de informações técnicas entre indivíduos. Assim sendo a única forma eficiente e segura da transmissão de ideias e soluções para projetos de qualquer ramo das engenharias e da arquitetura. Ele é um facilitador da interpretação à nitidez e detalhes da comunicação escrita, deixando separadamente a expressão artística.

Apenas a partir do século XVIII foi que o desenho técnico foi totalmente separado da expressão artística e se tornou em uma linguagem técnica e sem ambiguidades, chegando ao estatuto de linguagem universal. Isso ocorreu após Gaspar Monge criar a geometria descritiva, figura 4, inicialmente usa na engenharia militar.

Figura 4- geometria descritiva

[pic 5]

Fonte: google (2020)

Sem a geometria descritiva, originalmente usada na engenharia militar, a enorme expansão da maquinaria do século XIX teria, provavelmente, sido impossível. Um exemplo de desenho de maquinaria pode ser observado na Figura 5.

Figura 5– Desenho de um objeto da US PATENT (1913),

mostrando duas vistas de um mesmo objeto.

 [pic 6]

 Fonte:(Wikipédia, 2007)

Geometria estava intimamente ligada à necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos de áreas rurais, e foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina (Wikipédia, 2007). Segundo HISTÓRIA (2007), a utilização das figuras geométricas e suas combinações se mostraram muito útil na determinação das áreas dos terrenos para fins de arrecadação de impostos. Um exemplo pode ser observado na figura 6, onde se visualiza um polinômio irregular.

Figura 6- Área de terreno irregular

[pic 7]

Fonte: (HISTÓRIA, 2007)

“A Geometria Descritiva fornece ao desenho técnico a base geométrica do estudo das relações espaciais que as formas tridimensionais apresentam em projeção, não visando expressivamente a solução de problemas técnicos. Mas é o desenho técnico que concretiza no plano do desenho, a descrição rigorosa das formas dos objetos, como meio de comunicação entre quem os projeta e quem os fabrica ou constrói” (COSTA, 2000).  

Todas as áreas técnicas usam o mesmo princípio da geometria em representações das mais variadas formas. Foram criadas normas para universalizar e padronizar todos os aspectos do desenho técnico que cada vez mais vai sendo aperfeiçoado e simplificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com