TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DAS LIGAS Ti-10Mo-xSi PARA APLICAÇÕES ODONTOLÓGICAS

Por:   •  8/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.778 Palavras (24 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

CENTRO DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI)

INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DAS LIGAS Ti-10Mo-xSi PARA APLICAÇÕES ODONTOLÓGICAS

Área do conhecimento: Engenharia

Subárea do conhecimento: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Especialidade do conhecimento: Corrosão

Relatório Final

Período da bolsa: Agosto de 2016 a Julho de 2017

RESUMO

A procura de materiais compatíveis para confeccionar novos dispositivos para aplicação biomédica capazes de substituir e/ou restaurar estruturas ósseas danificadas é cada vez mais recorrente. O titânio e as suas ligas se constituem na melhor escolha no desenvolvimento de implantes para aplicação odontológica devido às suas vantagens quanto à biocompatibilidade e elevada resistência à corrosão. Entretanto, inseridos na cavidade bucal, esses materiais são expostos a ataques corrosivos. Desta forma, este trabalho avaliou a influência da microestrutura na resistência à corrosão das ligas Ti-10Mo(0,0; 0,5; 1,5) Si em meio à fluido corpóreo simulado (SBF). Para tal, ensaio de imersão, curvas de polarização anódicas, impedância eletroquímica, microscopia óptica (MO) e difração de raios-X (DRX) foram realizados nas ligas de titânio. No ensaio de imersão, as superfícies das amostras investigadas não apresentam ataque significativo. Os ensaios eletroquímicos em conjunto com as micrografias e DRX mostram que as ligas de titânio em seu estado bruto de fusão apresentam maior resistência a corrosão quando comparados as ligas de titânio após tratamento térmico. Ainda de acordo com os ensaios, a presença do silício nas ligas Ti-10Mo após tratamento térmico aumenta consideravelmente a resistência à corrosão e indicam que a composição Ti-10Mo-0,5Si é a que apresenta maior resistência à corrosão entre as ligas tratadas.

Palavras-chave: Ligas de titânio, corrosão, fluido corpóreo simulado.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        CARACTERIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA        5

3.        OBJETIVOS E METAS        5

4.        METODOLOGIA OU DESCRIÇÃO TÉCNICA        5

5.        BUSCA DE ANTERIORIDADE        7

6.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        8

7.        CONCLUSÃO        17

8.        PERSPECTIVAS PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA        17

9.        MATÉRIA ENCAMINHADA PARA PUBLICAÇÃO        17

10.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17


  1. INTRODUÇÃO

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), um grande aumento no uso de implantes odontológicos nos últimos anos tem sido registrado (http://cfo.org.br/).

 Cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no país e esse crescimento deve-se aos seguintes fatos: aumento de profissionais capacitados para tal procedimento, significativa ascensão do mercado brasileiro tanto na confecção das peças como na produção dos materiais (ligas), aumento do número de vítimas de acidentes e doenças degenerativas, sendo estas últimas muitas vezes vinculadas ao aumento da expectativa de vida da população (SILVA, 2006).

Segundo pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a expectativa de vida global teve um aumento de 5 anos entre 2000 a 2015. No Brasil essa média gira em torno de 76 anos (https://nacoesunidas.org).

Na odontologia, os materiais metálicos são largamente utilizados na confecção dos mais variados dispositivos. Uma das aplicações mais frequentes refere-se ao uso de implantes para reparar deformidades dentofaciais e assim melhorar as condições funcionais, e também a estética facial do indivíduo (PEREIRA et al., 2005; RACK e QAZI, 2006; MONTENEGRO et al., 2013). Sabe-se que, os aços inoxidáveis, as ligas de Ni-Cr, Co-Cr-Mo, além do titânio tanto na forma pura como sob a forma de ligas, são materiais metálicos usualmente utilizados para aplicações dentárias. Nos últimos anos, a liga mais utilizada para a aplicação médica de modo geral, foi a liga Ti-6Al-4V, no entanto, alguns estudos tem indicado toxicidade dos elementos de liga Al e V (ASSIS et al., 2006; NIINOMI, 2002; ENOKIBARA et al., 2005).

Com o objetivo de substituir esses elementos tóxicos, novas ligas de titânio tipo biocompatíveis vêm sendo desenvolvidas.  Estudos mostram que a adição de elementos β-estabilizadores, tais como Nb, Ta, Zr, Mo e Si contribuem favoravelmente para o conjunto de propriedades importantes desses materiais. Dentre estas propriedades, merece destaque a resistência mecânica, baixa densidade, módulo de elasticidade próximo ao do osso (10-30 GPa), biocompatibilidade e excelente resistência à corrosão, propriedade imprescindível nessas aplicações, uma vez que esses materiais serão submetidos a um ambiente corrosivo. (NIINOMI, 2002; YANG et al., 2005; KIM et al., 2006; GUO et al., 2012; ZHANG et al., 2013; TAVARES et.al, 2014; SARTORI et al., 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (517.7 Kb)   docx (482.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com