TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS NA EXTRAÇÃO DE AREIA

Por:   •  21/6/2017  •  Seminário  •  5.429 Palavras (22 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 22

Redução de Impactos Ambientais na Extração de areia

Allan Amorim Campos1; Darliana Ramos Leite2; Felipe Ferreira da Silva3; Gustavo Avelar Duarte4; Frederico dos Santos Moreira5; Sabrina Cristina Silva Freitas6;

Larissa Ribeiro Herzog7 (Orientadora)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

1allanamorimcampos@hotmail.com; 2darlianaita@hotmail.com; 3filipefs30@gmail.com; 4guavelarduarte@hotmail.com; 5fred.seguros@gmail.com; 6sabrinazephyr89@gmail.com;

 7larissa.herzog@prof.unibh.br

____________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

A mineração é considerada um dos setores básicos da economia no Brasil. A atividade minerária fornece matéria-prima para a indústria, sendo que vários produtos, desde os mais simples aos mais complexos, têm origem mineral. Os produtos mais minerados no Brasil, em volume, são areia e a pedra britada. (MACÊDO, BAZANTE, BONATES, 2001).

As atividades de extração de areia são de grande importância para a sobrevivência do homem moderno, tendo presença contínua em suas atividades, além do crescimento excessivo e constante para a construção civil, mas igualmente responsáveis por impactos ambientais negativos, alguns inclusive irreversíveis. Apesar de existirem normas ambientais para a realização dessas atividades, as áreas exploradas sofrem modificações irreversíveis. A abertura de imensas crateras para a extração alteram o relevo, podendo causar grandes erosões. Depois de exploradas, algumas áreas são abandonadas sem o devido cumprimento das normas e leis ambientais.

Por outro lado, um dos grandes desafios ambientais atualmente, é permitir o atendimento a crescente demanda deste bem, procurando melhorar a produtividade do processo de exploração de areia e outros, uma vez que estes recursos naturais são limitados, e muito passíveis de esgotamento nos próximos anos.

Os recursos naturais são os principais recursos de um país na geração de riquezas e de extrema importância para o desenvolvimento de um determinado local, sendo utilizados como matéria-prima para diversos segmentos do setor industrial, construção civil, além de serem aproveitados como fontes energéticas. No entanto, a extração dos minerais desencadeiam uma série de problemas socioeconômicos, afetando diretamente a natureza e a qualidade de vida da população.

Fato é que não se pode recusar o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis e economicamente exploráveis. Sendo assim, é imprescindível a realização de estudos de controle ambiental, visando identificar áreas de preservação necessárias e a implementação de medidas de controle capazes de reduzir os impactos negativos sobre os recursos naturais para que se possa utilizá-lo de maneira sustentável.

Este artigo busca relatar e discutir uma perspectiva de trabalho de diversas áreas do conhecimento sobre um tema que nos últimos anos ganhou muita força: O meio ambiente, destacando aspectos, impactos causados e como preservar o mesmo.

A escolha deste tema foi definida por vários motivos, dentre eles, por ser um tema vivenciado por todos, muito conhecido pelas pessoas, porém pouco executado de forma correta, e ainda por ser um tema que naturalmente permite uma abordagem interdisciplinar de forma geral.  

Deste modo, o presente artigo objetiva apresentar como se desenvolve a atividade de extração de areia, ressaltando a utilização dos recursos naturais ao longo do processo e os impactos ambientais decorrentes da sua utilização, afim de propor medidas simples para mitigação dos impactos, onde, também serão mostrados os contrastes da área indicando de forma visível que o ambiente vem sofrendo impactos graves ao longo dos anos e que recentemente a aceleração da erosão está cada vez mais se expandindo de forma aleatória vindo principalmente das áreas de extrações.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Analisar um empreendimento de extração de areia identificando os principais aspectos e impactos ambientais relativos essa atividade e apresentar ações dispostas a minimizar os mesmos.

2.2 Objetivos específicos

  • Realizar uma visita técnica para coleta de dados e análises;
  • Levantar e analisar aspectos e impactos ambientais decorrentes da instalação e operação do empreendimento analisado;
  • Propor um plano de ações para minimizar impactos ambientais e medidas de controle compensatórias a serem realizadas na área do empreendimento e no entorno da mesma;
  • Obter dados necessários para elaboração de um Programa de Controle Ambiental (PCA), de acordo com as normas impostas por órgãos responsáveis por licenciamentos ambientais;

3 METODOLOGIA

O desenvolvimento do trabalho será realizado em três etapas. A primeira etapa contempla uma revisão bibliográfica sobre o tema Controle de Qualidade Ambiental – CQA.

O levantamento bibliográfico acerca da realização e formatação do CQA será realizado através de pesquisas acadêmicas e informações de empresas que atuam nos segmentos de controle ambiental e mineração.

A segunda etapa contempla a elaboração de um documento, contendo uma lista de dados e informações necessárias para o cumprimento de exigências legais, buscando aplicar métodos simplificados na área do empreendimento e em seu entorno, sugerindo ações de prevenção, correção e controle a impactos ambientais, entre elas, equipamentos de controle e sistemas de tratamentos de rejeitos, avaliando a eficiência de cada um, [a]visando combater também a poluição com o emprego de técnicas simples e corretivas, sendo acompanhadas também de medidas que diminuam as evidências de agentes impactantes sobre o local de exploração, uma vez que estas envolvem interesses econômicos, políticos e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (325 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com