TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acido Base Introdução Teoria Arrhenius

Por:   •  11/10/2021  •  Artigo  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Teoria Arrhenius

A definição de Arrihenius estabelece os ácidos como substancias que em solução aquosa liberam íons positivos e hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa liberam hidroxilas, íons negativos

Ácido sulfúrico é um composto químico altamente corrosivo. É um dos produtos químicos mais gerados e utilizados no mundo, dadas as suas inúmeras aplicações industriais.

Foi observado pela primeira vez, na Idade Média Muçulmana, quando os alquimistas o obtiveram a partir de cristais de sais de sulfato, um material que eles conheciam como vitriol, do latim vitreus ("cristal"). É por isso que era tradicionalmente chamado de óleo vitriol, licor vitriol, ou espírito vitriol.

De acordo com essa tradição, o vitriol deveria ser o produto químico mais importante do mundo,para que pudesse ser usado como pedra filosofal. É por isso que várias substâncias foram chamadas de vitriol azul ou romano (sulfato de cobre II), vitriol branco (sulfato de zinco),vitriol verde (sulfato de ferro II), vitriol vermelho (sulfato de cobalto II) e vitriol de Marte (sulfato de ferro III)

O H2SO4 começou a ser formalmente fabricado no século XVIII.

A primeira produção de ácido sulfúrico no mundo moderno ocorreu no século XVII. O alemão Johann Glauber obteve-o queimando enxofre com nitrato de potássio.

Sua fabricação formalmente reconhecida ocorreu no século XVIII,na Inglaterra,por um método conhecido como "câmaras de chumbo", atualmente em desuso.

Este método consistia em lavagem de dióxido de enxofre (SO)2) gasoso quente em vários compostos nitrogenados. Foi então dissolvido em banho de ácido para formar ácido de torre ou ácido Glover.

Este último então foi para uma série de câmaras de chumbo em que foi lavado com água,depois fervido e condensado nas paredes dele. Foi, no entanto, ácido de concentração muito baixo em comparação com outros métodos atuais.

Propriedades do ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é solúvel em água, mas gera calor.

O ácido sulfúrico é um líquido oleoso e incolor com um odor particular, dependendo de sua concentração. Tem um ponto de fusão de 10 °C e um ponto de ebulição de 337 °C.Sua densidade é de 1,84g/cm3É miscível (solúvel) com água, mas gera calor, dado seu enorme efeito desidratante, também em moléculas de hidrocarbonetos (como a sacarose).A molécula de ácido sulfúrico tem uma estrutura piramiológica,com o átomo de enxofre no centro e os átomos de oxigênio em seus vértices. Em dois deles também são os dois átomos de hidrogênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (713.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com