TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Informática

Exames: História Da Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.

Conceito da palavra "Informática"

A palavra surge, em meados do século XX, da junção de parte de duas outras palavras, informação e automática. Designa, assim, o processamento da informação por meios automáticos. O meio mais comum da utilização de informática são os computadores que tratam informações de maneira automática.

Origem da palavra informática

Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("Informática: processamento de informação").

Em 1966, o pesquisador russo Alexander Mikhailov (e colaboradores) chegou a utilizar o conceito "Informatika" relacionado a uma disciplina que estuda, organiza e dissemina a informação científica (ligada a Ciência da Informação). Entretanto, essa definição ficou restrita a antiga URSS e aos países do Bloco comunista.

A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.

Em português, a palavra Informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.

Há uma linha de pensamento que conduz o termo "informática" à junção dos conceitos "informação" e "matemática". A computação seria o meio tecnológico que possibilitou unir insumos informacionais com as ciências matemáticas.

História da Informática

A informática é a teoria ou ciência que trata tudo que se relacional com o processamento automático da informação. (Agenor Martins. 1991)

A origem da informática é recente, mas remota a pré-história. Mesmo sem saber por meio do aparecimento de caracteres, figuras letras e números eternizados em rochas. E depois no papiro e logo então no pergaminho; o homem armazenou dado e os guardou para o futuro, isto é deu-se inicio a informática.

A necessidade do homem de encontrar um meio de coletar e armazenar dados já vem desde o período pré-histórico com a utilização de pedras e palitos para fazer contagem. A informática se desenvolveu a partir do século XVII, em 1617 na Escócia, Napier criou as tabelas de multiplicação gravadas em bastões que foram a origem para o desenvolvimento das réguas de calculo criados em 1621, por Wiliam Oughtred.

Em 1642, na França Blaize Pascal desenvolveu uma máquina mecânica de cálculos que somava e subtraia. Em 1671 na Alemanha Gottfried Von Leibnitz aperfeiçoou a máquina criada por Pascal dando condições para que fossem feitas divisões e multiplicações. Dois séculos mais tarde no século XIX é que a informática teve seu devido valor, Joseph Marie Jaquard em 1801 gerou o conceito de armazenamento de informações por meio de placas furadas que podiam controlar teares, era o inicio da informática aplicada no trabalho. E finalmente chegamos ao computador em instrumento indispensável para a expansão da informática. Este um aparelho de Howard H. Aiken propôs a contrução com o propósito de calcular as trajetórias de projeteis para a guerra.

O computador que utilizava relés eletromecânicas e levou o nome de Acki, mas só ficou pronto dois anos após a guerra.

Nos Estados Unidos em 1946 John Mauchly e John Presper desenvolveram o ENIAC considerado o pai dos computadores modernos por ser o primeiro

Máquina analítica

Idealizada em 1833 por Charles Babbage, um professor da Universidade de Cambridge, considerado o "pai" da informática moderna, a máquina analítica era muito similar, em conceito, aos computadores atuais. Usava um sistema decimal e era capaz de realizar virtualmente qualquer operação.De acordo com o projeto, a máquina analítica de Babbage podia somar, subtrair, multiplicar e dividir em sequência automática a uma velocidade de 60 somas por minuto.

A máquina - quando construída - seguiria instruções programadas e seria mesmo capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com