TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ CAMPUS PORTO GRANDE

Por:   •  10/9/2021  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ

CAMPUS PORTO GRANDE

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

ÉRIKA GOMES PEREIRA

 

 

         

ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO “DO EPISTEMICÍDIO”

 

 

 

PORTO GRANDE

2021

Análise crítica do texto “Do Epistemicídio”

O tópico denominado “Do epistemicídio” do artigo “A construção do outro como não-ser como fundamento do ser” da autora Aparecida Sueli Carneiro tem como objetivo mostrar o significado da palavra e demonstrar o que as pessoas sofreram durante muitos tempos até os dias de atuais. Autora utiliza vários autores para se aprofundar ainda mais sobre o tema. Diante disso a obra faz uma ótima análise dos efeitos que o epstemicídio causa na vida das pessoas de raça negra. Atualmente a população negra ainda sofre com o preconceito, exclusão, dentre outros, por tanto falta muito para que as coisas realmente mudem, ou seja, é preciso muita luta para que as pessoas negras possam ser respeitadas e andar livremente sem ser atacada, poder expressar seus conhecimentos sem ser humilhada.

Logo no início a autora mostra o episteminícidio como um elemento que vem do dispositivo de racialidade/biopoder que é algo realmente concordante. Logo nos primeiros parágrafos pode se observar que a autora se baseou no pensamento de Boaventura Sousa Santos para buscar o significado da palavra epsteminicidio inclusive a forma que ele comparou com o genocídio na expansão europeia se torna algo que realmente é valido porque sempre vão querer derrubar aquele que tem mais conhecimento, fazer com que ele pare de crescer porque ele é isso, mata o conhecimento do outro. Diante disso pode se observar como é apresentado no texto que o negro sempre vem sofrendo desde o passado inclusive nos dias atuais principalmente na área da educação como se quisessem impedir eles de manifestar seus conhecimentos. É extremamente inadmissível que tentam colocar os negros como escravos como é colocado na citação de Kant no texto.

O texto também aborda o fato de como o epistemicídio se instalou no brasil, onde teve seus indícios com a igreja católica e vem principalmente com a abolição da escravidão. Sendo assim a autora passa por vários acontecimentos ocorridos no Brasil e expõe o pensamento de variados autores para complementar sua pesquisa.

 A texto de Sueli Carneiro é um instrumento que nos proporciona compreender esse sistema de tentar “cancelar” a população negra na sociedade e principalmente na educação. Diante do exposto, é possível que o epstemicídio seja resolvido e isso cabe a cada pessoa se colocar no lugar do outro, escutar o que ele tem a dizer e luta para que não tenham seus direitos violados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com