TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS BELÉM

Por:   •  19/10/2022  •  Resenha  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

CAMPUS BELÉM

[pic 2]

 

Análise estrutural de um aço hipoeutetóide após tratamento térmico de têmpera e revenimento

  1. Otávio Lima da Rocha –IFPa
  2. Luiz Gabriel da Silva Nascimento-IFPa
  3. Murilo Ponciano Emim- IFPa

RESUMO

Este resumo além de fazer parte deste documento, deverá ser copiado para o campo resumo no passo 3 da submissão. O resumo deve descrever os objetivos do trabalho, a metodologia e os resultados de forma resumida e as principais conclusões com o mínimo de 100 e o máximo de 200 palavras. É importante ressaltar que não devem estar presentes no resumo fórmulas, símbolos, caracteres especiais e referências bibliográficas. Os trabalhos revisados e aceitos serão publicados nos Anais do evento. Caso o trabalho esteja sob sigilo para publicação em periódicos ou patente, ao submeter o trabalho informe no passo 1, na caixa Comentários ao diretor da conferência: sob sigilo. Desta forma, mesmo que o trabalho seja selecionado para publicação somente o resumo simples será publicado (resumo simples inserido no passo 3 da submissão). O título desta seção deve ser redigido em fonte Calibri, tamanho 15, apenas a inicial da primeira palavra em letra maiúscula (com exceção dos nomes próprios e científicos) e alinhado à esquerda. O texto do resumo deve apresentar fonte de tamanho 10 e alinhamento justificado. Apresentar de 3 a 5 palavras-chave precedidas da expressão palavras-chave, na sequência em letras minúsculas com apenas a primeira letra maiúscula. Não repetir palavras do título e utilizar palavras-chave cadastradas na base de dados DA BIBLIOTECA NACIONAL (HTTP://ACERVO.BN.BR/SOPHIA_WEB/ CLICAR EM AUTORIDADES > SELECIONAR TERMO TÓPICO

PALAVRAS-CHAVE: Palavra um. Palavra dois. Palavra três.

  1. Professor do Instituto Federal do Pará-IFPA
  2. Professor do Instituto Federal do Pará-FPA
  3. Aluna no Curso de Engenharia de Materiais- IFPa


  1. INTRODUÇÃO

O revenimento é um tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica, geralmente sempre após o tratamento. A têmpera, com o objetivo básico de aliviar a tensão interna e reduzir a fragilidade martensítica, elimina a maioria dos inconvenientes que produz, além de aliviar ou eliminar a tensão interna, também pode corrigir a dureza excessiva do material e aumentar a ductilidade e a resistência ao impacto. Sua finalidade é alterar as propriedades mecânicas e físicas do material, mas sem alterar o produto final.

O revenimento deve ser feito imediatamente após a têmpera para reduzir as perdas por quebra causadas pela espera muito longa pelo revenimento.

  1. Materiais e Métodos

Para a realização desde trabalho foram utilizados os seguintes equipamentos:

-Barra de aço 1050

-Makita

-Mufla

-Balde

-Lixas

-Politriz

-Alumina

Os corpos de provas foram colocados na mufla (fig. 1), onde foram aquecidos durante 30 minutos.  Passado o tempo, o CP é retirado de dentro da mufla e seu resfriamento acontece dentro de um balde (fig.2), após resfriado a amostra é colocada no forno novamente, onde ficará por uma hora. E em seguida o CP é retirado e deixado para resfriar ao ar livre (fig.3).

[pic 3][pic 4][pic 5]

 

     

[pic 6][pic 7][pic 8]

No lixamento prepara-se uma superfície lisa e plana da amostra para o seu posterior polimento. Para isso, a amostra é manipulada com lixas de graduação cada vez menores. Esta operação que tem por objetivo eliminar riscos e marcas mais profundas da superfície dando um acabamento a esta superfície, preparando-a para o polimento.

A técnica de lixamento manual consiste em se lixar a amostra sucessivamente com lixas de granulometria cada vez menor, mudando-se de direção (90°) em cada lixa subsequente até desaparecerem os traços da lixa anterior (fig.4).[pic 9]

[pic 10]

Para realizar o procedimento de lixamento, é necessário verificar se há todas as lixas necessárias para a preparação da amostra, verificar se há água, fazer um ponto de referência na amostra, começar o lixamento de desbaste, lixar até que só restem os riscos da última lixa utilizada, gire 90° e vá para a próxima lixa e repetir passos 5 e 6 até chegar à lixa de granulometria 1200.

EQUAÇÕES MATEMÁTICAS

As equações matemáticas devem aparecer a partir de um deslocamento de 0,5 cm a partir da margem esquerda, em fonte Calibri tamanho 10. Números arábicos devem ser usados em equações, inseridos entre parênteses, como ilustrado na Eq. (1).

[pic 11]                                                                             (1)[pic 12]

CITAÇÕES

As citações devem obedecer ao sistema autor-data e estar de acordo com a norma NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Citações diretas de até três linhas acompanham o corpo do texto e se destacam com aspas duplas. Caso o texto original já contenha aspas, estas devem ser substituídas por aspa simples. Exemplos:

Fulano (2008, p. 10) afirma que “[...] é importante a utilização das citações corretamente”.

"Citar trechos de ‘outros autores’ sem referenciá-los, pode ser caracterizado plágio” (FULANO; BELTRANO, 2009, p. 20, grifo do autor).

Para as citações com mais de três linhas, estas devem ser transcritas em parágrafo distinto. Exemplo:

Toda citação direta com mais de 03 linhas é considerada uma citação direta longa. A citação com mais de 03 linhas deve ser escrita sem aspas, em parágrafo distinto, com fonte de tamanho 10, espaçamento simples e com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, terminando na margem direita, conforme ilustrado neste exemplo (FULANO, 2009, p. 150).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (567.9 Kb)   docx (450.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com