TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA KANBAN EM UMA INDUSTRIA AERONÁUTICA DE PEQUENO PORTE

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.390 Palavras (18 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 18

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA KANBAN EM UMA INDÚSTRIA AERONAUTICA DE PEQUENO PORTE

 

SIMÕES, Leandro César¹

ZANETTI, Elizabeth Macuco²

 

  1. RESUMO

 

O presente artigo relata os passos primordiais para implantação do sistema Kanban, realizado em uma fábrica de pequeno porte do setor aeronáutico brasileiro em São João da Boa Vista - SP. A intenção da implantação do método Kanban surgiu como necessidade do planejamento e controle da produção, a fim de buscar uma ferramenta de gestão mais adequada e utilizada na atualidade. O sistema Kanban por ser considerado com uma das principais ferramentas da filosofia Just in time, visto que, possui vantagens competitivas como, redução de custos, eliminação de estoques, fabricação do que realmente é necessário e a facilidade na administração produtiva através de controles visuais. Para implantação desse sistema seguiu-se as fases de implantação em um setor piloto, abordando pontos relevantes do Kanban para os processos da empresa e com treinamentos para colaboradores, bem como, permitiu o aprendizado e o aperfeiçoamento da técnica, para posterior expansão no sistema fabril da Indústria Paulista de Aeronaves.

 

Palavras Chave: Implantação. Kanban. Aeronáutica.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Atualmente as disputas de mercado exigem um planejamento econômico e financeiro de ponta, pois, a busca por se manter gerando lucro é árdua por parte das indústrias de modo geral. No ramo aeronáutico não é diferente, nele existe a busca por produtos e serviços, que sejam de qualidade, que tenham segurança de voo, baixo custo de fabricação e alto valor agregado.  

¹ Especialista em Engenharia de Produção, no Centro Universitário Internacional – Uninter.

² Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

 

Dentro do cenário aeronáutico brasileiro, a Inpaer - Indústria Paulista de Aeronaves se destaca dentre as pequenas fabricantes de aeronaves leves experimentais no Brasil. A Inpaer tem como visão estar entre as duas principais empresas do ramo aeronáutico brasileiro, logo abaixo da Embraer, a primeira maior do país e a terceira maior fabricante de aviões do mundo.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) surge como precursora do sistema Lean Manufacturing no ramo aeronáutico brasileiro. De acordo com Pellegrini (2011), a Embraer mesmo antes de implantar esse sistema, já aplicava o método Kanban em seu processo produtivo. Com isso, a empresa teve um aumento de faturamento, produtividade e qualidade em seus produtos, tais objetivos foram alcançados através da filosofia Just in Time e do sistema Kanban.

Com um caminho longo pela frente, a Inpaer almeja se estruturar para atingir os resultados esperados utilizando conceitos Just in time, contudo, na Inpaer a disponibilidade de materiais e mão-de-obra é um fator determinante para etapas de fabricação. Levando em consideração que alguns materiais que compõem as aeronaves são importados e de custos elevados como motor, hélice, aviônicos é primordial saber o momento certo de efetuar os pedidos de compras, portanto é de extrema importância trabalhar com controle de estoque. 

Para a produção interna dos componentes da aeronave, também é relevante saber o tempo correto do inicio da fabricação e necessidade de peças, respeitando as etapas do processo de fabricação e montagem de cada conjunto da aeronave.  

Todavia o setor de Planejamento e Controle de Produção carece de uma ferramenta como sistema Kanban de produção, a mesma tem como finalidade administrar de informações e estoques, permitir o controle visual do processo produtivo, como isso promover mudanças significativas no âmbito do gerenciamento organizacional. A vantagem competitiva, redução de custos, eliminação de estoques, fabricação do que somente é necessário e a facilidade na administração produtiva através de controles visuais, faz com que o Kanban, seja recentemente um dos melhores sistemas produtivos.

O presente artigo tem como objetivo geral a implantação do sistema Kanban de Produção em um setor piloto na empresa Inpaer. E possui com objetivos específicos, conceituar o sistema Just in Time, sistema Kanban e apresentar os métodos de implantação do sistema Kanban.

 

  1. DEFINIÇÕES E MÉTODOS

 

 Essa seção abordará os pontos do presente artigo: apresentação da empresa, filosofia Just in Time, método Kanban, sistema de visibilidade,  implantação do sistema Kanban e metodologia de implantação.

 

 

2.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

 

A Inpaer é uma indústria que atua no desenvolvimento de projetos aeronáuticos em toda cadeia de fabricação de aeronaves leves. Localizada em São João da Boa Vista interior de São Paulo, possui uma infraestrutura preparada para produzir os componentes das aeronaves (INPAER, 2015).

Atualmente a empresa possui dois modelos de aeronaves, o New Conquest de dois lugares e o Explorer e quatro lugares. Para o futuro, a empresa trabalha no desenvolvimento de duas aeronaves de quatro lugares o EZY-300A modelo asa alta e o EZY-300B modelo asa baixa.

Em seu sistema fabril a Inpaer é composta por setores de fabricação e montagens de peças de aeronaves. A estrutura da empresa é composta por: área de usinagem, área de soldagem, área de elétrica e aviônicos, área de chapeamento, área de laminação, área de pintura, área de montagem e por fim área de trimagem essa é a etapa de teste antes e durante os primeiros voos das aeronaves. Todas as áreas produtivas devem trabalhar em sincronia para oferecer um produto final de qualidade e no prazo determinado.

 

 

2.2 FILOSOFIA JUST IN TIME  

 

O sistema Just in time é uma filosofia de administração de produção, nascido no Japão por volta da década de 60, na empresa Toyota Motor Company, por isso o sistema JIT é também conhecido como o Sistema Toyota de Produção, tendo como idealizador o vice-presidente da empresa Taiichi Ohno.  

 

 

Para Slack et al (2006, p. 355), o JIT tem a seguinte denifição:

O Just in Time (JIT) é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. O JIT é dependente do balanço entre a flexibilidade do fornecedor e a flexibilidade do usuário. Ele é alcançado através da aplicação de elementos que requerem um envolvimento total dos funcionários e trabalho em equipe. Uma filosofia-chave do JIT é a simplificação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (326.8 Kb)   docx (273.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com