TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDEPENDÊNCIA NO BRASIL: TENDÊNCIAS QUE PODEM SER AVALIADAS

Projeto de pesquisa: INDEPENDÊNCIA NO BRASIL: TENDÊNCIAS QUE PODEM SER AVALIADAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A utilização de combustíveis fósseis vem aumentando a cada dia no mundo, muitos são aqueles que adquirem os veículos movidos com o petróleo.

Partindo dessa realidade a sociedade consumidora aumentou, e com ela os seus gastos, tanto financeiros quanto ambientais.

A conseqüência disso acaba gerando vários problemas para o meio ambiente, pelo motivo de que os recursos utilizados são extraídos da natureza e não se recuperam nunca mais.

Dentro dessa realidade, no presente trabalho procurarei realizar uma avaliação no potencial de impacto ambiental causado no ambiente de trabalho do Posto Pedro Neca pelo armazenamento e comércio de combustíveis.

A MEDIAÇÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL: TENDÊNCIAS A SEREM AVALIADAS

O consumo de petróleo e derivados no Brasil vem aumentando de acordo com a capacidade dos cidadãos em adquirir veículos para o uso doméstico e para o trabalho.

Vários aparelhos e objetos são fabricados a base de produtos derivados de petróleo que é composto por hidrocarbonetos pesados o que o torna difícil e raro de conseguir.

O petróleo através do processo de destilação fracionada se transforma em outros tipos de substâncias como o pixe, óleo disel e a gasolina, sendo o último citado o mais consumido no mercado automobilístico pela sua octanagem que produz uma quantidade de energia considerada em sua explosão para os motores.

Isso gera muito conforto para aqueles que se beneficiam da tecnologia, e até auxiliam no desenvolvimento populacional acelerando o crescimento de cidades e na geração de empregos e renda.

Essa parte citada é o lado bom do nosso amigo negro, entretanto é importante salientar que o mesmo possuí mais malefícios do que vantagens para a natureza.

Quando gerenciado de maneira errada esse produto por apresentar uma composição química complexa de carbono e outras substâncias pode consequentemente trazer prejuízos a saúde dos seres vivos em geral (BARBOSA, et al. 2012).

Baseado nesse argumento podemos pensar que o petróleo é um inimigo da vida, mas se formos racionais poderemos discutir uma proposta para o tratamento de seus resíduos para que os mesmos não prejudiquem a harmonia da vida.

Existem estudos relacionados à biorremediação que é um processo pelo qual os resíduos tóxicos do petróleo são neutralizados tornando-se inofensivos a natureza (ANDRADE, et. al. 2010).

Existe um outro processo que é mais lento, e que é realizado pela natureza chamado de atenuação natural que procede da seguinte maneira:

“Envolve a ocorrência de diversos processos, de origens naturais, como a biodegradação, a volatização, a dispersão, a diluição e absorção promovidos na subsuperfície (ANDRADE, et. al. 2010).”

A partir dessas observações podemos dizer que o petróleo necessita de um manejo adequado para o seu uso em qualquer ocasião, pelo motivo do seu grande grau de periculosidade.

Assim podemos dizer com clareza que é necessário pessoal especializado para o seu manuseio e controle, por ser uma sustância de alto risco para a saúde das pessoas seja ele na sua forma líquida ou gasosa.

QUESTIONÁRIO

1. Como são transportados os combustíveis?

2. Como é feito o processo de descarga dos combustíveis?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com