TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição e Análise do Planejamento e Controle da Produção de uma Indústria de Cerâmica Vermelha de Pequeno Porte

Por:   •  6/12/2016  •  Artigo  •  4.527 Palavras (19 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 19

IV Workshop de Trabalhos de Conclusão de Curso do UNICEP

São Carlos, SP, 2012 1

Descrição e Análise do Planejamento e Controle da Produção de uma Indústria de Cerâmica Vermelha de Pequeno Porte

Elizabeth de Lourdes Ferreira (UNICEP)

Prof. Me. Julianita Maria Scaranello Simões (UNICEP)

Resumo

Este trabalho tem seu enfoque no planejamento e controle da produção de uma indústria de cerâmica vermelha para construção, situada no interior de São Paulo. O setor das Indústrias de Cerâmica Vermelha tem papel importante para a economia do Brasil, e vem se tornando um mercado competitivo, na qual o entendimento e o bom gerenciamento das funções de planejamento e controle dos sistemas produtivos tornam-se estrategicamente fundamental. Descrever e analisar o planejamento e controle da produção da empresa é o objetivo principal deste estudo. Por meio de questionários e visitas realizadas na empresa, constatou-se que a empresa não apresenta um setor específico a respeito do Planejamento e Controle da Produção – PCP. A empresa realiza as suas atividades de PCP de forma bem simplificada o que resulta uma deficiência em alguns pontos significativos para uma execução eficaz de suas tarefas.

Palavras chave: Gestão da Produção, Planejamento e Controle da Produção, Indústria Cerâmica Vermelha.

1. Introdução

Atualmente, o Setor das Indústrias de Cerâmica Vermelha tem papel importante para a economia do Brasil, com uma participação no Produto Interno Bruto – PIB estimado em 1%, cujo faturamento anual é de 18 bilhões. Segundo a Associação Brasileira de Cerâmica - ABCERAM, o mercado cerâmico está cada vez mais competitivo devido ao aumento do número de empresas no setor, sendo composto principalmente por micro e pequenas empresas (ABCERAM, 2010).

As micro e pequenas empresas (MPEs) são, na sua maioria, constituídas por um sistema organizacional familiar, possuindo um processo artesanal e uma infraestrutura antiga, cuja produção é baseada apenas na experiência, sem caráter científico, podendo então se confrontar com a falta de gestão qualificada (ANICER, 2010).

Desta forma, diante deste atual mercado competitivo, o gerenciamento das atividades da operação produtiva é fator central nas empresas, principalmente desse setor, para um melhor desempenho de toda a cadeia produtiva.

Nessa perspectiva, o Planejamento e Controle da Produção (PCP) se apresenta como ferramenta gerencial indispensável na indústria, tradicionalmente ligada à Engenharia de Produção, visando aumentar a eficiência e a eficácia da empresa através da administração da produção (CHIAVENATO, 1991).

IV Workshop de Trabalhos de Conclusão de Curso do UNICEP

São Carlos, SP, 2012 2

Logo, a proposta deste trabalho nasce da concepção de que para as empresas obterem um melhor desempenho de toda a cadeia produtiva é necessário ter uma adequada gestão de planejamento e controle da produção no contexto industrial.

Sendo assim, o objetivo principal é descrever e analisar o planejamento e controle da produção de uma indústria de cerâmica vermelha para construção, por meio de questionários e visitas realizadas na empresa que servirá como objeto de estudo.

Nessas perspectivas, o presente trabalho foi dividido em três etapas, na qual a primeira refere-se ao levantamento de informações que corresponde a uma revisão bibliográfica sobre o tema planejamento e controle da produção, assim como, um levantamento dos registros referentes ao setor das indústrias de cerâmica vermelha bem como esta é estruturada. Na segunda etapa, que compreende o estudo de caso foi realizada visita a empresa de cerâmica vermelha em questão para acompanhamento de cada uma das etapas de produção e para coleta de dados por meio de questionários com o responsável pelo setor de gestão da produção. Posteriormente foi feita uma análise dos dados coletados.

2. Considerações a respeito do PCP

2.1. Planejamento e Controle da Produção: aspectos conceituais

As empresas para atingirem seus objetivos precisam planejar antecipadamente e controlar adequadamente sua produção. Partindo então dos seus objetivos, elas fazem uso do PCP (CHIAVENATO, 1991).

Segundo Machline (1972) “o PCP é a função administrativa que tem por objetivo fazer planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle”.

Zaccarelli (1987) descreve que o PCP visa gerenciar as atividades da operação produtiva e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa.

Chiavenato (1991) define que o PCP atua antes, durante e depois do processo produtivo. E conclui essa ideia descrevendo que o PCP atuará nesta gerência antes planejando o processo produtivo, programando materiais, máquinas, pessoas e estoques; durante, e depois, controlando o funcionamento do processo para mantê-lo de acordo com o que foi planejado, objetivando aumentar a eficiência e a eficácia através da administração da produção (CHIAVENATO, 1991).

Tubino (1997) considera o PCP responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.

No nível estratégico são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, na qual o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da produção, gerando um Plano Mestre de Produção (PMP). O Tático é o nível onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção cujo PCP desenvolve o PMP, obtendo o plano mestre. Já no nível operacional são preparados programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento (TUBINO, 1997).

Deste modo, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, assim sendo, executa o acompanhamento e controle da produção (TUBINO, 1997).

IV Workshop de Trabalhos de Conclusão de Curso do UNICEP

São Carlos, SP, 2012 3

Resumidamente, de maneira simples, o PCP determina o que vai ser produzido, quando e como vai ser produzido, ditando o ritmo da produção e da empresa.

2.2. Fases do Planejamento e Controle da Produção

Para trabalhar de maneira satisfatória o PCP exige um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com