TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS DO AEROPORTO DE JIJOCA DE JERICOACOARA

Por:   •  1/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Instituto Federal do Ceará– IFCE Campus Acaraú

Curso Técnico em Meio Ambiente Turma: 3° Semestre

Disciplina: Impactos e Estudos Ambientais

Professor: José Neuciano Pinheiro






Vitória Lorraine Santos Barros

RESENHA SOBRE PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS DO AEROPORTO DE JIJOCA DE JERICOACOARA






Acaraú-CE

2019

Resenha sobre os impactos ambientais no aeroporto de Jijoca de Jericoacoara

O aeroporto de Jijoca de Jericoacoara está localizado no estado do Ceará, a 31,3 km do centro da cidade.

Os aeroportos devem atender às necessidades de mitigar o seu impacto ambiental, através de seu funcionamento e atividades, por eles exercidas. Para análise desses impactos é necessário a leitura do EIA-RIMA do empreendimento, porém neste caso, o mesmo não está disponível para consulta.  Tendo, assim, que ser analisado outras fontes.

Os aeroportos sofrem pela má qualidade do ar, devido à concentração da queima de combustíveis fósseis com a contribuição das aeronaves, veículos de manutenção e os veículos dos usuários. O aeroporto de Jericoacoara não possui controle sobre as emissões da frota e das emissões de gases poluentes por outras formas, deixando claro a necessidade de implementação de medidas para minimizar os impactos da poluição atmosférica gerada por suas atividades.  

Com relação aos impactos causados pelo descarte inadequado de efluentes (contaminação de águas subterrâneas, proliferação de doenças, mortandade da flora e fauna etc.), o aeroporto não informa se há um sistema de tratamento de efluentes, o que mostra uma grande problemática, já que esse é um dos principais impactos causados por aeroportos.

São diversos os tipos de resíduos gerados pelos complexos aeroportuários, com uma grande contribuição de riscos ambientais, e uma das soluções é estabelecer programas de reciclagem e de redução da quantidade destes resíduos. Já que eles devem ser responsáveis desde a geração até a disposição final. O aeroporto de Jericoacoara não possui Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que é uma exigência para o licenciamento. Não possui tratamento próprio de resíduos, não possui ações de educação ambiental para reduzir a geração dos mesmos e não informa se há local ambientalmente correto para a armazenagem. Porém, há coleta seletiva e desenvolve reciclagem para reduzir a geração desses resíduos.

A poluição sonora é o mais conhecido problema ambiental de um aeroporto. O aeroporto de Jijoca de Jericoacoara não possui o Programa de Monitoramento de Ruídos, que visa mitigar os efeitos da poluição sonora através da redução de ruído da fonte geradora. Impossibilitando a intervenção para mitigar os impactos gerados.

Com relação aos recursos hídricos, O aeroporto não é atendido pelo abastecimento público de água, tendo um sistema de captação através de poço artesiano. O uso indiscriminado da água obtida através de poços artesianos pode resultar no comprometimento do abastecimento ao longo prazo pela exaustão da capacidade de abastecimento e a retirada indiscriminada e de forma desordenada pode também ocasionar a contaminação do lençol freático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com