TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUCAO A TEORIA

Por:   •  9/8/2016  •  Seminário  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Reação de síntese A + B → AB

Muitas vezes, a partir de vários reagentes se obtém um único produto. Essa transformação é chamada de reação de síntese.

Um exemplo é o ácido sulfúrico, largamente utilizado na indústria, seja na refinação de petróleo, ou na produção de ácidos, fertilizantes e, corantes na indústria têxtil.

A síntese do ácido sulfúrico a partir do enxofre, ocorre em três etapas:

  • 1ª Etapa: S (enxofre) + O → SO (dióxido de enxofre)
  • 2ª Etapa: 2 SO + O → 2 SO (trióxido de enxofre)
  • 3ª Etapa: SO + HO → HSO (ácido sulfúrico)

Cada uma dessas etapas constitui uma síntese independente. Se a síntese ocorre a partir de substancias simples ela é chamada de síntese total. Se a síntese ocorre através de substancias compostas, a síntese é parcial. Nas etapas acima apenas a 1ª Etapa é uma síntese total, as demais são parciais.

Referência: Juan Ferré.

Reação de Decomposição AB → A + B

Algumas substancias podem sofrer transformações por influência de algum agente físico externo, como calor (pirólise), a eletricidade (eletrólise) ou a luz (fotólise). Neste caso, não há interação com outra substância, ou seja, a partir de um único reagente é obtido mais de um produto.

Exemplo disso, temos o calcário, é um mineral utilizado na fabricação de cal e de cimento. A substância que forma o calcário é o carboneto de cálcio (CaCO).

Por aquecimento, o carbonato de cálcio se decompõe, produzindo cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono):

CaCO → CaO (cal) + CO₂ (gás carbônico)

Está reação é bastante utilizada na indústria, pois faz parte do processo de produção de duas substâncias importantes: a cal (usada na indústria como clareador, e também na construção civil) e o gás carbônico (usado em bebidas gaseificadas, em extintores de incêndio e como gelo seco.

Referência: Juan Ferré e, Ricardo Feltre.

Reação de Simples Troca A + BC → AC + B

Está reação ocorre quando um átomo de uma substância simples substitui outro átomo presente numa substancia composta, resultando duas novas substâncias: uma composta e outra simples.

Vamos tomar como exemplo, que é o escurecimento da prata. Quando a prata é exposta ao ar poluído por gás sulfídrico, forma-se uma camada escura de sulfeto de prata sobre sua superfície. Para limpar pratarias, existe um método eficiente baseado na seguinte reação.

2Al (alumínio) + 3AgS (sulfeto de prata) → AlS (sulfeto de alumínio) + 6 Ag (prata)

Nesta reação de simples troca o alumínio toma o lugar da prata, deslocando-a do sulfeto de prata. A reação ocorre facilmente porque o alumínio é mais reativo que a prata.

Referencias: Juan Ferré.

Reação de Dupla Troca AB + CD → AD + BC

São reações em que ocorrem trocas de átomos ou de grupos de átomo entre duas substâncias compostas, produzindo-se duas outras substâncias compostas.

As reações de dupla troca só ocorrem em determinadas condições:

  • Quando uma das substâncias formadas é insolúvel ou menos solúvel que os reagentes.
  • Quando um dos produtos é um eletrólito mais fraco que os reagentes.
  • Quando se forma uma substância gasosa ou volátil.

Exemplo é o leite de magnésia, usado para combater a acidez estomacal. Essa mistura é composta basicamente por Mg(OH) (hidróxido de magnésio), substância capaz de reagir com o ácido clorídrico (HCl) produzido no estômago.

Mg(OH) + 2HCl → MgCl (cloreto de magnésio) + 2HO

A reação de salificação (ácido + base) é outro exemplo de reação de dupla troca:

[pic 1]

HCl + NaOH → NaCl + HOH (ou HO)[pic 2]

Referência: Juan Ferré e, Ricardo Feltre.

Reações Endotérmicos e Exotérmicos

Muitos fenômenos estudados em Química envolvem troca de energia entre o sistema considerado a sua vizinhança.

Quando o processo se realiza com liberação de calor, dizemos que o fenômeno é exotérmico; se, ao contrário, o sistema absorve calor da vizinhança, dizemos que se trata de um fenômeno endotérmico.

  • Reação exotérmica: Libera energia, na forma de calor, para a vizinhança.
  • Reação endotérmica: Absorve energia da vizinhança, na forma de calor.

Por exemplo, ao ser queimar gás de cozinha em um fogão, libera-se calor suficiente para ferver água. Esses dois processos são, respectivamente, exotérmicos e endotérmicos.

Pode-se se observar que o calor absolvido ou liberado em um processo irá depender da quantidade de matéria das substâncias que participam do processo.

No exemplo usado acima, podemos observar que usando-se o mesmo fogão e dois recipientes iguais só que com quantidades diferentes de água, a água irá ferver mais depressa no recipiente em que tiver a menor quantidade.

Referência: Juan Ferré.

Reação de Oxidação e Reduçao

Muitas reações químicas envolvem a tranferencia de elétrons de uma espécie quimica (átomo, íon ou molécula) para outra.

Por exemplo, na combustaõ do magnésio, há uma tranferência direta de elétrons dos átomos de magnésio para os de oxigênio, formando o óxido de magnésio:

Mg + ½ O → MgO

. Mg . + O ⋮ → [ Mg ] ²⁺ [ .  O ⋮ . ] ²⁻[pic 3]

[pic 4]

(Transferência de 2 elétrons)

Por ser muito comum esse tipo de reação, usam-se termos específicos para designar as trocas de elétrons entre os átomos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (574.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com