TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Na Era Jurássica

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

História

Na Era Jurássica e eras posteriores aconteceram grandes transformações na Terra, que produziram grandes desastres matando animais, plantas e seres aquáticos. Quando esses morriam e eram soterrados, a pressão da terra e o tempo ia aos poucos transformando-os, fazendo com que perdessem suas características originais e que tornassem uma massa negra de Carbono. Essa massa formou o petróleo, estudado pela Engenharia de Petróleo.

Engenharia de Petróleo

A área da engenharia que trata de todos os ramos relacionados à produção de hidrocarbonetos, que podem ser óleo ou gás natural. As atividades são divididas geralmente em duas grandes áreas: upstream, refere-se às atividades de exploração e produção e downstream, que refere-se às atividades de refino e distribuição.

No Brasil, a profissão do engenheiro de petróleo é reconhecida pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – na sua Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973. Essa resolução, em seu art. 16, estabelece que o engenheiro de petróleo está habilitado a desempenhar todas as 18 atividades estabelecidas para o exercício profissional da engenharia, "referentes a dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas petrolíferas, transportes e industrialização do petróleo; seus serviços afins e correlatos".

Refino do petróleo

O processo básico de se obter os produtos do petróleo é através da destilação fracionada, onde aquece o petróleo e colhe os produtos obtidos através de um sistema de torre, dependendo da temperatura sai um tipo diferente de produto, a gasolina por exemplo, um dos principais produtos do Petróleo.

Gasolina

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos, formados por moléculas de menor cadeia carbônica e oxigenados, obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como o “cracking”, destilação e outros; também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. A gasolina é o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos, a faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 40 a 175 °C.

A Petrobras, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, que visam a melhorar a performance do combustível, através de formulações definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.

Referências Bibliográficas

Brasil Escola. Alves Líria. Gasolina. Acessado em 12 de fevereiro de 2015

Disponível em:  http://www.brasilescola.com/quimica/gasolina.htm

Wikipédia. Gasolina. Acessado em 12 de fevereiro de 2015

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gasolina

Wikipédia. Engenharia de Petróleo. Acessado em 12 de fevereiro de 2015

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_petr%C3%B3leo Engenharia de petróleo

Wikipédia. Petróleo. Acessado em 12 de fevereiro de 2015

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo Petróleo  

Guia da Carreira. Mota Mirian. Refinarias de Petróleo. Acessado em 12 de fevereiro de 2015

Disponível em: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/atualidades/refinarias-de-petroleo/ Refinarias de petróleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com